Período de 01 e 12 de abril de 2024, para candidatos inscritos até 25/03/2024

DOCENTEÁrea de ConcentraçãoNº DE VAGASDATA SELEÇÃO
Prof. Dr. João Gualberto de Cerqueira LuzCirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais0104/04/2024 – 9 horas
Profa. Dra. Maria Cristina Zindel DeboniCirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais0104/04/2024 – 9 horas
Prof. Dr. Rodolfo Francisco Haltenhoff MelaniOdontologia Forense e Saúde Coletiva0209/04/2024 – 14h30
Prof. Dr. Marcelo José Strazzeri BöneckerOdontopediatria0111/04/2024 – 8h30
Profa. Dra. Mariana Minatel Braga FragaOdontopediatria0111/04/2024 – 8h30
Profa. Dra. Tamara Kerber Tedesco  Odontopediatria0311/04/2024 – 8h30
Prof. Dr. Fabio Daumas NunesPatologia Oral e Maxilofacial e Pacientes Especiais0102/04/2024 – 9 horas
Profa. Dra. Karem López OrtegaPatologia Oral e Maxilofacial e Pacientes Especiais0102/04/2024 – 9 horas
Profa. Dra. Marina Helena Cury GallottiniPatologia Oral e Maxilofacial e Pacientes Especiais0202/04/2024 – 9 horas
Profa. Dra. Vivian Petersen WagnerPatologia Oral e Maxilofacial e Pacientes Especiais0302/04/2024 – 9 horas
Prof. Dr. Claudio Mendes Pannuti  Periodontia0211/04/2024 – 9 horas
Profa. Dra. Cristina Cunha Villar  Periodontia0311/04/2024 – 9 horas
Prof. Dr. João Batista César Neto  Periodontia0111/04/2024 – 9 horas
Profa. Dra. Marinella Holzhausen CaldeiraPeriodontia0111/04/2024 – 9 horas
Profa. Dra. Emily Vivianne Freitas da SilvaReabilitação em Odontologia0111/04/2024 – 11 horas


Edital de Seleção 2024

Edital de Inscrição

  1. INSCRIÇÃO para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas – Áreas de concentração em:
  2. Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais;
  3. Odontologia Forense e Saúde Coletiva;
  4. Odontopediatria e Ortodontia;
  5. Patologia Oral e Maxilofacial e Pacientes Especiais;
  6. Periodontia;
  7. Reabilitação em Odontologia.
  1. Período

As inscrições para Mestrado (ME), Doutorado Direto (DD) e Doutorado (DO) serão recebidas em fluxo contínuo a partir de 08/01/2024 até 18/11/2024. Os exames de seleção poderão acontecer a qualquer tempo na forma de fluxo contínuo, para inscritos até uma semana antes do exame, porém quatro datas de exame de seleção já estão pré-agendadas, conforme item 2. Os exames serão realizados de forma presencial e/ou poderão ocorrer de maneira NÃO-PRESENCIAL por meio eletrônico em alguma plataforma de reunião virtual, neste caso, o(a) candidato(a) receberá a senha de acesso no horário agendado para a realização do exame.

  1. Local

A INSCRIÇÃO SERÁ REALIZADA, COM TODA DOCUMENTAÇÃO DO ITEM 1.3, somente por formulário on line no endereço https://forms.gle/cGceTj7FGi9rzE8P8.

  • ATENÇÃO ao anexar toda documentação exigida, para que sua inscrição não seja indeferida.
  1. Documentos exigidos para inscrição:Para concorrer às vagas das ações afirmativas, o candidato deverá no ato da inscrição se auto-declarar, através da indicação da categoria a qual corresponde – pretos, pardos, indígenas e pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis) – e não poderá alterar a categoria, conforme modelos anexos a este edital;Cópia legível do Registro Geral (carteira de identidade). Nenhum outro documento será aceito como equivalente;Estrangeiros: cópia legível do Registro Nacional Migratório (RNM) ou passaporte;Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;Cópia legível do Cadastro de Pessoa Física (CPF);Cópia legível do Diploma de Graduação (frente e verso), com registro do MEC. Na falta do diploma, apresentar declaração da instituição de origem, com data recente, constando a data em que ocorreu a colação de grau. O candidato cursando o último semestre da graduação está desobrigado de apresentar o Diploma ou a Declaração de Conclusão do curso no ato da inscrição, porém, um desses documentos será imprescindível para a efetivação da matrícula, caso o candidato seja aprovado;Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;Candidatos ao Curso de Doutorado que obtiveram títulos de mestre externos à USP devem apresentar cópia do diploma de Mestre (frente e verso) com a Portaria MEC de credenciamento do Programa e cópia do Histórico Escolar do Curso de Mestrado;Curriculum Lattes atualizado, disponível no acesso público do CNPq (lattes.cnpq.br);Cadastro no Web of Science ResearcherID (www.webofscience.com);Cadastro no Google Acadêmico (scholar.google.com);Cadastro no ORCID (orcid.org);Proficiência em Inglês (válido por 5 anos): a Comissão de Pós-Graduação aceita os testes que tenham equivalência com  o Quadro de Referência Comum Europeu (CEFR), sendo:
  1. Para o curso de Mestrado – B1,
  2. Para o curso de Doutorado ou Doutorado Direto – B2.
  1. – Apresentação de 01 cópia do projeto de pesquisa para candidatos ao Doutorado, Doutorado Direto e Mestrado, de acordo com o especificado no item 3.2;
    1. Comprovante do pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) através do boleto emitido em: e.usp.br/pka.
      1. Pessoas estrangeiras sem CPF poderão efetuar o pagamento na tesouraria da Faculdade.
      1. Os pedidos de isenção, amparados pela Lei Estadual nº 12.782, de 20.12.2007, serão avaliados pela Comissão Coordenadora do PPG-CO. O/a candidato(a) deverá enviar para a Secretaria do Programa (cienciasposfo@usp.br) carta com justificativa do pedido e comprovantes das condições para isenção previstas na Lei.
      1. Não haverá devolução da taxa de inscrição em hipótese alguma.
  • EXAME DE SELEÇÃO

Para ingressar no Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas, o candidato será submetido a processo de seleção, estando pré-agendados os seguintes períodos:

  • Primeiro Período: entre 01 e 12 de abril de 2024, para candidatos inscritos até 25/03/2024;
    • Segundo Período: entre 10 e 21 de junho de 2024, para candidatos inscritos até 03/06/2024;
    • Terceiro Período: entre 09 e 20 de setembro de 2024, para candidatos inscritos até 02/09/2024;
    • Quarto Período: entre 25 de novembro e 06 de dezembro de 2024, para candidatos inscritos até 18/11/2024.
  • DO PROCESSO SELETIVO

Os candidatos serão avaliados, em caráter classificatório, através de uma prova escrita (peso 3), da defesa do projeto de pesquisa (peso 3) e análise e arguição do seu Currículo Lattes (peso 4), que serão detalhadas a seguir:

  • Prova Escrita: Interpretação de texto científico da área de concentração e/ou avaliação de conhecimentos específicos da área. A prova escrita é realizada com o objetivo de medir a capacidade de interpretação de texto, poder de síntese do candidato e conhecimento de questões relativas aos tópicos da área de concentração. É uma prova classificatória (e não eliminatória) na qual será avaliada também a capacidade de redigir e organizar ideias;
    • Projeto de Pesquisa: O candidato deverá apresentar um projeto de pesquisa vinculado a uma linha de Pesquisa de um docente do Programa. Este projeto deve conter uma breve introdução, os objetivos a serem alcançados, a metodologia a ser utilizada, cronograma e bibliografia. O projeto não deve ultrapassar 20 páginas no formato A4, Arial, fonte 12. Vale ressaltar que este projeto de pesquisa será julgado quanto à qualidade de sua elaboração, relevância, originalidade e exequibilidade, sendo sua avaliação classificatória. Será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) para os seguintes itens: interesse do orientador em executar o projeto, organização e qualidade de redação, relevância para o Curso de Pós-graduação, originalidade, exequibilidade, lógica e embasamento teórico. A média aritmética será obtida e uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) será atribuída;
    • Currículo Lattes (Análise do Currículo): Esta análise compilará atividades intelectuais e acadêmicas de relevância, dos últimos 5 anos, como por exemplo número de artigos científicos publicados, de resumos de Congresso publicados em periódicos ou anais; livros e capítulos de livro, participação em programas de Iniciação Científica, atuação como professor em Instituição de Ensino Superior (IES), dentre outras atividades considerados relevantes pela Comissão Julgadora.

Será considerado aprovado o candidato que ao final do processo seletivo, tiver obtido média final igual ou superior a 7,0 (sete) numa escala de 0 (zero) a 10 (dez). No entanto como o Programa contém número limitado de vagas, ingressarão os melhores colocados até o preenchimento do número de vagas. Em caso de empate, o desempate levará em consideração as notas obtidas nos quesitos: Projeto de pesquisa, publicações completas internacionais e prova escrita, respectivamente.

Durante a realização das provas, não será permitido ao candidato utilizar aparelhos eletrônicos de qualquer espécie ou qualquer aparelho que possibilite a comunicação com o ambiente externo à sala de realização das provas, devendo os equipamentos ser desligados, sob pena de desclassificação e eliminação do processo seletivo.

A não realização de pelo menos uma das provas elimina automaticamente o candidato. Todas as avaliações serão aplicadas e corrigidas pela banca julgadora composta por professores de cada área de concentração do Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP. O candidato poderá interpor recurso ou pedido de revisão das notas em até 07 (sete) dias após a divulgação dos resultados.

A CCP reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.

  • NÚMERO DE VAGAS
    • O número de vagas será determinado para cada período de seleção de acordo com a disponibilidade de orientadores nas respectivas áreas de concentração e publicado no site do programa e.usp.br/pkb. O número de vagas não está vinculado à disponibilidade de bolsas.
    • Serão reservadas 10% das vagas ofertadas por período de seleção para candidatos autodeclarados, arredondando para cima quando o percentual não atingir valores inteiros. Caso não haja candidatos autodeclarados inscritos ou não haja candidatos autodeclarados com nota mínima para aprovação, essas vagas serão destinadas à ampla concorrência.
    • Os candidatos autodeclarados participarão do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos em todas as etapas do processo seletivo, com exceção das notas mínimas exigidas para aprovação em cada etapa, que serão diferenciadas.
    • A opção por concorrer às vagas para ações afirmativas não será informada aos avaliadores em nenhuma das etapas.
  • MATRÍCULA

O candidato aprovado terá o prazo máximo de seis meses, a partir da data da seleção, para efetuar a matrícula.

  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
    • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
  • Miloro, Michael (ed). Rossetti, Paulo Henrique O. (trad). Peterson, Larry J.. Princípios de cirurgia bucomaxilofacial de Peterson. 1. ed., 3. reimpr. São Paulo, SP, Santos, c2013. 2 v. (1502 p.). Tradução do título original em inglês: Peterson’s principles of oral and maxillofacial surgery, 2nd ed., c2004.
  • Hupp, James R (ed). Ellis, Edward (ed). Tucker, Myron R (ed). Ferreira, Adriana Fernandes (trad). Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 5. ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2009. xiv, 704 p. Título original: Contemporary oral and maxillofacial surgery, 5th ed.
  • Haug, Richard H (ed). Ziccardi, Vicent B (ed). Atlas of the oral and maxillofacial surgery clinics of North America: mandibular trauma. Philadelphia, Saunders, 2009. 101p. (10613315). v.17, n.1, March 2009.

e- books:

  • http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/bitstream/fousp/105/2/PROTOCOLOS%20CLI%cc%81NI COS%20editado%20final%206-10-2020.pdf
  • http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/bitstream/fousp/120/2/Suporte%20Medicamentoso% 20FINAL%20-%20Matheus%20Barretto.pdf
  • Estudo dos assuntos: Wound healing and bone repair; Biological Effects of Biomaterials, Medications, and Therapeutic Interventions in in oral and maxillofacial Surgery; Analgesic, anti-inflammatory and antibiotics use in Oral surgery; Surgical Planning in oral and maxillofacial Surgery; Epidemiology, Diagnosis, Planning and Treatment of Odontogenic Lesions and Facial Trauma

Periódicos sugeridos:

  • International Journal of Oral & Maxillofacial Surgery
  • Journal oral and maxillofacial Surgery
  • International Journal of Oral and Maxillofacial Implants
  • Journal of Cranio-maxillo-facial Surgery
  • Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology
  • British Journal Oral Surgery
  • Odontologia Forense e Saúde Coletiva
  • França, GV. Direito Médico. 17º ed. Rio de Janeiro, 2020.
  • Daruge, E. Tratado de Odontologia Legal e Deontologia. 1º ed. Rio de Janeiro, 2017.
  • Bouchardet, FCH. Avaliação do Dano Corporal no Âmbito Civil e do Trabalho. Belo Horizonte, 2015.
  • Marques, J. Odontologia Legal – Tratado de Perícias Forenses. 1ª ed., 2017.
  • França, GV. Medicina Legal. 11º ed. Rio de Janeiro, 2017.
  • Vanrell, JP. Odontologia Legal e Antropologia Forense. 3ª ed. Rio de Janeiro, 2021.
  • Palhares Machado, C.E.; Deitos, A.R.; Velho, J.A.; Cunha, E.C. Tratado de Antropologia Forense – Fundamentos e Metodologias aplicadas à Prática Pericial. 1ª ed. 2022.
  • Body Identification Guidelines. The Journal of the American Dental Association, 1994.
  • Modelagem 3D para atividade forense. BEAINI, J. P. C. (Org.); BEAINI, T. (Org.); CARDOSO, S. V. (Org.); MELANI, R.F.H. 1. ed. São Paulo: Ed. dos Autores, 2022. v. 1.
  • Odontologia Forense: temas para graduação v. 1 / Coordenador: Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani [et al]. – São Paulo: OFLAB/FOUSP, 2022. E-book. Disponível em www.oflab.com.br ISBN: 978-65-5787-032-7.
  • Odontologia Forense: temas para graduação v. 2 / Coordenador: Melani, Rodolfo Francisco Haltenhoff- São Paulo: OFLAB/FOUSP, 2022. E-book. Disponível em www.oflab.com.br ISBN:  978-65-5787-033-4. 
  • CARRER, F. C. A. (Org.); Pucca Junior, GA (Org.); ARAUJO, M. E. (Org.); DA SILVA, DP (Org.); GABRIEL, M. (Org.); GALANTE, M L (Org.). SUS e Saúde Bucal no Brasil: Por um futuro com motivos para sorrir. 01. ed. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP, 2019. v. 01. 168p.
  • CARRER, F. C. A. (Org.); Pucca Junior, GA (Org.); DA SILVA, DP (Org.); GABRIEL, M. (Org.); GALANTE, M.L. (Org.). Observatório iberoamericano de políticas públicas em saúde bucal: construindo um bloco por mais saúde bucal. 1. ed. São Paulo: Faculdade de Odontologia USP, 2018. v. 1. 100p, disponível: https://issuu.com/mainesk/docs/portugues_-_final
  • SOARES, Gustavo Hermes et al. Disparities in excess mortality between Indigenous and non-Indigenous Brazilians in 2020: measuring the effects of the COVID-19 pandemic. Journal of racial and ethnic health disparities, p. 1-10, 2021.
  • MICHEL-CROSATO, Edgard et al. Oral health of 12-year-old children in Quito, Ecuador: a population-based epidemiological survey. BMC oral health, v. 19, n. 1, p. 1-10, 2019.
  • ARAGÃO, Amanda Silva et al. Panorama sobre utilização de instrumentos de qualidade de vida relacionados à saúde bucal. Clinical and Laboratory Research and Dentistry, 2021.
  • ANDRADE, S.M.; SOARES, D.A.; CORDONI JR, L. Bases da saúde coletiva. Edição revista e ampliada. Editora: EDUEL. 2017. ISBN: 9788572169219
  • Odontopediatria e Ortodontia
  • GUEDES-PINTO, A.C. Odontopediatria. 9ed. São Paulo; Santos, 2016
  • CORRÊA, M.S.N.P. Odontopediatria na Primeira Infância – Uma visão multidisciplinar. 4ed. São Paulo; Quintessence, 2017
  • BÖNECKER, M. et al. Odontopediatria. Evidências científicas para a conduta clínica em bebês e pré-escolares.1ed. São Paulo; Quintessence, 2018
  • ABOPED. Diretrizes para Procedimentos Clínicos em Odontopediatria. 3ª ed. São Paulo: Santos, 2020
  • HADDAD, A.E; DA CRUZ, D. S.; BONECKER, M. Odontopediatria ao Alcance de Todos: Práticas Clínicas para os Serviços Público e Privado. São Paulo: Santos, 2020
  • IMPARATO J.C.P., et al. Anuário de Odontopediatria Clínica: Integrada e Atual. 5ª ed. São Paulo: Napoleão. 2021
  • MEJARE I.A. et al. A systematic map of systematic reviews in pediatric dentistry–what do we really know? PLoS One 2015; 10(2): e0117537. doi: 10.1371/journal.pone.0117537.
  • SANTOS A. P. P. et al. Reference is not evidence. Int J Paediatr Dent 2020; 30(6): 661-663. doi: 10.1111/ipd.12736.
  • SAMPAIO F. C. et al. Dental caries prevalence, prospects, and challenges for Latin America and Caribbean countries: a summary and final recommendations from a Regional Consensus. Braz Oral Res. 2021 May 28;35(suppl 01):e056. doi: 10.1590/1807-3107bor-2021.vol35.0056. PMID: 34076080.
  • MENDES F. M. et al. How researchers should select the best outcomes for randomised clinical trials in paediatric dentistry? Int J Paediatr Dent 2020; 31 (supl 1): 23-30. doi: 10.1111/ipd.12743.
  • Patologia Oral e Maxilofacial e Pacientes Especiais
  • Araujo NS, Junqueira JLC. Doenças Ósseas Maxilofaciais. Patologia e Imagens. Nova Odessa: Napoleão, 2019, 288 p.
  • Cavalcanti, M. Diagnóstico por Imagem da Face. 2 ed. Editora Santos, São Paulo, 2012. p. 524
  • El-Naggar AK, Chan JKC, Grandis JR, Takata, T, Slootweg PJ. World Health Organization classification of head and neck tumours. 4th edition. Lion: IARC Press, 2017, 347p.
  • Filho, Geraldo Brasileiro. Bogliolo – Patologia Geral. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018
  • Greenberg, Glick, Ship. Burket’s Oral Medicine 11° Ed; Bcdecker Inc Hamilton
  • Neville BW, Damm DD, Allen CM, Chi AC. Patologia Oral e Maxilofacial. Tradução da 4ª ed. Elsevier: 2016, 912p.
  • Regezi JA, Sciubba JJ, Jordan RCK. Patologia oral: correlações clinicopatológicas. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017, 402p.
  • Santos PSS & Soares Júnior LAV. Medicina Bucal: A Prática na Odontologia Hospitalar. 1Brochura, Ed. Santos. 2022, 422p.
  • Periodontia
  • Avaliação de conhecimentos atuais sobre a área de Periodontia e Implantodontia
  • Lindhe J, Lang NK. Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia Oral. Editora Guanabara Koogan; Edição: 6ª. 1312 páginas. 2018.
  • Holzhausen M, França BN, Gasparoni LM, Rebeis ES, Saraiva L, Villar CC, Pannuti CM, Romito GA. Sistema de classificação das doenças e condições periodontais [Internet]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2019.
  • Reabilitação em Odontologia
  • Dias RB, Rezende JRV, Oliveira J. Prótese Buco Maxilo Facial. Conceitos básicos e Práticas de Laboratório. São Paulo: Sarvier, 1986
  • Rezende JRV, Dias RB. Fundamentos da Prótese Buco Maxilo Facial. 1. ed. São Paulo: Sarvier, 1997. v. 1. 212p.
  • Beumer III J, Marunick MT, Esposito SJ. Chicago: Quintessence Publising Co. 452p., 2011.
  • Coto NP, Meira JB, Brito e Dias R, Driemeier L, de Oliveira Roveri G, Noritomi PY. Assessment of nose protector for sport activities: finite element analysis. Dent Traumatol. 2012 Apr;28(2):108-13.
  • Carvalho JCM, Dias RB, André M, Mattos BSC, Crivello Junior O. Reabilitação protética protética craniomaxilofacial. São Paulo: Editora Santos, 2013, v.1. p.184.
  • Kignel S. Estomatologia – bases do diagnóstico para o clínico geral. 2 ed. São Paulo: Editora Santos, 2013.
  • Dias RB, Coto NP. Odontologia do Esporte: uma abordagem multiprofissional. Editora Medbook. 186p. 2014.
  • Cobein MV, Coto NP, Crivello Junior O, Lemos JBD, Vieira LM, Pimentel ML, Byrne HJ, Dias RB. Retention systems for extraoral maxillofacial prosthetic implants: a critical review. Br J Oral Maxillofac Surg. 2017 Oct;55(8):763-769.
  • Antunes LS, Torres AFC, Ferreira G, Prado R, Coto NP, Antunes LAA. Custom-made facemask as a coadjuvant in the postoperative treatment of sport-related facial trauma: Case report. Dent Traumatol. 2018 Oct;34(5):378-381.
  • Pinheiro JB, Vomero MP, do Nascimento C, Watanabe E, Paranhos HFO, Coto NP, Dias RB, Oliveira VC, Silva-Lovato CH. Genomic identification of microbial species adhering to maxillofacial prostheses and susceptibility to different hygiene protocols. Biofouling. 2018 Jan;34(1):15-25.
  • Ferreira GB, Guimarães LS, Fernandes CP, Dias RB, Coto NP, Antunes LAA, Antunes LS. Is there enough evidence that mouthguards do not affect athletic performance? A systematic literature review. Int Dent J. 2019 Feb;69(1):25-34.
  • Padilha ACL, Constante HM, Fronza HP, Coto NP. Orofacial trauma and mouthguard use in Brazilian rugby union players. Dent Traumatol. 2021 Feb;37(1):53-57.
  • Dos Santos RLO, Sarra G, Lincopan N, Petri DFS, Aliaga J, Marques MM, Dias RB, Coto NP, Sugaya NN, Paula CR. Preparation, Antimicrobial Properties, and Cytotoxicity of Acrylic Resins Containing Poly(diallyldimethylammonium chloride). Int J Prosthodont. 2021 September/October; 34(5):635–641.
  • Dos Santos RLO, Elchin CB, Guiguer-Pinto VA, Vasconcelos DM, Ferreira MD, Dias RB, Sugaya NN, Paula CR, Coto NP. Diagnosis, treatment and maxillofacial rehabilitation in rhinocerebral mucormycosis patient: A case report and review of the literature. J Mycol Med. 2022 Mar;32(1):101211.
  • Feltrin, Pedro Paulo; Piccin, Henrique José; Ricci, Weber Adad. Lógica – Uma Abordagem Clínica da Oclusão. Napoleão/Qunintessence. 1ª Ed. 2020; 448 p. ISBN 9788548000676
  • Feltrin, Pedro Paulo; Piccin, Henrique José; Ricci, Weber Adad. Lógica Vol. II. Bioinspiração na Reabilitação Oral. Napoleão/Quintessence; ISBN 9786588546864
  • Gallucci, G; Evans, C; Tahmaseb, A. Fluxos de Trabalho Digital em Implantodontia. ITI Treatment Guide. Vol 11; Quntessence, Berlin/Alemanha. 299 p. 2020. ISBN 978-85-480-0073-7
  • Ivete Mattias Sartori, Luis Eduardo M. Padovan, Ana Cláudia Moreira Melo, Leandro Klüppel e Sérgio Rocha Bernardes. Reabilitações orais com implantes osteointegrados em casos de maior complexidade. Livro – 1ª Ed, Napoleão/Quintessência; 900 p; 2015; ISBN:9788560842902
  • Cordon, R.; Yamashita, C.; Laganá, D.C. Laser de baixa potência – princípios básicos e aplicações clínicas na odontologia. São Paulo: Elsevier Editora Ltda, 2012, v. 1, p. 227-240.
  • Okeson, Jeffrey P. Tratamento das desordens temporomandibulares e Oclusão.Editora Mosby- Elsevier 7ª Ed.
  • Paranhos, Helena de F. Oliveira & Silva, Cláudia Helena Lovato. Confecção de Próteses Totais. Procedimentos Laboratoriais e Clínicos – Princípios e Técnicas. Livro. 1ª edição, impressão de 2021; 720 p; Coleção Acadêmica. EDUSP ISBN 13: 9788531417542
  • Prótese Fixa: Bases Para o Planejamento em Reabilitação Oral-Luiz Fernando Pegoraro; Accácio Lins do Valle; Carlos dos Reis Pereira de Araújo; Gerson Bonfante; Paulo Cesar Rodrigues Conti. Artes Médicas Editora, 2013 – 488 p
  • Prótese Sobre Implante: Baseado em Evidências Científicas -Eduardo Piza Pellizzer, Estevão Tomomitsu Kimpara e Eduardo Miyashita. Editora Napoleão.
  • Prótese Total – Convencional e sobre Implantes. Daniel Telles. Editora Gen Santos. VM Cultural. 1ed.São Paulo, 2014, v. 1, p. 180-205.
  • Risk management and the safe use of laser technology. In: Patrícia M. Freitas; Alyne Simões (Org.). Laser in Dentistry Guide for Clinical Practice. 1ed.Iowa: Wiley Blackwell, 2015, v. 1, p. 56-61.
  • Stegun, Roberto C.; Costa, Bruno – Prótese Removível- Método – São Paulo – ROCA, 2010
  • Todescan, R; Silva, EEB; Silva, OJ. Atlas de Prótese Parcial Removível. São Paulo: Santos, 1996. 345 p
  • Vergani, Carlos Eduardo – Pavarina, Ana Cláudia – Jorge, Janaina Habib – Mima, Ewerton Garcia de Oliveira. Livro Reabilitação Oral com Prótese Parcial Removível Convencional. Guia Prático; 1ª Ed – Manole, Barueri; 304 p; 2022. ISBN: 9786555762037
  • Zanetti, A.L.; Laganá, D.C. Planejamento: Prótese Parcial Removível. São Paulo: Sarvier, 1996. 147 p.

Periódicos:

  • Journal of Prosthetic Dentistry
  • Clinical Implant Dentistry and Related Research
  • Clinical Oral Implants Research
  • Journal of Clinical Dentistry and Research
  • Journal of Dentistry
  • Journal of Esthetic and Restorative Dentistry
  • The Open Dentistry Journal
  • The International Journal of Oral and Maxillofacial Implants
  • The Journal of Craniofacial Surgery
  • Journal of Prosthodontics
  • Oral Health and Dental Management
  • The Journal of Oral Implantology
  • Brazilian Oral Research
  • Brazilian Dental Journal

—————————————————————————————————————————

PROCESSO SELETIVO DO PPG EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS

MESTRADO E DOUTORADO

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Eu_______________________________________________________, RG__________________, CPF___________________________, declaro, para o fim específico de inscrição no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em [Ano], que estou apta/o a concorrer às vagas reservadas para candidatas/os autodeclaradas/os pretas/os e pardas/os.

Estou ciente de que estarei sujeita/o às penalidades previstas em lei se for detectada falsidade nesta declaração.

Local e Data:

Assinatura:

—————————————————————————————————————————

PROCESSO SELETIVO DO PPG EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS

MESTRADO E DOUTORADO

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO INDÍGENA

Eu_______________________________________________________, RG__________________, CPF___________________________, declaro-me indígena pertencente à etnia ____________________________________________________ para o fim específico de inscrição no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em [Ano], estando apta/o a concorrer às vagas destinadas a candidatas/os autodeclaradas/os indígenas.

Estou ciente de que se for detectada falsidade na declaração, estarei sujeito/a às penalidades previstas em lei.

Local e Data:

Assinatura:

______________________________________________________________________________

PROCESSO SELETIVO DO PPG EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS

MESTRADO E DOUTORADO

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO QUILOMBOLA

Eu_______________________________________________________, RG__________________, CPF___________________________, declaro-me quilombola pertencente à comunidade ____________________________________________________ para o fim específico de inscrição no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em [Ano], estando apta/o a concorrer à vaga destinada a candidatas/os autodeclaradas/os quilombolas.

Estou ciente de que se for detectada falsidade na declaração, estarei sujeito/a às penalidades previstas em lei.

Local e Data:

Assinatura:

______________________________________________________________________________

PROCESSO SELETIVO DO PPG EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS

MESTRADO E DOUTORADO

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO TRANSGÊNEROS, TRANSEXUAIS E TRAVESTIS

Eu_______________________________________________________, RG__________________, CPF___________________________, declaro, para o fim específico de inscrição no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em [Ano], que estou apta/o a concorrer às vagas reservadas para candidatas/os autodeclaradas/os transgêneros, transexuais e travestis.

Estou ciente de que estarei sujeita/o às penalidades previstas em lei se for detectada falsidade nesta declaração.

Local e Data:

Assinatura:


Desenvolvido por EmbedPress

Formulários de Autodeclaração