Antropologia, perícias e bioética

O objetivo desta linha de pesquisa é avaliar técnicas para realização de perícias nos diferentes campos de atuação da área odontológica (civil, criminal, administrativo/ético e trabalhista), levando em consideração aspectos bioéticos da educação em Odontologia.

Essa linha de pesquisa refere-se a área de Odontologia Forense e Saúde Coletiva e possui os seguintes projetos:

Projeto 1: Antropologia Física e Aspectos Anatômicos da População Brasileira
Descrição: O objetivo deste projeto é estudar características peculiares da população brasileira e compará-las com outras populações, no que se refere ao seu potencial para identificação humana com finalidade forense.
Responsável: Edgard Michel Crosato (docente)

Projeto 2: Reconhecimento e Reconstrução Facial Forense
Descrição: Reconstrução facial forense é uma técnica utilizada com a finalidade de reconhecimento e posterior identificação, nas situações em que inexiste uma identidade atribuível ao esqueleto submetido à perícia médico-legal. Técnicas de reconhecimento facial para registros oficiais também oferecem inestimável valor. O objetivo deste projeto é permitir o desenvolvimento de parâmetros e de equipamentos para reconhecimento e reconstruções faciais, permitindo auxílio à Justiça nos casos em que existe tal necessidade.
Responsável: Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani (docente)

Projeto 3: Estimativa da Idade para Finalidade Forense
Descrição: Estimar a idade de um indivíduo pode desempenhar importante papel nos processos de identificação humana. O objetivo deste projeto é testar técnicas para realizar as estimativas em adultos e crianças brasileiros, permitindo auxílio à Justiça nos casos em que existe tal necessidade.
Responsável: Maria Gabriela Haye Biazevic (docente)

Aplicação de métodos de diagnóstico e tratamento em ortodontia

A presente linha de pesquisa tem como objetivo avaliar por meio de ensaios biomecânicos e estudos clínicos o desempenho e o comportamento mecânico de dispositivos empregados na confecção de aparelhos ortodônticos e ortopédicos. Também é importante a avaliação dos métodos de diagnóstico que possam ser empregados para melhor decisão de tratamento, bem como para avaliar as alterações dento-esqueléticas que podem ocorrer após o tratamento ortodôntico empregando diversos recursos e metodologias.

Essa linha de pesquisa refere-se a área de Odontopediatria e Ortodontia e possui os seguintes projetos:

Projeto 1: Diagnóstico e Biomecânica Utilizada no Tratamento das Deformidades Dentofaciais
Descrição: Esse projeto tem a finalidade de analisar os resultados da biomecânica utilizada na movimentação dentária e esquelética no tratamento dos desequilíbrios dentofaciais, associado a procedimentos cirúrgicos ou não, com aparelhos fixos ou removíveis.
Responsável: José Rino Neto (docente)

Projeto 2: Estudo Laboratorial para Avaliar a Biomecâmica do Movimento Ortodontico Utilizando Diferentes Tipos de Acessórios
Descrição: Esse projeto tem a finalidade de analisar por meio de ensaios biomecânicos, utilizando material em vitro ou de animais, o desempenho biomecânico de diferentes tipos de fios ortodônticos, acessórios ou dispositivos empregados na correção dos desequilíbrios dentofaciais, ao utilizar aparelhos fixos ou removíveis.
Responsável: João Batista de Paiva (docente)

Projeto 3: Avaliação da Eficiência e/ou da Eficácia de Diferentes Métodos Aplicados nos Tratamentos Ortodônticos
Descrição: Esse projeto tem a finalidade de avaliar, por meio de estudos clínicos ou em animais, a eficácia, a eficiência e as alterações da sintomatologia da face, dos tecidos de suporte da posição dos dentes quando utilizado a fotomodulação e ou marcadores relacionados à dor e à osteoclastogênese.
Responsável: Gladys Cristina Domiguez-Morea (docente)

Epidemiologia, etiopatogenia, diagnóstico e tratamento das doenças do complexo maxilofacial

Esta linha tem como objetivo estudar os aspectos moleculares, celulares e morfológicos das doenças que acometem o complexo maxilo mandibular, bem como aprofundar o conhecimento dos temas médicos relacionados com a odontologia, especialmente avaliando o impacto de condições e doenças bucais na saúde geral do indivíduo e vice e versa.

Essa linha de pesquisa refere-se a área de Patologia Oral e Maxilofacial e Pacientes Especiais e possui os seguintes projetos:

Projeto 1: Estudo Morfofuncional e Biomarcadores das Lesões Orais e Maxilofaciais
Descrição: Esse projeto de pesquisa tem como objetivo estudar os aspectos histopatológicos e moleculares de diversas lesões que acometem a região oral e maxilofacial, de diversas origens dentro dos tecidos que compõem essa região, a saber, neoplasias epiteliais, neoplasias originárias de glândula salivar, neoplasias odontogênicas, lesões potencialmente malignas, lesões reativas, entre outras, buscando conhecer os mecanismos de desenvolvimento das doenças com vistas a aprimorar o diagnóstico e tratamento. Para tanto são utilizadas técnicas de histoquímica, imuno-histoquímica e biologia molecular.
Responsável: Suzana Cantanhede Orsini Machado de Sousa (docente)

Projeto 2: Impacto das doenças sistêmicas congênitas e adquiridas na saúde bucal e no manejo odontológico
Descrição: O objetivo principal deste projeto de pesquisa é aprofundar o conhecimento dos temas médicos em relação às doenças ou condições sistêmicas que tenham impacto na saúde bucal ou no tratamento odontológico de pacientes, bem como reconhecer o impacto das condições orais na saúde geral do indivíduo. As pesquisas desenvolvidas objetivam atingir pontos como epidemiologia, etiopatogenia, diagnóstico e tratamento de manifestações bucais de doenças sistêmicas crônicas adquiridas, desenvolver formas de manejo odontológico (ambulatorial e hospitalar) de pacientes com condições médicas peculiares tais como diabetes, insuficiência renal, transplante de órgãos, tratamento radioterápico e tratamento quimioterápico em adultos e crianças. Adicionalmente  estudamos as alterações bucomaxilofaciais presentes em pacientes com doenças congênitas, em especial síndromes de malformação que afetam a região da cabeça e pescoço. A principal característica deste projeto é utilizar-se da odontologia baseada em evidências para conduzir estudos translacionais, que aceleram a troca bidirecional entre ciência básica e clínica para ambientes aplicados envolvendo pacientes e populações.
Responsável: Marina Helena Cury Gallottini (docente)

Projeto 3: Mecanismos de reparo em lesões inflamatórias e neoplásicas
Descrição: O objetivo deste projeto é abordar, de forma crítica e aprofundada, os principais mecanismos de reparo em lesões inflamatórias e neoplásicas, com ênfase principalmente na mucosa bucal e nos ossos gnáticos. Incluem-se nesse projeto pesquisas voltadas ao estudo dos eventos moleculares de processos inflamatórios e neoplásicos diretamente ligados a mecanismos de reparo, incluindo vias de sinalização que remetem a resistência tumoral. O projeto caracteriza-se por incluir metodologias de análise experimental laboratorial e clínica, envolvendo situações em que há comprometimento do processo de reparo dos tecidos bucais, seja derivado de fatores locais ou sistêmicos. Os estudos são direcionados à análise do fenômeno inflamatório e reparativo em si diante desses fatores, bem como à investigação da eficácia/eficiências de novas terapêuticas, incluindo biomateriais, células-tronco e fototerapia.
Responsável: Luciana Corrêa (docente)

Projeto 4: Estudo dos Mecanismos Moleculares e Celulares da Carcinogênese
Descrição: O objetivo desse projeto é estudar os mecanismos celulares e moleculares envolvidos com a carcinogênese, manutenção e progressão dos tumores malignos e benignos da região buco-maxilo-facial. Para tanto são utilizadas diferentes metodologias para estudo desses mecanismos, incluindo técnicas “in vitro”, principalmente com linhagens celulares, e “in vivo”, em modelo animal. Materiais biológicos provenientes de pacientes (tecido fresco ou parafinado, sangue e saliva) são frequentemente utilizados, principalmente porque esse projeto também tem por objetivo encontrar marcadores moleculares de diagnóstico, de previsão de resposta a tratamento, de sobrevida, assim como moléculas que possam servir como alvo terapêutico.
Responsável: Fábio Daumas Nunes (docente)

Projeto 5: Biomarcadores imunohistoquímicos e moleculares em lesões do complexo maxillofacial
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo o estudo de biomarcadores (proteicos, genéticos, epigenéticos, microbiológicos e inflamatórios) em condições patológicas do complexo maxilofacial, buscando a existência de potenciais marcadores diagnósticos e prognósticos. Busca-se o estabelecimento de um perfil de expressão desses marcadores e sua possível associação com características clínicas, imaginológicas e histopatológicas apresentadas por essas lesões. As principais entidades patológicas estudadas no projeto são: tumores odontogênicos, lesões periapicais inflamatórias, pulpites,  leucoplasias, carcinomas epidermoides de boca e orofaringe, doença periodontal em pacientes sistemicamente comprometidos e mucosite induzida por radioterapia e quimioterapia em pacientes oncológico.
Responsável: Paulo Henrique Braz da Silva (docente)

Projeto 6: Estudos clínico-patológicos dos processos reparativos e das doenças do complexo oral e maxilofacial
Descrição: A abrangente área das patologias do complexo oral e maxilofacial é abordada por este projeto, que engloba estudos morfológicos e moleculares em neoplasias, desordens potencialmente malignas, lesões reativas e císticas de origens variadas e que acometem a região. O principal objetivo é desvendar os mecanismos de reparação e do desenvolvimento das doenças, relacionando dados clínicos aos aspectos celulares e moleculares. Outro aspecto deste projeto visa a avaliação das células-tronco do câncer, tanto na iniciação e progressão de neoplasias quanto na resistência aos tratamentos atualmente empregados em oncologia. As metodologias utilizadas são múltiplas, envolvendo técnicas de biologia celular, molecular e modelos animais.
Responsável: Marilia Trierveiler Martins (docente)

Projeto 7: Avaliação de afecções dos maxilares por meio da tomografia computadorizada
Descrição: A tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) é um método que tem apresentado melhores resultados em relação a radiografia convencional no diagnóstico de afecções dos maxilares. O presente projeto tem como objetivo estudar a precisão e acurácia da TCFC para diversas lesões do complexo maxilo-facial. Para isto inúmeros protocolos de aquisição e pós-processamento de imagens serão estudados com objetivo de determinar qual o melhor sistema para o diagnóstico por imagem das lesões
Responsável: Marcelo de Gusmão Paraíso Cavalcanti (docente)

Projeto 8: Manifestações bucais e tratamento de pacientes portadores de doenças sistêmicas
Descrição: O objetivo principal deste projeto de pesquisa é aprofundar o conhecimento das manifestações bucais e tratamento odontológico de pacientes com algumas doenças sistêmicas.  As pesquisas desenvolvidas objetivam atingir pontos como epidemiologia, etiopatogenia, diagnóstico e tratamento de manifestações bucais de doenças sistêmicas crônicas adquiridas, desenvolver formas de manejo odontológico (ambulatorial e hospitalar) de pacientes com condições médicas tais como as hepatopatias, distúrbios de coagulação, infecção pelo HIV e pelo HTLV.
Responsável: Karem López Ortega (docente)

Projeto 9: Carcinogênese
Descrição: O objetivo desse projeto é estudar os mecanismos celulares envolvidos com a carcinogênese, principalmente no que diz respeito às principais vias de sinalização. Para tanto são utilizadas diferentes metodologias para estudo desses mecanismos, com especial ênfase em técnicas “in vitro”, principalmente com linhagens celulares. Dentro deste conceito, são estudadas diferentes drogas com potencial ação de supressão da proliferação levando a célula neoplásica à apoptose.
Responsável: Fábio Daumas Nunes (docente)

Etiopatogênese, diagnóstico e terapêutica das doenças periodontais

Esta linha de pesquisa tem como objetivo avaliar a eficácia de diversas modalidades terapêuticas periodontais e a associação de parâmetros clínicos, imunológicos e microbiológicos com a etiologia, patogênese e diagnóstico das doenças periodontais, bem como sua associação com a saúde sistêmica. 

Essa linha de pesquisa refere-se a área de Periodontia e possui os seguintes projetos:

Projeto 1: Etiopatogenia da Doença Periodontal
Descrição: Existe uma evidência considerável de que as doenças periodontais são iniciadas por micro-organismos que colonizam os dentes e tecidos periodontais adjacentes. No entanto, a destruição periodontal é resultante da resposta imuno-inflamatória do hospedeiro frente à presença de periodontopatógenos. O objetivo deste projeto é avaliar os fatores microbiológicos e mecanismos imunológicos associados com a destruição periodontal, bem como elucidar o papel de fatores determinantes e modificadores da resposta do hospedeiro (fatores sistêmicos e ambientais) no processo inflamatório periodontal.
Responsável: Marinella Holzhausen Caldeira (docente)

Projeto 2: Fatores de Risco da Doença Periodontal e das Condições Periimplantares
Descrição: Os fatores de risco das doenças periodontais vêm sendo estudados há décadas. Embora haja evidência robusta a respeito do papel de diabetes e tabagismo como fatores de risco da periodontite, outros fatores têm emergido recentemente como fatores associados às doenças periodontais. Ademais, falta informação na literatura a respeito do controle de determinados fatores de risco, tais como tabagismo, sobre à resposta ao tratamento periodontal. Por outro lado, os fatores de risco das doenças e condições periimplantares são menos conhecidos, e merecem mais estudos. Assim, esse projeto terá como objetivo: 1) investigar a associação de diferentes fatores com as doenças periodontais e condições periimplantares, 2) verificar o efeito do tratamento periodontal em pacientes com doenças sistêmicas, e 3) avaliar o efeito do controle de fatores de risco sobre as condições periodontais e periimplantares.
Responsável: Cláudio Mendes Pannuti (docente)

Projeto 3: Terapia Reconstrutiva em Implantodontia
Descrição: A reabsorção óssea do processo alveolar pode limitar a instalação de implantes e ter impacto na estética e qualidade de vida do paciente. Assim, o presente projeto investigará técnicas e biomateriais para a preservação do processo alveolar, bem como o efeito de terapias reconstrutivas na área do rebordo, visando a instalação de implantes.
Responsável: Giuseppe Alexandre Romito (docente)

Projeto 4 – Relação Bi-Direcional entre Doença Periodontal e Condições Sistêmicas
Descrição: Existe crescente evidência sobre a relação entre saúde ou doença periodontal e saúde ou doença sistêmica, sendo essa relação bi-direcional. O objetivo deste projeto é contribuir para esse conhecimento, por meio da investigação da influência da doença periodontal sobre a placa de ateroma, no controle glicêmico e no risco ao desenvolvimento da pneumonia associada à ventilação mecânica.
Responsável: Giuseppe Alexandre Romito (docente)

Projeto 5: Terapias Avançadas em Periodontia
Descrição: A engenharia de tecidos e as terapias baseadas em células emergiram como novas abordagens terapêuticas para promover a regeneração de forma mais previsível e expandir os limites terapêuticos da terapia regenerativa para uma ampla variedade de defeitos. O presente projeto investiga o comportamento biológico e o potencial regenerativo de células mesenquimais, visando projetar futuras alternativas terapêuticas avançadas na resolução da doença periodontal e na regeneração dos defeitos periodontais.
Responsável: Cristina Cunha Villar (docente)

Projeto 6: Terapia Cirúrgica Reconstrutiva em Periodontia
Descrição: Terapias periodontais reconstrutivas são utilizadas para promover a recuperação dos tecidos perdidos pelo avanço da doença ou por algum tipo de trauma. Um dos objetivos do presente projeto é avaliar o efeito de técnicas cirúrgicas para o aumento gengival em regiões com retração gengival e pequena faixa de tecido queratinizado. Além disso, o presente projeto investiga efeito de terapias para a regeneração do osso e ligamento periodontal.
Responsável: João Batista César Neto (docente)

Projeto 7: Novas Estratégias para o Controle de doenças associadas ao biofilme oral
Descrição: Esta proposta visa estabelecer fundamentos para o desenvolvimento de novas estratégias para o controle das periodontites e de outras doenças orais associadas ao biofilme. A hipótese a ser testada é de que o equilíbrio na relação microbiota oral-resposta imune, perdido na periodontite, poderia ser recuperado pelo favorecimento da colonização da cavidade oral por bactérias benéficas e pela modulação da resposta imune. Será também testada a hipótese de que micro-organismos probióticos ou seus produtos são capazes de controlar doenças associadas ao biofilme, por apresentar relação antagônica à microbiota patogênica, podendo ser usados como adjuvantes ao tratamento convencional.
Responsável: Márcia Pinto Alves Mayer (docente)

Projeto 8: Tratamento e reabilitação em pacientes com periodontite agressiva
Descrição: A periodontite agressiva é uma doença que leva à grande perda óssea e de inserção. Sua etiologia é complexa e ainda existem grandes perguntas para serem respondidas que diz respeito à etiologia, microbiologia, resposta imunológica, modalidades de tratamento, prognóstico e manutenção desses casos. O presente projeto tem como objetivos avaliar o tratamento e reabilitação desses pacientes, bem como acompanha-los longitudinalmente, avaliando as perdas dentárias e as mudanças sofridas nos parâmetros periodontais.
Responsável: Luciana Saraiva (docente)

Políticas públicas, educação e epidemiologia

Políticas públicas de saúde e evolução das condições de saúde bucal da população, por meio de estudos epidemiológicos em saúde bucal e análise da qualidade de vida. Formação de recursos humanos em Odontologia.

Essa linha de pesquisa refere-se a área de Odontologia Forense e Saúde Coletiva e possui os seguintes projetos:

Projeto 1: Epidemiologia, Qualidade de Vida e Desigualdades Sociais em Saúde Bucal
Descrição: Estudo dos agravos à saúde bucal de pessoas na comunidade, com o objetivo de analisar sua ocorrência, distribuição espacial, impacto na qualidade de vida e sua relação com as condições socioeconômicas.
Responsável: Edgard Michel Crosato (docente)

Projeto 2: Educação Odontológica e Formação em Saúde
Descrição: Novas tecnologias têm sido utilizadas para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. Na Odontologia, alterações curriculares e operacionais tem viabilizado a adaptação às novas demandas do mundo contemporâneo. O objetivo do projeto é estudar estratégias que viabilizem maior aproveitamento nas atividades de ensino-aprendizagem. A formação de recursos humanos em Odontologia e o constante acompanhamento da evolução de suas atividades profissionais também são analisados neste projeto, por meio da análise do perfil da atividade profissional de cirurgiões-dentistas e profissões auxiliares tanto no setor público quanto no privado, em seu envolvimento em atividades individuais e coletivas, e na gestão de recursos humanos, financeiros, de qualidade e avaliação dos estabelecimentos de serviços odontológicos públicos e privados.
Responsável: Maria Ercília de Araújo (docente)

Projeto 3: Políticas Públicas e Saúde Bucal Coletiva
Descrição: A execução de projetos de alcance coletivo é o objetivo deste Projeto, que visa atender a populações com diversas necessidades de atenção à saúde bucal, bem como avaliar o desempenho dessas ações na melhoria das condições de saúde da comunidade e na formulação de políticas públicas de saúde.
Responsável: Fernanda Campos de Almeida Carrer (docente)

Promoção de saúde bucal em crianças e adolescentes

O objetivo dessa linha de pesquisa é estudar os principais agravos bucais na dentição decídua e permanente nos contextos epidemiológico, educacional, clínico e laboratorial buscando promover a saúde bucal do paciente infantil e adolescente

Essa linha de pesquisa refere-se a área de Odontopediatria e Ortodontia e possui os seguintes projetos:

Projeto 1: Saúde bucal de indivíduos em seus três primeiros ciclos de vida
Descrição: Esse projeto tem o objetivo de realizar estudos epidemiológicos e clínicos a fim de investigar os principais agravos que acometem a saúde bucal dos indivíduos em seus três primeiros ciclos de vida (bebê, criança e adolescentes). Por meio de estudos epidemiológicos transversais e de coorte a finalidade é conhecer mais detalhadamente fatores de risco, impacto dos agravos na qualidade de vida e na qualidade de vida relacionada à saúde bucal, e nível de letramento em saúde bucal. Os estudos clínicos possuem o propósito de explorar alternativas de diagnóstico, monitoramento e intervenção dos agravos avaliando também o efeito no bem-estar dos indivíduos e seus familiares. A premissa dos estudos desenvolvidos é que seus resultados tragam benefícios para a sociedade. Dentre os principais agravos que acometem a saúde bucal dos indivíduos nos três primeiros ciclos de vida, ênfase será dada para estudos sobre cárie dentária e defeitos de desenvolvimento do esmalte
Responsável: Marcelo José Strazzeri Bönecker (docente)

Projeto 2: Estudos clínicos e uso de inteligência artificial para o diagnóstico de cárie dentária em crianças
Descrição: A cárie dentária não tratada em crianças é a doença crônica passível de prevenção mais prevalente do mundo nessa faixa etária. Assim o diagnóstico dessa condição e seu consequente tratamento deve sempre buscar a melhora das condições de saúde bucal das crianças. Para isso, é importante que as estratégias de diagnóstico sejam avaliadas considerando desfechos relevantes para a criança, e não apenas avaliando a acurácia. Diante desse cenário, o objetivo do projeto será investigar fatores de risco e métodos de diagnóstico de lesões de cárie em crianças através de estudos longitudinais, como estudos clínicos e estudos de coorte, que avaliam desfechos importantes para as crianças e seus cuidadores. As análises tradicionais da ocorrência dos desfechos serão realizadas, bem como análises baseadas em inteligência artificial, tais como análises de dados estruturados através de machine learning e análises de imagens radiográficas e de scanner intraoral por meio de deep learning e redes neurais convolucionais.
Responsável: Fausto Medeiros Mendes (docente)

Projeto 3: Políticas públicas para o desenvolvimento infantil integral, formação na saúde, educação Interprofissional, desenvolvimento de novas abordagens e recursos educacionais, educação e atenção à saúde mediadas por tecnologia e saúde digital.
Descrição: O objetivo deste projeto é o de, explorar e avaliar novas possibilidades na construção de conteúdos e abordagens educacionais, incluindo o aprendizado mediado por tecnologia, aplicado à educação em saúde, que é direcionada à criança, seu núcleo familiar e à comunidade, e aplicado também à educação na saúde, que é direcionada aos cirurgiões dentistas e demais profissionais de saúde. Tem também como objetivo desenvolver estudos relacionados à educação e trabalho na saúde, com ênfase na educação interprofissional, bem como na educação e atenção à saúde mediadas por tecnlogia e envolvendo temas emergentes na saúde digital. Os temas em estudo são considerados na sua interface com a formulação, gestão e avaliação de políticas públicas.
Responsável: Ana Estela Haddad (docente)

Projeto 4: Aquisição, síntese de evidências cientificas e implementação dos achados na prática clínica para manejo de doenças bucais baseados em princípios de Mínima Intervenção em Odontopediatria
Descrição: Esse projeto pretende realizar estudos primários, em especial, ensaios clínicos randomizados, assim como trabalhar com síntese de evidências, e atuar na aplicação direta dos achados na prática clínica. Os ensaios clínicos randomizados serão focados em estratégias mais amigáveis para as crianças, baseadas nos princípios da Mínima Intervenção em Odontologia no manejo das lesões bucais mais prevalentes na infância/adolescência. Temos ainda como objetivo sintetizar, realizar análise crítica e aumentar a compreensão das evidências científicas existentes, visando auxiliar a decisão de tratamento por parte dos profissionais. Ainda, o projeto pretende auxiliar a implementação das estratégias na prática do serviço público de saúde, por meio de estudos de quali- e quantitativos, contando ainda com a expertise de parceiros nacionais e internacionais.
Responsável: Daniela Prócida Raggio (docente)

Projeto 5: Economia em saúde aplicada à prática odontológica para crianças e adolescentes – das preferências à implementação
Descrição: Este projeto tem o objetivo de explorar diferentes nuances ligadas à economia em saúde, com enfoque para as intervenções disponíveis (ou a serem propostas) para o cuidado com a saúde bucal de crianças e adolescentes. Assim, ele abarcará estudos que explorem o impacto econômico de se empregar diferentes opções diagnósticas e terapêuticas dentro desse cuidado, utilizando-se de diferentes perspectivas para isso (profissional, sistema de saúde, paciente, entre outros).  Também compreenderá iniciativas de avaliação de preferências em saúde, tanto pelo ponto de vista profissional, como do usuário e identificar possíveis lacunas para possível implementação de evidências científicas no mundo real. Finalmente, ele ainda visa criar estratégias de disseminação das informações produzidas na academia para diferentes público-alvo, utilizando recursos tecnológicos e ferramentas de ciência cidadã para que a sociedade, em suas diferentes esferas, possa ser inserida no processo de produção, disseminação e incorporação do conhecimento produzido em relação às opções de cuidado com a criança e o adolescente.
Responsável: Mariana Minatel Braga Fraga (docente)

Projeto 6: Avaliação das repercussões do traumatismo dental em crianças no contexto clínico e de teleodontologia
Descrição: Nesse projeto vários estudos de coorte retrospectivos e prospectivos serão realizados para avaliar as repercussões dos traumatismos dentários em crianças, tanto para a dentição decídua como para os sucessores permanentes. A pesquisa enfocará aspectos epidemiológicos e fatores de risco para diferentes tipos de traumatismos e possíveis sequelas, além de abordar a questão do diagnóstico, prevenção e tratamento. Para isso, serão realizadas análises tradicionais, bem como análises baseadas em inteligência artificial para predição dos desfechos, tanto por dados estruturados, como por imagens realizadas na prática clínica ou no contexto da odontologia. As pesquisas com qualidade de vida e teleodontologia serão utilizadas como recurso para complementar a abordagem das famílias e das crianças que tiveram traumatismo dental.
Responsável: Márcia Turolla Wanderley (docente)

Terapêutica Cirúrgica Bucomaxilofacial

Descrição: Estudar por meio da pesquisa básica, clínica e epidemiológica os mecanismos e os efeitos biológicos de procedimentos terapêuticos na área da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais.

Essa linha de pesquisa refere-se a área de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais e possui os seguintes projetos:

Projeto 1: Estudos in vitro e in vivo sobre os Efeitos Biológicos de Biomateriais, Medicamentos e Intervenções Terapêuticas
Descrição: Desenvolvimento de estudos pré-clínicos empregando métodos de cultivo celular ou de experimentação animal, os efeitos de biomateriais, dispositivos, substâncias e intervenções utilizados para a regeneração de tecidos e melhoria do processo de reparação tecidual.
Responsável: Maria Cristina Zindel Deboni (docente)

Projeto 2: Avaliação dos Efeitos de Procedimentos Terapêuticos no Pré, Trans e Pós-operatório de Cirurgias Bucomaxilofaciais
Descrição: Desenvolvimento de ensaios clínicos para o estudo dos efeitos terapêuticos de medicamentos e intervenções nos momentos pré trans e pós-operatórios de cirurgias bucomaxilofaciais e nos tratamentos de fraturas da face.
Responsável: Maria da Graça Naclério-Homem (docente)

Projeto 3: Diagnóstico, Casuística, Planejamento e Tratamento de Lesões Odontogênicas e de Traumatismos na Face
Descrição: Desenvolvimento de estudos clínicos retrospectivos e prospectivos quanto os aspectos demográficos epidemiológicos, clínicos, condutas de diagnóstico e tratamento de doenças e lesões de origem odontogênica e dos traumatismos da face. Estudar metodologias inovadoras para o diagnóstico e planejamento cirúrgico por imagem e avaliar os desfechos das terapêuticas cirúrgicas utilizadas nos tratamentos das afecções odontológicas e maxilofaciais.
Responsável: João Gualberto de Cerqueira Luz (docente)

Projeto 4: Terapias voltadas à regeneração óssea
Descrição: Linha de pesquisa que investiga estratégias terapêuticas para o tratamento de defeitos ósseos, visando a regeneração do tecido. Os estudos são desenvolvidos com uma abordagem translacional e estão relacionados nos seguintes temas: cultura de células-tronco, osteoblastos e osteoclastos, biomateriais, fatores de crescimento, engenharia de tecido ósseo e terapia celular, utilizando modelos experimentais in vitro e in vivo.
Responsável: Emanuela Prado Ferraz (docente)

Reabilitação oral, maxilofacial e implantes osseointegrados

Descrição: O objetivo dessa linha é investigar, por meio de estudos clínicos e laboratoriais, os materiais, técnicas e a biomecânica nas reabilitações de pacientes com próteses e implantes osseointegrados. Estuda também reabilitações protéticas bucomaxilofaciais e protetores orofaciais usados na Odontologia do esporte.

Essa linha de pesquisa refere-se a área de Reabilitação em Odontologia e possui os seguintes projetos:

Projeto 1: Implantodontia e Odontologia Reabilitadora Digital
Descrição: Este projeto tem o objetivo de estudar as novas tecnologias digitais aplicadas à Odontologia Reabilitadora e à Implantodontia. Avaliar procedimentos clínicos como o escaneamento intraoral, escaneamento facial, assim como o comportamento de materiais restauradores empregados no processo CAD-CAM e na impressão 3D. O projeto propõe também analisar aplicativos de planejamento estético digital e softwares de planejamento de cirurgia guiada de implantes.
Responsável: Newton Sesma (docente)

Projeto 2: Avaliação das estruturas do sistema estomatognático relativo ao comportamento das Articulações Têmporo Mandibulares, mediante terapêuticas instituídas e a influência sobre o balanceamento postural do individuo, quando da presença de implantes, considerando sobre estes, aplicabilidade do sistema CAD/CAM.
Descrição: O projeto visa investigar o comportamento e aplicabilidade de dispositivos que possam detectar e/ou restabelecer sinais e sintomas das articulações têmporo mandibulares e a sua relação com o equilíbrio, empregando diferentes tipos de materiais, em indivíduos portadores ou não de implantes ósseo integrados, estes planejados e implantados sob a tecnologia CAD/CAM. Também o projeto se propõe avaliar a qualidade de sua implantação de acordo com o tratamento de sua superfície e nível de osseointegação e a integridade dos tecidos perimplantares.
Responsável: Dalva Cruz Laganá (docente)

Projeto 3: Investigação de Materiais e Técnicas Utilizados na Confecção de Próteses Dento e Implanto Suportadas
Descrição: Atualmente, há uma exigência crescente dos pacientes por próteses estéticas e duráveis, cuja execução seja confortável. O presente projeto visa investigar materiais utilizados na confecção de próteses dento e implanto suportadas, assim como diferentes técnicas aplicadas para a sua confecção, como o uso de tecnologia digital, por meio de análises laboratoriais e clínicas.
Responsável: Emily Vivianne Freitas da Silva (docente)

Projeto 4: Reabilitação Protética Craniomaxilofacial
Descrição: O objetivo deste projeto é estudar amplamente temas que trazem a necessidade e a importância da reabilitação craniomaxilofacial. Desde materiais utilizados; meios de retenção, como implantes e estruturas anatômicas; planejamento digital, cirurgias guiadas e previsibilidade no resultado de reabilitações, com auxílio das tecnologias 3D e inteligência artificial. Capacitação para trabalhar na multidisciplinaridade que o tratamento reabilitador exige. Técnicas que venham a auxiliar o profissional a oferecer qualidade de vida ao paciente com perdas e malformações craniomaxilofaciais.
Responsável: Reinaldo Brito e Dias (docente)

Projeto 5: Odontologia do Esporte e Prevenção de Traumas Orofaciais
Descrição: Estudar a saúde bucal de atletas, suas interações sistêmicas e fisiológicas, riscos, preservação e proservação da condição física ideal. Estudar o comportamento mecânico dos traumas faciais, os possíveis meios de proteção e os materiais utilizados na confecção de protetores orofaciais.
Responsável: Neide Pena Coto (docente)