O Auditório Myaki Issáo sediou uma intensa programação no último dia da XXVI Reunião de Pesquisa e XXIII Seminário de Iniciação Científica. A abertura da manhã foi feita pela Profa. Dra. Alyne Simões, que salientou a importância de aproximar as empresas da instituição e incentivar parcerias.

O Sr. Erik Lima , Gerente Técnico-Cientifico da GC South America, discursou sobre o tema “Universidade e a Indústria Odontológica – uma parceria para inovação contínua”, em que contou sobre o histórico de interação entre a Indústria e a Universidade, além dos benefícios dessa interação.

O Docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Oral, Prof. Dr. Carlos Eduardo Francci abriu os trabalhos falando sobre os desafios da Pesquisa Clínica, sendo seguido pelo Prof. Dr. Cláudio Mendes Pannuti, Titular de Periodontia do Departamento de Estomatologia, que discursou sobre formas de interação para o patrocínio e os passos necessários para realizar uma pesquisa clínica.

A egressa da FOUSP. CD Angela Mayumi Shimaoka falou sobre a parceria estratégica entre universidade e indústria, contou sobre alguns produtos que foram desenvolvidos a partir dessa parceria e suas aplicações.

No meio da manhã, a Profa. Titular do Departamento de Cirurgia, Profa. Dra. Maria Cristinas Zildel Deboni discorreu prática e os desafios dos ensaios patrocinados, além disso apresentou o CEPEC contando o motivo da sua criação, a promoção de ensino, pesquisa e extensão com excelência.

Houve uma discussão com a plenária sobre os temas debatidos acima, seguido por um intervalo para as atividades vespertinas.

A abertura das atividades da tarde foi feita pela Profa. Dra. Mariana Minatel Braga Fraga que visava explanar “a visão” de cada órgão vinculado à pesquisa, tanto de dentro da USP, como externos, na área de odontologia. Para tanto, cada orador representou setor de atuação, explanando o ponto de vista:

• Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo, Diretor do Centro de Inovação, respondendo pelo InovaUSP, apresentou os números de pesquisa na USP e dissertou sobre a produção científica, tendo como alicerce o trabalho em conjunto
  • Prof. Dr. José Mauro Granjeiro (UFU), da Comissão de Avaliação da área de Odontologia na CAPES, discursou sobre o que é a inovação e o que ela promove na sociedade
  • Sra. Luciana Inácia Gomes, Coordenadora de Propriedade Intelectual, Negociação e Prospecção de Parcerias (COPNP/CGITC/DCOI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, falou sobre o Programa Inova Talentos e sobre os resultados e perspectivas em relação às bolsas de pesquisa

No meio da tarde, os seguintes órgãos participaram da plenária

• Profa. Dra. Mariana Moura, Diretora do Departamento de Governança e Indicadores de Ciência e Tecnologia (DGIT/ MCTI), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, explicou alguns projetos para desenvolver a Ciência e a Inovação na sociedade
  • Sr. Rodrigo de Carvalho, Gerente Regional Sudeste, da FINEP
  • Profa. Dra. Ana Paula Magalhães – Assessora da Pró- Reitoria de Pesquisa e Inovação, que enalteceu a importância do Ecossistema e a Estrutura da Inovação
  • Prof. Dr. Paulo Schor, da FAPESP, que explicou sobre o Ciclo de Vida de um Projeto

No final do dia, houve a discussão com a Plenária seguido pelo encerramento e premiação dos trabalhos apresentados nas categorias Vera Cavalcanti de Araújo (PE-Excelência em Pesquisa) e Benedito Montenegro (PPD-Pós-Doutorado).

Categoria Iniciação Científica – Área Básica 1

• Rafael Victor Albuquerque de Abreu