“Criado em 2018, o Projeto Cientistas Mirins teve seus primeiros quatro alunos realizando projetos de pesquisa em Iniciação Científica já em 2019. Novos estudantes foram selecionados em 2020, mas, infelizmente, devido à pandemia de Covid-19, não conseguiram dar continuidade às atividades de Pré-IC. Após esse período, o projeto não foi retomado”, explica o Prof. Dr. Marcelo Bönecker, coordenador do projeto.

Em 2023, as atividades do Projeto Experimentando Ciência foram reativadas. Esse projeto envolve oficinas de ciências para alunos do ensino fundamental de cinco escolas participantes, com conteúdos elaborados e desenvolvidos em parceria entre os professores de ciências das escolas e os professores da pós-graduação da FOUSP.

Ainda em 2023, uma professora de uma das escolas participantes sugeriu que seus alunos organizassem uma feira de ciências para os moradores da Comunidade São Remo, próxima à FOUSP. Assim, nasceu o Projeto ODONTONAREMO, no qual docentes e discentes da pós-graduação, junto a orientandos de Iniciação Científica, supervisionam experimentos científicos e orientações educativas sobre saúde bucal realizadas por alunos do ensino fundamental envolvidos no Experimentando Ciência.

Durante a 2ª edição do ODONTONAREMO, em setembro de 2024, ficou evidente o grande empenho e dedicação dos alunos do ensino fundamental na explicação dos experimentos científicos e nas orientações educativas. Conversando com a Profa. Isabel Cristina Ferreira da Silva, da EMEF General Euclydes de Oliveira Figueiredo, surgiu a ideia de convidar esses alunos para desenvolverem projetos de pesquisa na modalidade de Pré-Iniciação Científica.

A presidente da Comissão de Pesquisa da FOUSP, Profa. Dra. Mariana Minatel Braga Fraga, demonstrou interesse na retomada do Projeto Cientistas Mirins, considerando que algumas orientações de Pré-IC já vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos por docentes da instituição.

Neste ano, sete alunos foram selecionados para participarem da Pré-IC. A Fundecto, por meio de seu presidente, Prof. Dr. Carlos Adde, também se envolveu na retomada do projeto, garantindo apoio financeiro aos alunos por meio de bolsas. Enquanto cinco estudantes do ensino médio aguardam as bolsas do CNPq, a Fundecto garantirá uma bolsa mensal para eles. Além disso, duas alunas do ensino fundamental também serão contempladas com bolsas da Fundecto, com duração de 12 meses.

Atualmente, sete docentes da FOUSP estão diretamente envolvidos na orientação desses projetos de Pré-IC. São eles: Camila Gallo, Carina Domaneschi, Fábio Nunes, Marcelo Cavalcanti, Mariana Fraga, Paulo Bráz e Rodolfo Melani. A maioria desses professores também participa ativamente das atividades dos projetos Experimentando Ciência e ODONTONAREMO.

As pesquisas desenvolvidas pelos Cientistas Mirins estarão alinhadas com os projetos de pesquisa desses professores-orientadores.

No último sábado, 8 de março de 2025, os jovens cientistas mirins juntamente com seus pais foram recepcionados na FOUSP pela Profa. Isabel (Professora dos alunos na EMEF General Euclydes de Oliveira Figueiredo) e pelo Prof. Dr. Marcelo Bönecker, coordenador do projeto. Na ocasião, receberam orientações sobre o cadastro no sistema Atena e foram informados sobre o início das atividades laboratoriais, que serão realizadas sob a supervisão de seus respectivos orientadores.