A Estação ObservaRH FOUSP – ABENO (Estação Multicêntrica de Estudos e Tendências de Recursos Humanos em Saúde FOUSP – ABENO) busca contribuir com o sistema de informação sobre recursos humanos em saúde, com ênfase na produção de estudos que envolvem o perfil e as tendências da formação e da força de trabalho da Odontologia no Brasil
A Estação de Trabalho conta com a parceria entre a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO).
A Estação, cuja coordenação está concentrada na FOUSP e a coordenação adjunta à ABENO, passou a fazer parte do Quadro das Estações de Trabalho da Rede ObservaRH conforme publicação da portaria_389_SGTES na página 104 do Diário Oficial da União n. 210 de 30/10/2014.
A partir de 2024, a Universidade Federal de Santa Catarina, IES que sedia atualmente a ABENO, passou a integrar a estação.
A Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH) é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde, e na região das Américas, da Organziação Panamericana da Saúde, onde congrega 21 países.
A Rede ObservaRH recebe o apoio do Ministério da Saúde, no âmbito do Programa de Cooperação Técnica da Representação da OPAS/OMS no Brasil e compõe um projeto continental da OPAS para os países da Região das Américas.
No Brasil a Rede ObservaRH está constituída desde 1999, sob a coordenação nacional da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS). Seu principal objetivo é produzir estudos, fomentar o trabalho em rede, gerando informações e análises sobre o planejamento e dimensionamento da força de trabalho em saúde, com vistas a subsidiar a formulação e avaliação de políticas públicas e novos projetos na área de recursos humanos em saúde.