Estudantes poderão concorrer aos benefícios para mobilidade em países da África, América Latina e Ásia

Fotomontagem a partir dos subsídios gráficos de atribuição do governo federal, GTI/Seduc, Unisul, Ufrgs e Wikimedia Commons

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) abre, no dia 29 de agosto, as inscrições para o processo seletivo do novo edital do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP – África, América Latina e Ásia. Serão disponibilizadas 72 bolsas para mobilidade em três diferentes regiões, sendo 24 auxílios para cada local. Os valores vão de R$ 14 mil a R$ 28 mil, dependendo do destino. 

A ação faz parte do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional de alunos de graduação e prevê intercâmbios com início entre janeiro e junho de 2025 e duração de 91 a 180 dias.

Para concorrer às bolsas, os estudantes devem ter sido previamente aprovados para vaga de intercâmbio oferecida em suas próprias unidades de ensino. Essas vagas são publicadas em editais próprios e gerenciadas no Sistema Mundus. 

Paulo Henrique Braz da Silva – Foto: Arquivo pessoal

O diretor da Área de Mobilidade Acadêmica da Aucani, Paulo Henrique Braz da Silva, explica como funciona esta dinâmica: “As unidades da USP já mantêm cooperações firmadas com instituições de diferentes regiões do mundo e oferecem as vagas negociadas para intercâmbio tendo a isenção de taxas acadêmicas como benefício destacado. Depois das aprovados neste âmbito, os estudantes podem se candidatar para receber o benefício financeiro apresentado nos diferentes editais de oferta de bolsas para mobilidade internacional da Aucani, inclusive este”. 

Ele ressalta, ainda, a quantidade de bolsas oferecidas e o direcionamento a países da África, América do Sul e Ásia: “Nos últimos anos, temos aumentado os esforços para diversificar as cooperações acadêmicas internacionais. Isto não apenas considerando o aspecto geográfico, mas principalmente a excelência acadêmica de instituições distribuídas em diferentes regiões do mundo. Apesar deste trabalho, a quebra de paradigma é um processo lento e ainda temos números modestos no caminho para diversificar o destino dos nossos estudantes de intercâmbio. Em média, 85% dos nosso alunos de graduação que realizam intercâmbio acadêmico internacional têm a Europa como destino, um número justificado pelo longo histórico de trabalho entre a USP e instituições europeias. Não queremos diminuir as ações de parceria com a Europa, que é uma região estratégica de cooperação acadêmica conosco, mas, como uma agência central, nossa intenção é também diversificar o destino de intercâmbio dos nossos alunos e formar uma rede de trabalho ainda mais abrangente”, comenta. 

As inscrições podem ser feitas pelo Sistema Mundus até o dia 11 de setembro e a íntegra do edital pode ser consultada no site da Aucani ou neste link