Inscrições Abertas para Lista de Espera de Pacientes para Tratamentos Odontológicos

Estão abertas as inscrições para a lista de espera de pacientes para os seguintes tratamentos:

  • Cirurgia – extração de dente (exceto dente incluso)
  • Dentística II – restaurações
  • Dentística IV – reconstrução dental/coroa
  • Endodontia – tratamento de canal – (retratamento não serão aceitos)
  • Prótese Fixa – coroas fixas
  • Prótese Total Bimaxilar – dentadura superior e inferior (quando não há dentes na boca)

Como se inscrever:

Os interessados deverão comparecer a recepção da Clínica Odontológica com os seguintes documentos OBRIGATÓRIOS:

  • Encaminhamento odontológico, contendo:
    • Nome completo do cirurgião-dentista
    • Assinatura
    • Número do CRO e carimbo
    • Identificação do(s) dente(s) e descrição do tratamento necessário
  • Documento oficial com foto: No momento do atendimento inicial, será realizado um pré-cadastro no local, caso a documentação apresentada estiver completa. Assim, o paciente passará a integrar uma lista para posteriormente ser chamado e avaliação na disciplina correspondente.
  • Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS): Por se tratar de uma instituição de ensino, com atendimentos realizados por alunos de graduação, sob supervisão de professores, os chamados para integrar as listas de esperas e avaliação ocorrerão futuramente, conforme a ordem de inscrição dos pacientes, e disponibilidade das disciplinas em cada semestre letivo. Portanto, não haverá atendimento clínico imediato, que serão planejados e executados em um segundo momento.

Dúvidas sobre o encaminhamento? Mais informações poderão ser transmitidas no local.

Se preferir encaminhe uma cópia digitalizada para o e-mail: apoiopacientefo@usp.br, a equipe avaliará o documento antes do seu comparecimento presencial.


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Informações sobre Tratamento

A Faculdade de Odontologia da USP tem como principal objetivo formar cirurgiões-dentistas para a prática clínica. Como parte das atividades, a FOUSP presta assistência odontológica à população. Informações sobre este serviço podem ser obtidas diretamente na Secretaria da Clínica Odontológica, que funciona de segundas às sextas feiras, das 7h às 17h.

Como posso ser atendido?

Ligue (11) 3091-7418 opção 4, ou envie um e-mail para apoiopacientefo@usp.br para obter informações sobre inscrição e tratamentos disponíveis. Estas informações serão atualizadas aos finais dos semestres, ou seja, nos meses de junho e dezembro.

Os atendimentos odontológicos prestados pela Clínica Odontológica são gratuitos, exceto as próteses e outros serviços que envolvem custo de laboratórios.

Qual tipo de atendimento posso receber na clínica?

São realizados atendimentos dentários para adultos e crianças, tais como:

  • Extrações de dentes
  • Tratamento da gengiva
  • Tratamento de canal
  • Restaurações
  • Próteses
  • Atendimentos mais especializados, como, por exemplo, diagnóstico e prevenção de câncer de boca e tratamento de ATM (Disfunções da Articulação Temporo-Mandibular)
Importante – Por ser um atendimento à comunidade realizado no âmbito da Faculdade de Odontologia, o tratamento é realizado por ALUNOS, sob supervisão dos professores e as atividades clínicas ocorrem durante o período das aulas. Os pacientes serão chamados para atendimento no início de semestre, de acordo com a lista de pacientes que é formada por ordem de inscrição. O serviço de acolhimento e Acompanhamento ao paciente indicará o tratamento que será realizado.

Problemas Bucais Urgentes!

Contamos com o Setor de Urgência, que atende às pessoas, de qualquer idade, que estejam com:

  • Dor de dente
  • Inchaço, edema
  • Sangramento constante
Importante – O setor de urgência funciona de segundas às sextas feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h, exceto em feriados e pontos facultativos. O horário de atendimento pode sofrer alterações de acordo com o calendário escolar. O número de pessoas atendidas é limitado, podendo ter o encerramento de entrega das senhas antes dos términos dos plantões. O Setor de Urgência NÃO realiza tratamento, apenas elimina momentaneamente o problema, podendo haver a necessidade de o paciente buscar por tratamento definitivo externamente.

SAAP – Serviço de Acolhimento e Acompanhamento para Pacientes da Clínica Odontológica

A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo implementou o Serviço de Acolhimento e Acompanhamento do Paciente (SAAP) em sua Clínica Odontológica, em dezembro de 2024. O serviço visa aprimorar o atendimento, garantindo segurança e acompanhamento aos pacientes durante todo o tratamento.

O processo inicia-se com uma avaliação conduzida por um cirurgião-dentista do serviço, que inclui anamnese, exame clínico e, se necessário, exames complementares. Nesta etapa, o paciente recebe informações sobre as regras de atendimento, tem suas expectativas alinhadas à realidade da clínica, e é informado sobre as filas de espera. Com base nessa avaliação, um fluxo de tratamento individualizado é definido, determinando a sequência de disciplinas pelas quais o paciente passará até a sua alta.

O SAAP monitora o progresso do paciente por meio de notificações a de transições entre disciplinas. Esse acompanhamento permite que o cirurgião-dentista responsável pela admissão do paciente intervenha em caso de intercorrências, reestruturando o fluxo de atendimento, se necessário. Na ausência de imprevistos, o paciente segue o plano de atendimentos até receber alta parcial ou total, recebendo as orientações necessárias do SAAP para as etapas seguintes.

Mesmo após a alta, o vínculo com o paciente é mantido por meio de consultas de retorno, garantindo acompanhamento contínuo, manutenção da saúde bucal e prevenção.

A implementação do SAAP visa atender a demandas importantes, como a melhoria da comunicação com o paciente. Com o acompanhamento coordenado, espera-se reduzir o tempo de espera entre disciplinas. Por fim, o SAAP visa contribuir para uma melhor organização da gestão da clínica, centralizando o acesso e otimizando o fluxo de pacientes.

O SAAP proporciona um atendimento mais individualizado e integral. A referência de um dentista desde o primeiro contato e o acompanhamento constante de sua trajetória pelo mesmo profissional transmitem maior segurança e cuidado ao paciente.


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