SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE BOLSAS DE INTERCÂMBIO NACIONAL PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA FOUSP 2024.

No período de 05 de agosto a 15 de agosto de 2024, a CCANI-FOUSP receberá a documentação selecionar discentes para o Programa de Bolsas de Intercâmbio Nacional para Alunos de Graduação. A bolsa cobrirá exclusivamente o valor da passagem aérea (ida e volta) para a cidade da Instituição de Ensino Superior (IES) onde a mobilidade será realizada, conforme informações abaixo:

Região de destinoIESNº de vagasPeríodo do IntercâmbioBolsa
Centro OesteUniversidade Federal de Goiás (Goiânia)02 (duas)Duração: 23 a 27 de setembro de 2024  Passagem aérea (ida e volta) para a cidade da IES de destino.
NordesteUniversidade Estadual de Pernambuco (Recife)02 (duas)
NorteUniversidade Federal do Pará (Belém)02 (duas)
SudesteUniversidade Federal de Uberlândia02 (duas)
SulUniversidade Federal do Paraná (Curitiba)02 (duas)

DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

1.1 Os estudantes deverão entregar os documentos a seguir para análise, classificação e indicação dos contemplados:

• A inscrição implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital.
  • Histórico escolar atualizado.
  • Currículo Lattes atualizado.
  • Carta de motivação (carta simples explicando o motivo pelo qual quer fazer o intercâmbio – importante declarar em qual instituição de ensino conveniada quer realizar o intercâmbio – no máximo 2 opções).
  • Ficha “DADOS COMPLEMENTARES” totalmente preenchidas.  Anexo 1 – deste edital.
  • Avaliação socioeconômica: apenas para alunos que participam do PAPFE (Programa de Apoio a Permanência e Formação Estudantil – Anexar Protocolo de inscrição da PAPFE).
  • Avaliação de critérios de equidade: apresentar autodeclaração: A – mulheres autodeclaradas negras, indígenas, com deficiência, trans; B – homens autodeclarados negros, indígenas, com deficiência, trans.

1.2  Documentação complementar para inscrição se houver:

• Carta descrevendo sua colaboração com a CCANI nos últimos anos.
  • Carta descrevendo atividade de iniciação científica que desenvolve atualmente contendo as seguintes informações:
  • parte do projeto que irá desenvolver no período de intercâmbio na instituição de ensino no exterior.
  • nome do(a) orientador(a).
  • assinatura de ciente do(a) orientador(a) na carta.
  • Cópia de comprovante de bolsa de Iniciação Científica concedida por agência de fomento.

1.3 Os documentos deverão ser entregues diretamente ao Sr. Carlos A Bordignon, secretário da CCANI FOUSP, em envelope lacrado e devidamente identificado (com nome completo do aluno, número USP, e-mail para contato e telefone). Só serão aceitos documentos enviados no prazo e será considerada a data de entrega para a avaliação pela Comissão.

2.  SELEÇÃO/CLASSIFICAÇÃO

2.1. A classificação obedecerá a ordem decrescente da pontuação distribuída de acordo com a avaliação dos documentos solicitados no item 1 deste edital e considerando apenas os candidatos que atenderem aos seguintes requisitos mínimos:

3. RESULTADOS

3.1  Os resultados individuais serão classificados considerando a pontuação atribuída de acordo com avaliação dos documentos entregues pelos discentes no ato da inscrição. Em caso de empate, o(a) aluno(a) cursando o semestre mais adiantado terá prioridade.

3.2. Será elaborada uma lista por instituição de Ensino Conveniada apresentando todos(as) os(as) candidatos(as) aprovados(as).

3.3. A Comissão Julgadora é formada pelos membros da Comissão de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional da FOUSP.

Os candidatos selecionados neste edital serão nomeados pela CCANI para intercâmbio na IES de destino.Os trâmites necessários para a viagem devem ser iniciados apenas após o recebimento o aceite formal emitido pela IES de destino.

4. DISPOSIÇÕES FINAIS

4.1  Os estudantes selecionados receberão uma pasta com documentos de apresentação para a universidade nacional e modelo de relatório de atividades para entrega quando retornar ao Brasil para finalização de sua mobilidade no Sistema Mundus.

4.2 Este Edital poderá sofrer eventuais alterações, atualizações, acréscimos ou revogação, enquanto não consumada a providência ou o evento que lhe disser respeito.

4.3  Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela CCANI-FOUSP.

São Paulo, 24 de julho de 2024

14    AUTODECLARAÇÃO PPI(  ) sim    (  ) não
15    COLABORAÇÃO COM A CCANI(  ) sim    (  ) não
16    FAZ IC ATUALMENTE(  ) sim    (  ) não