No dia 14 de novembro de 2024, ocorreu a validação do projeto Vida XR, desenvolvido por Emilly da Silva Arcanjo, Izabela Marina Ferreira da Silva e Lucas Carvalho Ramos, alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Faculdade de Odontologia (FOUSP), utilizando a realidade estendida (XR) para enfrentar desafios comuns no ensino de anatomia odontológica.
O uso de materiais biológicos em aulas de anatomia é limitado, os custos de manutenção dos laboratórios são altos, e há preocupações com biossegurança. A aplicação Vida XR oferece uma alternativa prática, acessível e segura, permitindo que alunos e professores explorem modelos tridimensionais detalhados de dentes humanos por meio do óculos de realidade virtual Meta Quest 3.
Com o Vida XR, os usuários podem interagir de maneira prática e intuitiva com os modelos virtuais, aumentando
ou diminuindo o tamanho dos dentes, retirando-os de uma estrutura semelhante a uma boca e ajustando a
opacidade de diferentes camadas, como o canal radicular, o dente e o modelo da boca, para observar detalhes
internos.
A aplicação permite também visualizar secções transversais da estrutura dental, facilitando a compreensão das camadas e anatomia interna do dente. Outro diferencial do Vida XR é a possibilidade de exibir versões de um mesmo dente antes e depois de um procedimento odontológico, permitindo a comparação simultânea das duas versões com as mesmas ferramentas de interação.
Essa tecnologia proporciona uma alternativa ao uso de dentes reais, contribuindo para um aprendizado aprofundado e alinhado com as inovações tecnológicas no ensino de saúde.
Este trabalho acadêmico foi orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Nakamura e coorientado pelo Prof. Dr. Romero Tori,
do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Escola Politécnica, em parceria com
a Professora Doutora Mary Caroline Skelton Macedo, da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP).



