Professora associada do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP). Possui graduação em Odontologia pela FOUSP e doutorado direto no Centro de Pesquisa em Biologia Oral – Departamento de Materiais Dentários da FOUSP, tendo realizado intercâmbio com a Universidade de Aachen – Alemanha. Realizou pós-doutorado na University of Illinois at Chicago, sob supervisão da Profa. Dra. Luisa A. DiPietro, onde analisou o perfil de expressão de microRNAs durante o processo de reparação tecidual da pele e mucosa oral. É editora do livro internacional Lasers in Dentistry: Guide for Clinical Practice, publicado pela editora Wiley Blackwell, em 2015 e traduzido para diferentes idiomas. É orientadora do programa de pós-graduação em Odontologia da FOUSP, nas áreas de Biologia Oral e Laser, atuando principalmente nos temas: reparação tecidual, hipofunção das glândulas salivares (em condição de diabetes e sob terapias antineoplásicas), mucosite oral, microRNAs e fotobiomodulação (Laser, LED e PDT): mecanismo de ação, dosimetria e aplicações clínicas. Atualmente está como Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da FOUSP.

Disciplinas ministradas na Graduação:

  • Bioquímica Oral
  • Biomateriais para uso direto
  • Biomateriais para uso indireto
  • Lasers em Odontologia

Disciplinas ministradas na Pós-Graduação:

  • Glândulas Salivares e Saliva
  • Cariologia Baseada em Evidências
  • Bases Metodológicas da Pesquisa Biológica
  • Princípios Biológicos, Físicos e Dosimetria das Fototerapias
  • Lasers e LEDs em Dentística
  • Tópicos Avançados em Dentística – Laser
  • Lasers e LEDs em Odontologia – Prática Clínica

Área de Concentração: Biologia oral e laser

Linhas de Pesquisa:

  1. Hipofunção das glândulas salivares e saliva

Objetivo: Avaliar, através de modelos animais e estudos clínicos, como algumas doenças, terapias e medicações, podem afetar a função e morfologia das glândulas salivares, assim como o fluxo e composição salivar. Além disso, analisar o efeito da terapia de fotobiomodulação na prevenção e tratamento da hipossalivação ou xerostomia.

2. Reparação tecidual

Objetivo: Avaliar, através de modelos animais de feridas em pele e mucosa oral, o processo de reparação tecidual em diferentes condições e sob o efeito de diferentes tipos de tratamentos, como por exemplo, a terapia de fotobiomodulação e os microRNAs.
Palavras-chave: Pele; Mucosa Oral; Reparação tecidual; microRNAs; Biomodulação.

3. Fotobiomodulação tecidual: mecanismo de ação, dosimetria e aplicações clínicas

Objetivo: Avaliar o mecanismo de ação e aspectos dosimétricos que podem interferir nos efeitos analgésico, de modulação do processo inflamatório ou de cicatrização, dos diferentes tipos de fototerapias. Além disso, propor e estudar diferentes protocolos da terapia de fotobiomodulação em diferentes aplicações clínicas.

4. Terapia fotodinâmica e suas aplicações clínicas

Objetivo: Estudar o mecanismo de ação, dosimetria relacionada, assim como as aplicações clínicas da terapia fotodinâmica antimicrobiana, em lesões orais e de pele; através de ensaios laboratoriais, relatos de casos e ensaios clínicos envolvendo participantes de pesquisa atendidos em nível ambulatorial e em ambiente hospitalar (alta complexidade).

5. Mucosite Oral

Objetivo: Avaliar, através de modelos animais, estudos clínicos ou relato de casos, o efeito de diferentes terapias de fotobiomodulação no reparo dessas lesões, assim como no alívio da dor.