OdontonaRemo

O projeto ODONTONAREMO foi elaborado e implementado em 2023. Docentes e discentes de pós-graduação da FOUSP, juntamente com orientandos de Iniciação Científica, supervisionam experimentos científicos e orientações educativas sobre saúde bucal, que são realizados por alunos de escolas do ensino fundamental que participaram do projeto Experimentando Ciência.

O público-alvo desta ação são os moradores de uma comunidade próxima da FOUSP chamada São Remo. Por isso, o nome do Projeto ODONTONAREMO significa “Odontologia da FOUSP presente na Comunidade São Remo”.

Essa atividade ocorre em parceria com a Escola XXXXX e a Associação dos Moradores da Comunidade São Remo.

Uma vez por ano, em um final de semana do mês de setembro, são montadas 8 estações de atividades educativas e laboratoriais na sede da Associação dos Moradores da Comunidade São Remo, para que as pessoas da comunidade, desde crianças até idosos, possam receber informações sobre saúde bucal.

As 8 estações que são realizadas por alunos do ensino fundamental, sob supervisão, são:

Saúde Bucal – orientação sobre como realizar a correta higiene bucal, com distribuição de kits contendo escova e pasta de dente.

Limpeza das Mãos – orientação sobre como realizar a correta higiene das mãos, com distribuição de sabonetes. Também há a demonstração de placas de microbiologia previamente preparadas, mostrando a quantidade de microrganismos existentes nas mãos antes e após a limpeza.

Materiais Dentários – as pessoas têm a oportunidade de conhecer alguns materiais dentários, como gesso e alginato, e aprender como são manipulados. Moldes de dedos de pessoas são feitos para demonstrar algumas propriedades dos materiais.

Microscopia – são levados microscópios de luz com algumas lâminas prontas, para que as pessoas possam observar as células e suas estruturas. Em algumas ocasiões, realiza-se a citologia esfoliativa em um voluntário e o preparo da lâmina para observação imediata.

Odontologia Forense – as pessoas podem descobrir que tipo de impressão digital possuem, além de aprender como reconhecer uma pessoa pela arcada dentária que ela tem.

Estomatologia – é apresentada às pessoas a importância de não fumar cigarros, pois causam problemas de saúde para a boca e outros órgãos, como os pulmões. A campanha “Mostre sua Língua” é realizada para promover o autodiagnóstico de câncer bucal. Além disso, para aqueles que fumam, há uma campanha de conscientização para que não joguem bitucas de cigarro no chão, a fim de colaborar com o meio ambiente.

DNA da Banana – são realizadas todas as etapas laboratoriais para a extração do DNA da banana, permitindo que as pessoas visualizem, a olho nu, como é a aparência do DNA.

Fluorterapia – com auxílio de ovos, creme dental fluoretado e vinagre, é feito um experimento que evidencia a importância do uso do creme dental fluoretado para evitar a desmineralização do dente.

Projeto Educando no SUS

O projeto Educando no SUS é fruto da parceria entre a Coordenação Geral de Saúde Bucal (CGSB) do Ministério da Saúde e do Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP, sendo que a comissão responsável pelo projeto é formada por membros de ambas as instituições.

O principal objetivo desse projeto é oferecer oportunidades de educação continuada em assuntos relacionados à saúde bucal para os cirurgiões-dentistas de todo o Brasil que realizam atendimentos nos SUS.

Os Special Interest Groups (SIGs) temáticos integram a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE/RNP/MCTI). A FOUSP, a Coordenação-Geral de Saúde Bucal, a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde em parceria com a RUTE criaram o SIG Saude Bucal : https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigsaudebucal, que servirá para transmitir as palestras ao vivo. 

Por meio desse SIG serão oferecidas vídeo conferências mensais, todas as primeiras quintas-feiras de cada mês às 19h, sobre diferentes assuntos relacionados à saúde bucal de acordo com a demanda feita pelos profissionais.

Essas vídeo conferências ficarão gravadas nesse link, para que as pessoas possam ter acesso sempre que necessitarem e também estarão disponíveis nessa página.

Conjuntamente CGSB e FOUSP discutirão os temas propostas para as vídeo conferências e quem serão os ministradores. Entende-se que esta é uma forma que a pós-graduação da FOUSP pode contribuir para educação continuada de profissionais de saúde bucal em todo o Brasil.

As datas em que ocorrerão as atividades nesse ano serão 04 maio, 01 junho, 06 julho, 03 agosto, 14 setembro, 05 outubro, 09 novembro e 07 dezembro.

Os membros da Comissão são:

CGSB: Doralice Severo Cruz, Sandra Cartaxo

FOUSP: Ana Estela Haddad, Celso Zilbovicius, Giuseppe Alexandre Romito, Marcelo José Strazzeri Bönecker, Paulo Henrique Bráz da Silva, Maria Gabriela Biazevic, Claudio Mendes Panutti, Deise Garrido, Fernanda Yumi Tsumura Medeiros (aluna de graduação).

Assista aos eventos

Projeto de Integração Ensino-Serviço-Mananciais

O Projeto Integrando Ensino-Serviço em Saúde Bucal foi iniciado em 2014. É uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP, em parceria com o Grupo Técnico de Saúde Bucal da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS4 – Mananciais).

O objetivo desse projeto é promover a atualização constante dos profissionais de saúde bucal, garantindo a incorporação de novas práticas e conhecimentos científicos, fortalecer a participação social na formulação e avaliação das políticas de saúde bucal, e desenvolver ações comunitárias que promovam a saúde bucal e previnam doenças odontológicas, integrando ensino e serviço. Assim, promover a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio da atenção integral à saúde bucal, entre a FOUSP e a rede de serviços de saúde bucal do SUS nos 8 municípios da RRAS4: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Em muitas atividades, a coordenação de Saúde Bucal do Estado de São Paulo é convidada, e profissionais das equipes de saúde bucal de outras regiões do Estado participam de forma virtual.

Por meio desse projeto, são identificados temas de interesse para que os profissionais de saúde bucal (cirurgiões-dentistas, THDs e ASBs) da rede possam atualizar seus conhecimentos e promover maior qualificação na atenção à saúde bucal na região. Os temas são abordados por professores do corpo docente e discente de pós-graduação da FOUSP. Além disso, os serviços de saúde bucal referenciam pacientes em situações de maior complexidade de diagnóstico ou buscam na FOUSP uma segunda opinião em casos clínicos.

A política nacional de formação e reorientação da formação profissional em saúde, promovida pelos Ministérios da Saúde e da Educação nas últimas décadas, tem como um dos seus eixos norteadores a integração ensino-serviço, que visa promover mudanças tanto na qualificação dos processos de atenção à saúde da população quanto no ensino e na formação em saúde, compreendendo a rede de serviços como um espaço pedagógico potente, a partir do qual se pode desenvolver ensino, pesquisa e atenção à saúde de forma resolutiva e humanizada.

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) constitui-se em um dos eixos estruturantes do aperfeiçoamento organizacional dos serviços de saúde. A educação permanente é a aprendizagem a partir do processo de trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações. A PNEPS é uma das estratégias do SUS para o desenvolvimento de seus trabalhadores e o aperfeiçoamento organizacional no âmbito dos serviços e da gestão, com o objetivo de contribuir para a reorientação dos processos formativos, das práticas pedagógicas e de saúde e da organização dos serviços. Baseia-se no trabalho articulado entre o sistema de saúde em suas esferas de gestão e as instituições formadoras, na identificação dos problemas cotidianos no processo de trabalho na saúde e na construção coletiva e compartilhada de soluções. A educação permanente vem se consolidando e incorporando à agenda da gestão da saúde como eixo integrador entre educação e trabalho.

O projeto tem promovido a qualificação contínua de cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal, impactando positivamente a gestão clínica e o cuidado odontológico no âmbito da Estratégia Saúde da Família e nas Equipes de Atenção Primária (EAP). Por meio deste programa, as atualizações realizadas são divulgadas através de um link na página da FOUSP.

Os coordenadores de saúde bucal dos municípios que compõem a Região dos Mananciais levantam, junto às suas equipes de saúde bucal, as sugestões de temas para as atualizações.

Nos cinco primeiros anos do projeto, as atividades eram realizadas quatro vezes ao ano e todas eram presenciais no Auditório da FOUSP.

Na época da pandemia, em 2020, foi realizada a primeira atualização virtual para as equipes de saúde bucal de Mananciais, sendo possível estender a participação para outros municípios do estado de São Paulo. Até os dias atuais, a ferramenta do EAD continua sendo utilizada.

A partir de então, passaram a ser realizados dois eventos durante o ano: no primeiro semestre, um curso a distância para os profissionais da saúde bucal da rede, estendido aos profissionais do serviço público do Estado de São Paulo. No segundo semestre, é realizado o Fórum de Saúde Bucal, em comemoração ao Dia do Dentista e dos Auxiliares em Saúde Bucal.

Após a realização de cada evento, é feita uma avaliação, onde os participantes avaliam a atividade desenvolvida e fazem sugestões de temas para futuros eventos, permitindo ajustes contínuos do programa. Todos os participantes recebem certificados.

Segundo avaliações realizadas, os principais resultados que têm sido alcançados a partir da implementação do projeto são: melhoria da qualidade do atendimento, maior participação social: inovação nos serviços de saúde bucal.

Assista aos eventos

Material complementar às palestras ministradas

Tópico: Farmacologia Geral

Palestrante: Profa. Dra. Neide Pena Coto

Material utilizado na palestra


Tópico: Endodontia em sessão única

Palestrante: Profa. Dra. Carla Sipert

Material utilizado na palestra


Tópico: Farmacologia em Odontopediatria

Palestrante: Prof. Dr. Cassio Alencar

Material utilizado na palestra


Tópico: Antibióticos em Odontopediatria

Palestrante: Prof. Dr. Ricardo de Nardi Fonoff

Material utilizado na palestra


Tópico: Endodontia em Odontopediatria

Palestrante: Profa. Dra. Anna Carolina Volpi Mello-Moura

Material utilizado na palestra


Tópico: Urgência em Endodontia de Dentes Permanentes

Palestrante: Profa. Dra. Carina Domaneschi

Material utilizado na palestra


Tópico: DTM e dor orofacial em crianças

Palestrante: Profa. Dra. Adriana Lira Ortega

Material utilizado na palestra


Tópico: Problemas da ATM em adultos

Palestrante: Profa. Dra. Andréa Lusvarghi Witzel

Material utilizado na palestra


Tópico: O uso da Resina Composta na dentística contemporânea

Palestrante: Profa. Dra. Isabel Cristina Olegário da Costa

Material utilizado na palestra


Tópico: Hipersensibilidade Dentinária

Palestrante: Prof. Dr. Vinícius Maximiano

Material utilizado na palestra


Tópico: Princípios da Laserterapia na Odontologia

Palestrante: Dra. Sandra Ribeiro de Barros da Cunha

Material utilizado na palestra


Tópico: Defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário: diagnóstico diferencial (HSMD e HMI) e desafios clínicos

Palestrante: Dra. Emanuella Pinheiro da Silva Oliveira

Material utilizado na palestra:


Tópico: Manejo odontológico de pacientes em uso de bisfosfonatos

Palestrante: Profa. Dra. Karem Lopez Oretega

Material utilizado na palestra:


Tópico: Atendimento odontológico ao paciente dependente químico: alterações bucais e interações medicamentosas

Palestrante: Samanta Pereira de Souza

Material utilizado na palestra:


Tópico: Princípios de tratamento das infecções odontogênicas e Prevenção e Tratamento de Acidentes e Complicações em Cirurgia Bucal

Palestrante: Vitor Pereira Rodrigues

Material utilizado na palestra:

Projetos de Ortodontia

Avaliação da eficiência e ou eficácia de diferentes métodos aplicados nos tratamentos ortodônticosDescrição: Esse projeto tem a finalidade de avaliar, por meio de estudos clínicos ou em animais, a eficácia, a eficiência e as alterações da sintomatologia da face, dos tecidos de suporte da posição dos dentes quando utilizado a fotomodulação e ou marcadores relacionados à dor e à osteoclastogênese. Responsável: Profa. Dra. Gladys Cristina Dominguez Morea

Diagnóstico e Biomecância utilizada no Tratamento das deformidades dentofaciaisDescrição: Esse projeto tem a finalidade de analisar os resultados da biomecânica utilizada na movimentação dentária e esquelética no tratamento dos desequilíbrios dentofaciais, associado a procedimentos cirúrgicos ou não, com aparelhos fixos ou removíveis. Responsável: Prof. Dr. José Rino Neto

Estudo clínico envolvendo o diagnóstico e a biomecânica da movimentação dentária induzidaDescrição: Esse projetotem a finalidade de analisar, por meio de estudos clínicos, os resultados da movimentação dentária induzida aplicando-se diferentes intervalos de tempo nas trocas dos arcos termo-ativados durante a fase de nivelamento do tratamento ortodôntico. Responsável: Prof. Dr. João Batista de Paiva

Estudo imaginológico do complexo maxilo-mandibular durante e após o tratamento ortodônticoDescrição: Esse projeto tem como finalidade analisar, por meio de imagens, os efeitos da movimentação dentária nas estruturas do complexo maxilo-mandibular, utilizando diferentes técnicas radiográficas. Responsável: Prof. Dr. Israel Chilvarquer

Projeto Experimentando Ciência

Durante o ano de 2015, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da USP, juntamente com a diretoria do Departamento Regional de Educação do Município de São Paulo da Região do Butantã e professores de ciências de escolas do ensino fundamental dessa região, elaboraram um projeto educacional para integrar o ensino fundamental e a pós-graduação.

O projeto Experimentando Ciência foi implementado em 2016 e baseia-se nos direitos de aprendizagem do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa, desenvolvido pelo Governo Federal. Para o cumprimento desses direitos, é fundamental oferecer, no âmbito escolar, oficinas de ciências como forma de ampliar a visão de mundo do educando, permitindo que ele vivencie e experimente aspectos importantes da ciência.

Dessa forma, são desenvolvidas na Faculdade de Odontologia atividades de oficinas de ciências para alunos do ensino fundamental de 6 escolas participantes. Os conteúdos dessas oficinas foram elaborados e desenvolvidos em parceria entre os professores de ciências das escolas e os professores de pós-graduação.

No primeiro semestre de cada ano, 40 alunos de cada uma das escolas são convidados a virem até os laboratórios da FOUSP. Um ônibus vai buscá-los em suas escolas. Ao chegarem na FOUSP, é feita uma breve palestra de boas-vindas sobre a USP e a FOUSP. Em seguida, os alunos são divididos em 7 grupos e passam a manhã realizando atividades em 7 diferentes laboratórios da FOUSP: Citologia Bucal, Biologia Molecular, Odontologia Forense, Radiologia, Microbiologia, Materiais Dentários e Bioquímica.

As atividades desenvolvidas nos laboratórios são: • Citologia Bucal: raspagem de mucosa bucal, preparo de lâminas e observação em microscópio de luz. • Biologia Molecular: extração de DNA da banana. • Odontologia Forense: identificação de arcadas dentárias por meio de marcas de mordidas em uma maçã. • Radiologia: conhecer a formação de imagens radiográficas, princípios de interpretação de imagens e conceitos bi e tridimensionais. • Microbiologia: coleta de microbiota das mãos antes e após a higienização e identificação de colônias de microrganismos. • Materiais Dentários: contato com diferentes materiais dentários, suas manipulações, consistências, tempo de presa e aparência final. • Bioquímica: experimento com ovo de galinha, creme dental e vinagre para evidenciar a importância do uso do flúor na proteção dos dentes contra cárie.

Após a realização dos experimentos, há um intervalo em que é oferecido um lanche, e em seguida todos os alunos são reunidos em uma única sala para que cada grupo faça um breve relato do experimento que realizou. Além disso, os alunos recebem orientações sobre higiene bucal e das mãos, um kit com escova de dente, pasta de dente e sabonete, além de um certificado de participação.

No segundo semestre, os alunos que participaram do projeto Experimentando Ciência realizam feiras de ciências em suas próprias escolas para compartilhar os ensinamentos recebidos.

Uma das escolas organiza uma atividade de ciência que é aberta a toda a comunidade do bairro. O espaço utilizado é a sede da Associação dos Moradores. Os próprios alunos do ensino fundamental, supervisionados pelos professores e alunos de pós-graduação da FOUSP, demonstram os experimentos científicos que aprenderam nos laboratórios da FOUSP. Esse projeto é conhecido como ODONTONAREMO – que significa “Odontologia da FOUSP presente na Comunidade São Remo”.


Laboratórios participantes

Participam do projeto cinco laboratórios coordenados por Professores do Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas:

Laboratório de Patologia Molecular. com o Prof. Dr.  Fábio Daumas Nunes. Confira os vídeos clicando aqui.

Laboratório de Imagens 3D, com o Prof. Dr. Marcelo de Gusmão Paraíso Cavacanti

Laboratório de Citologia, com o Prof. Dr. Paulo Henrique Braz da Silva.

Laboratório de Antropologia Forense, com o Prof. Dr. Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani

Núcleo de Teleodontologia e Telessaúde, com a Profa. Dra. Ana Estela Haddad

Laboratório de Biomateriais Odontológicos, com o Prof. Dr. Igor Studart Medeiros.



Saiu na Mídia

Projeto Cientistas Mirins

O Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas desenvolve desde 2015 o Projeto Cientistas Mirins, criado em 2018 a partir da experiência e sucesso do projeto Experimentando Ciência.  Durante o ano de 2019, foram convidados 4 alunos do Ensino Fundamental da EMEF Teófilo Ottoni que foram previamente selecionados pela própria EMEF.

Cada um desses quatro Cientista Mirins acompanham semanalmente a rotina de pesquisa de um dos quatro laboratórios participantes: Patologia Molecular,  Imagens 3D, Antropologia Forense e o Laboratório de Citologia. Durante o período de um ano, esse alunos colaborarão no desenvolvimento de um projeto de pesquisa sob orientação de professores e alunos de pós-graduação.

Além disso, os Cientistas Mirins tem a oportunidade de conhecer metodologias de pesquisa empregadas em outros laboratórios de pesquisa da própria FOUSP e de outras IES da USP.

Vale ressaltar que os Cientistas Mirins recebem uma bolsa mensal de ajuda de custo subsidiada pela FUNDECTO para o transporte e lanche. Além disso, eles estão cadastrados no sistema da FOUSP e tem direito ao uso dos ônibus circulares, serviços de biblioteca e alimentação.


Saiu na mídia!

2018-12-12: Na Faculdade de Odontologia, alunos da rede pública tornam-se jovens cientistas (Jornal da USP)

24/10/2018: Cientistas Mirins começam sua jornada ao conhecimento

Infousp nº 49, edição de Novembro de 2018: Projeto “Pequenos Cientistas” inicia suas atividades

Projeto integrando o ensino médio e técnico com a pesquisa

O projeto Integrando o ensino médio e técnico com a pesquisa é subsidiado por bolsas do CNPq e FUNDECTO/FOUSP e  foi idealizado por um grupo de professores do Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP.

O objetivo desse projeto é aproximar os alunos da rede pública, do ensino médio técnico, ao mundo da graduação e da pós-graduação, por meio da participação em atividades clínicas e de investigação científica, orientadas por pesquisadores do Programa de Pós Graduação.

A justifica do projeto está baseada no fato que a pós-graduação e a pesquisa devem fazer sentido à comunidade na qual elas estão inseridas, e o ensino superior deve buscar meios de se articular para qualificar o ensino básico e o ensino técnico.

O projeto é feito em parceria com duas instituições: a Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Regional Osasco e conta com o apoio do presidente da Comissão de Pesquisa da FOUSP

A Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti está localizada na Cidade Tiradentes e é mantida pela Prefeitura Municipal de São Paulo por meio da Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia. A ABO Regional Osasco está localizada no Município de Osasco, próximo à FOUSP..

Para os alunos das duas Escolas Técnicas que estão fazendo pesquisas de Pré Iniciação Científica na área clínica da FOUSP, esta experiência tem sido muito importante, à medida que as pesquisas desenvolvidas são inovadoras, trabalham com materiais e técnicas novas e de ponta e agregam valor ao trabalho das futuras Auxiliares em Saúde Bucal (ASB) e Técnicas em Saúde Bucal (TSB).

Além disso, mais importante que o aprendizado técnico, é a possibilidade de oferecer o desenvolvimento de habilidades que a pesquisa traz, tais como a disciplina, o rigor do método científico, a necessidade da evidência científica para pautar a tomada de decisão e o trabalho em grupo entre outras.

No ano de 2016 tivemos 12 alunos envolvidos. Já em 2017 foram 25 alunos.

Para conhecer mais sobre o projeto:

Projetos de Comunicação com a População

Podcasts de Odontologia

A FOUSP está participando dos novos boletins na Rádio USP, chamados “Saúde Bucal”, uma parceria da Faculdade de Odontologia da USP com a Rádio USP Ribeirão. O boletim levará à comunidade informações gerais que envolvem a saúde da boca.

14/12/2018: Maus hábitos levam a lesões irreversíveis nos dentes


28/01/2019: Momento Odontologia #2 Cerca de 99% da população brasileira sofre com problemas na gengiva

11/02/2019: Momento Odontologia #4 Erosão dental, o mal da era moderna

25/02/2019: Momento Odontologia # 06 Ações preventivas são fundamentais para evitar o crescimento de doenças crônicas

11/03/2019: Momento Odontologia #07 Prótese Bucomaxilofacial é uma alternativa a cirurgia plástica

25/03/2019:  Momento Odontologia #09 Câncer de boca tratado na fase inicial tem chance de cura

08/04/2019: Momento Odontologia #11 Infecções bucais podem causar outros problemas de saúde

22/04/2019: Momento Odontologia#13 Peri-implantite doença infecciosa que pode levar a perda do implante

09/05/2019: Momento Odontologia#15 Na edição de hoje o assunto é “emergências médicas em Odontologia”

21/05/2019: Momento Odontologia #17_Dente do Siso: remover ou não

04/06/2019: Momento Odontologia #19: Funcionamento do implante dentário e cuidados que ele demanda

18/06/2019: Momento Odontologia #21: Importância da saúde oral e implicações na saúde do atleta

01/07/2019: Momento Odontologia #23: Como cuidar dos dentes na melhor idade?

23/07/2019: Momento Odontologia #25: Tratamentos para câncer podem causar problemas bucais

05/08/2019: Momento Odontologia #27: Prótese removível é alternativa para reposição do conjunto dentário

20/08/2019: Momento Odontologia #29: Tratamento ortodôntico na idade adulta

02/09/2019: Momento Odontologia#31: A importância da telessaúde no Brasil

16/09/2019: Momento Odontologia #33 – Dores Endodônticas

30/09/2019: Momento Odontologia #35 – Exames Radiográficos em Odontologia

28/10/2019: Momento Odontologia #38: Higienização das mãos e boca

11/11/2019: Momento Odontologia #40: Cáries em adultos

25/11/2019: Momento Odontologia #42: Traumas na dentição permanente

29/11/2019: Rádio USP é finalista no Prêmio Crosp de Jornalismo

09/12/2019: Momento Odontologia#44: Fluoretar a água é uma das mais importantes medidas de saúde pública do século XX 


03/02/2020: Momento Odontologia #46: Lesões bucais

03/03/2020: Momento Odontologia #49 – Saúde bucal pode influenciar na qualidade de vida

23/03/2020: Momento Odontologia #52: Profissional da saúde bucal tem papel fundamental em época de pandemia

13/04/2020: Momento Odontologia #55: Os dentes também podem ter lentes de contato

04/05/2020: Momento Odontologia #58 Qual a importância do SUS para os brasileiros

01/06/2020: Momento Odontologia #60: Diagnóstico do novo coronavírus pela saliva é mais rápido e barato

22/06/2020: Momento Odontologia #63: Cirurgia ortognática corrige deformidades e anomalias dos maxilares

10/08/2020: Momento Odontologia #66: Dente pode ser considerado um órgão?

31/08/2020: Momento Odontologia #69: Odontologia Legal se consolida e se expande como campo de atuação para o cirurgião-dentista

28/09/2020: Momento Odontologia #72: Os fumantes têm 85% mais chances de desenvolver periodontite do que os não fumantes

26/10/2020: Momento Odontologia #75: Tratamentos ortodônticos trazem inúmeros benefícios também para pacientes adultos

23/11/2020: Momento Odontologia #78: Estresse causado pela pandemia pode trazer problemas para a mandíbula

15/12/2020: Momento Odontologia #81: Estresse e medo causados pela pandemia podem acentuar problemas bucais


09/02/2021: Momento Odontologia #83: Odontologia hospitalar traz qualidade de vida para pacientes internados

01/03/2021:  Momento Odontologia #86: Saúde bucal na gravidez: mitos, verdades e cuidados

22/03/2021: Momento Odontologia #89: Saúde bucal do brasileiro pode avançar com maior inserção da assistência odontológica na atenção básica à saúde

20/04/2021: Momento Odontologia #92: Uso de enxaguatórios bucais no consultório odontológico reduz a quantidade de micro-organismos

10/05/2021: Momento Odontologia #95: Odontologia pode ser importante aliada no combate à violência doméstica

01/06/2021: Momento Odontologia #98: Reabilitação protética traz qualidade de vida aos pacientes que retiraram partes da face 

22/06/2021: Momento Odontologia #101: Uso de chupeta pode trazer prejuízos para a saúde bucal das crianças

29/06/2021: Momento Odontologia #102: Piercing na região da boca pode causar prejuízos à saúde bucal

19/10/2021: Momento Odontologia #111: Os implantes são alternativas ao tratamento conservador com próteses

10/12/2021: Momento Odontologia #115: Atualmente substâncias utilizadas para tratamento de canal não causam escurecimento do dente

13/12/2021: Momento Odontologia #116: Escova dental deve ser trocada todo mês


01/02/2022: Momento Odontologia #117: Existem poucos dados científicos sobre com que frequência se deve trocar uma escova de dentes

14/03/2022: Momento Odontologia #119: Lentes de contato dentais compradas pela Internet podem trazer mais danos do que benefícios

07/06/2022: Momento Odontologia #125: A retração gengival pode ser percebida somente quando já está instalada

09/07/2022: Momento Odontologia #128: Prevenção e orientação são essenciais para a saúde bucal do portador de síndrome de Down

24/10/2022: Momento Odontologia #132: Para especialista pasta de dente para criança deve conter flúor

22/11/2022: Momento Odontologia #134: Restauração dental precisa de higiene e cuidados específicos

Vídeos Teses

Fábio Carneiro Martins

Bruna Cordeiro Amarante

João Pedro Perez Gomes

Gustavo Hermes Soares

José Pimentel Girard

Carolina Vivan

Leticia Miquelitto Gasparoni