Na manhã do dia 09 de Setembro de 2024, o Departamento de Dentística promoveu uma palestra com o Prof. Dr. Junji Tagami.

A abertura do evento foi feita pela Profa. Dra. Daniela Prócida Raggio, do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria, que deu as boas vindas a todos e agradeceu a presença em uma palestra de suma importância. Ela introduziu o tema que seria discutido ao longo da manhã “Materiais Bioativos como estratégia Preventiva e Restauradora” e passou a palavra ao Dr. Tomomi Harashima, representante da Shofu, que explicou brevemente sobre a nova tecnologia desenvolvida, em que um material preenchedor bioativo tem a capacidade de liberar 6 tipos de íons e assim, neutralizar ácidos e minimizar a desmineralização do esmalte, prevenindo ainda a formação de placa. 

A Profa. Dra. Tais Scaramucci Forlin, do Departamento de Dentística, proferiu a palestra sobre desgaste dental e introduziu o assunto discorrendo sobre a nomenclatura correta e como funciona esse processo. Comentou, ainda, sobre as estratégias preventivas a partir dos materiais bioativos, explicando como têm se tornado uma medida importante para prevenção e controle do desgaste dental erosivo, apesar de ainda serem necessários mais estudos sobre seus efeitos protetores. 

Após isso, o palestrante internacional, Professor Emérito da Tokyo Medical and Dental University (Tóquio, Japão), foi introduzido. O Prof. Dr. Junji Tagami é presidente de Cariologia e Odontologia Operatória da Escola de Pós-Graduação em Ciências Médicas e Odontológicas de Tóquio. Possui mais de 500 artigos científicos publicados em revistas internacionais e ganhou prêmios por sua grande e notável contribuição na pesquisa em Odontologia, como o “Wilmer Souder Award”, da IADR (International Association for Dental Research). 

Sua palestra se deu em torno do tema: “Biomimetic restoration with S-PRG materials”, que discorre sobre as restaurações com vedamento perfeito sem vazamento entre a superfície dentária e o material restaurador a partir de materiais bioativos. Ele mostrou pesquisas indicando que quando o adesivo e a resina composta com preenchimentos S-PRG são utilizados, a interface adesiva que era considerada uma área de alto risco de cárie, apresenta maior resistência contra o desafio de cárie, visto que esses materiais estimulam a formação de uma “Super Dentina” mais espessa (estrutura dentária química e mecanicamente reforçada em comparação com a dentina intacta). Isso ocorre pois os íons liberados pela nova tecnologia apresentam maior resistência a variações de pH, possuem efeito antibacteriano, estimulam a formação óssea e evitam a hipersensibilidade dentinária. 

Texto e fotos: Marina Timbó Colmanette