Projeto Educando no SUS
O projeto Educando no SUS é fruto da parceria entre a Coordenação Geral de Saúde Bucal (CGSB) do Ministério da Saúde e do Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP, sendo que a comissão responsável pelo projeto é formada por membros de ambas as instituições.
O principal objetivo desse projeto é oferecer oportunidades de educação continuada em assuntos relacionados à saúde bucal para os cirurgiões-dentistas de todo o Brasil que realizam atendimentos nos SUS.
Os Special Interest Groups (SIGs) temáticos integram a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE/RNP/MCTI). A FOUSP, a Coordenação-Geral de Saúde Bucal, a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde em parceria com a RUTE criaram o SIG Saude Bucal : https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigsaudebucal, que servirá para transmitir as palestras ao vivo.
Por meio desse SIG serão oferecidas vídeo conferências mensais, todas as primeiras quintas-feiras de cada mês às 19h, sobre diferentes assuntos relacionados à saúde bucal de acordo com a demanda feita pelos profissionais.
Essas vídeo conferências ficarão gravadas nesse link, para que as pessoas possam ter acesso sempre que necessitarem e também estarão disponíveis nessa página.
Conjuntamente CGSB e FOUSP discutirão os temas propostas para as vídeo conferências e quem serão os ministradores. Entende-se que esta é uma forma que a pós-graduação da FOUSP pode contribuir para educação continuada de profissionais de saúde bucal em todo o Brasil.
As datas em que ocorrerão as atividades nesse ano serão 04 maio, 01 junho, 06 julho, 03 agosto, 14 setembro, 05 outubro, 09 novembro e 07 dezembro.
Os membros da Comissão são:
CGSB: Doralice Severo Cruz, Sandra Cartaxo
FOUSP: Ana Estela Haddad, Celso Zilbovicius, Giuseppe Alexandre Romito, Marcelo José Strazzeri Bönecker, Paulo Henrique Bráz da Silva, Maria Gabriela Biazevic, Claudio Mendes Panutti, Deise Garrido, Fernanda Yumi Tsumura Medeiros (aluna de graduação).
Assista aos eventos
Projeto de Integração Ensino-Serviço-Mananciais
O Projeto Integrando Ensino-Serviço em Saúde Bucal é uma iniciativa do Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP, em parceria com o Grupo Técnico de Saúde Bucal da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS4 – Mananciais).
A RRAS4 é formada pelos municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
O principal objetivo desse projeto é promover a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio da atenção integral à saúde bucal, entre a FOUSP e a rede de serviços de saúde bucal do SUS dos 08 municípios da RRAS4. Inicialmente, por meio desse projeto serão identificados temas de interesse para que os dentistas da rede possam atualizar seus conhecimentos e promover maior qualificação da atenção à saúde bucal na região. Os temas serão abordados por professores do corpo docente da FOUSP. Além disso, por meio do projeto, os serviços de saúde bucal poderão referenciar pacientes em situações de maior complexidade de diagnóstico ou buscar na FOUSP uma segunda opinião em casos clínicos.
A política nacional de formação e reorientação da formação profissional em saúde, promovida pelos Ministérios da Saúde e da Educação nas últimas décadas tem como um dos seus eixos norteadores a integração ensino-serviço, que tem como objetivo promover mudanças tanto no sentido de qualificar os processos de atenção à saúde da população, como também no ensino e na formação em saúde, compreendendo a rede de serviços como potente espaço pedagógico, a partir do qual se pode ao mesmo tempo, desenvolver ensino, pesquisa e atenção à saúde resolutiva e humanizada.
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) constitui-se em um dos eixos estruturantes do aperfeiçoamento organizacional dos serviços de saúde. A educação permanente é aprendizagem a partir do processo de trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações. A PNEPS é uma das estratégias do SUS para o desenvolvimento dos seus trabalhadores e o aperfeiçoamento organizacional no âmbito dos serviços e da gestão, com o objetivo de contribuir para a necessária reorientação dos processos formativos, das práticas pedagógicas e de saúde e da organização dos serviços. Baseia-se no trabalho articulado entre o sistema de saúde em suas esferas de gestão, e as instituições formadoras, na identificação dos problemas cotidianos no processo de trabalho na saúde e na construção coletiva e compartilhada de soluções. A educação permanente vem consolidando-se e incorporando-se à agenda da gestão da saúde como eixo integrador entre educação e trabalho.
Assista aos eventos
Material complementar às palestras ministradas
Tópico: Farmacologia Geral
Palestrante: Profa. Dra. Neide Pena Coto
Material utilizado na palestra
- Atendimento odontologico a gestantes – 2018
- Aula sobre Medicamentos – 2018
- Guia_de_Interacoes_Medicamentosas – 2018
- Prescricao Odontologica – 2018
Tópico: Endodontia em sessão única
Palestrante: Profa. Dra. Carla Sipert
Material utilizado na palestra
Tópico: Farmacologia em Odontopediatria
Palestrante: Prof. Dr. Cassio Alencar
Material utilizado na palestra
Tópico: Antibióticos em Odontopediatria
Palestrante: Prof. Dr. Ricardo de Nardi Fonoff
Material utilizado na palestra
Tópico: Endodontia em Odontopediatria
Palestrante: Profa. Dra. Anna Carolina Volpi Mello-Moura
Material utilizado na palestra
- Endodontia em dentes deciduos – 2018
- Terapêuticas pulpares em dentes decíduos – 2018
- Tratamento Endodontico em dentes deciduos – 2018
Tópico: Urgência em Endodontia de Dentes Permanentes
Palestrante: Profa. Dra. Carina Domaneschi
Material utilizado na palestra
Tópico: DTM e dor orofacial em crianças
Palestrante: Profa. Dra. Adriana Lira Ortega
Material utilizado na palestra
Tópico: Problemas da ATM em adultos
Palestrante: Profa. Dra. Andréa Lusvarghi Witzel
Material utilizado na palestra
Tópico: O uso da Resina Composta na dentística contemporânea
Palestrante: Profa. Dra. Isabel Cristina Olegário da Costa
Material utilizado na palestra
Tópico: Hipersensibilidade Dentinária
Palestrante: Prof. Dr. Vinícius Maximiano
Material utilizado na palestra
- Estudo in vivo da efetividade de diferentes métodos
- Laser de Nd YAG e pasta profilática de fosfosilicato de cálcio e sódio no tratamento da hipersensibilidade dentinária cervical
Tópico: Princípios da Laserterapia na Odontologia
Palestrante: Dra. Sandra Ribeiro de Barros da Cunha
Material utilizado na palestra
Tópico: Defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário: diagnóstico diferencial (HSMD e HMI) e desafios clínicos
Palestrante: Dra. Emanuella Pinheiro da Silva Oliveira
Material utilizado na palestra:
- 2018 – Lunna Farias – Hipomineralizacao molar-incisivo etilogia – características clínicas e tratamento – Revisão
- Desfeitos de Desenvolvimento do Esmalte (HSMD e HMI) – Material de apoio
Tópico: Manejo odontológico de pacientes em uso de bisfosfonatos
Palestrante: Karem Lopez Oretega
Material utilizado na palestra:
Tópico: Atendimento odontológico ao paciente dependente químico: alterações bucais e interações medicamentosas
Palestrante: Samanta Pereira de Souza
Material utilizado na palestra:
Tópico: Princípios de tratamento das infecções odontogênicas e Prevenção e Tratamento de Acidentes e Complicações em Cirurgia Bucal
Palestrante: Vitor Pereira Rodrigues
Material utilizado na palestra:
Saiu na mídia
21/03/2018: Projeto de Integração Ensino-Serviço realiza primeiro encontro do ano no Anfiteatro
17/05/2018: Projeto Integrando Ensino-Serviço em Saúde Bucal realiza sua segunda edição
27/06/2018: Projeto de Integração de Ensino-Serviço realiza mais uma atividade na FOUSP
23/08/2018: O Projeto Integração Ensino-Serviço mostra os riscos de diagnósticos errados relativos a dores orofaciais
17/10/2018: Projeto Integrando Ensino-Serviço em Saúde Bucal promove o 14º Fórum de Saúde Bucal
29/08/2018: FOUSP proporciona educação continuada para Cirurgiões Dentistas na rede pública
29/05/2019: Integrando Ensino realiza segundo evento do ano
10/06/2022: Mais uma edição do Projeto Integrando Ensino-Serviço
Projetos de Ortodontia
Avaliação da eficiência e ou eficácia de diferentes métodos aplicados nos tratamentos ortodônticos – Descrição: Esse projeto tem a finalidade de avaliar, por meio de estudos clínicos ou em animais, a eficácia, a eficiência e as alterações da sintomatologia da face, dos tecidos de suporte da posição dos dentes quando utilizado a fotomodulação e ou marcadores relacionados à dor e à osteoclastogênese. Responsável: Profa. Dra. Gladys Cristina Dominguez Morea
Diagnóstico e Biomecância utilizada no Tratamento das deformidades dentofaciais – Descrição: Esse projeto tem a finalidade de analisar os resultados da biomecânica utilizada na movimentação dentária e esquelética no tratamento dos desequilíbrios dentofaciais, associado a procedimentos cirúrgicos ou não, com aparelhos fixos ou removíveis. Responsável: Prof. Dr. José Rino Neto
Estudo clínico envolvendo o diagnóstico e a biomecânica da movimentação dentária induzida – Descrição: Esse projetotem a finalidade de analisar, por meio de estudos clínicos, os resultados da movimentação dentária induzida aplicando-se diferentes intervalos de tempo nas trocas dos arcos termo-ativados durante a fase de nivelamento do tratamento ortodôntico. Responsável: Prof. Dr. João Batista de Paiva
Estudo imaginológico do complexo maxilo-mandibular durante e após o tratamento ortodôntico – Descrição: Esse projeto tem como finalidade analisar, por meio de imagens, os efeitos da movimentação dentária nas estruturas do complexo maxilo-mandibular, utilizando diferentes técnicas radiográficas. Responsável: Prof. Dr. Israel Chilvarquer
Projeto Experimentando Ciência
Durante o ano de 2015, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da USP, juntamente com a diretoria do Departamento Regional de Educação do Município de São Paulo da Região do Butantã e professores de ciências de escolas do ensino fundamental dessa região elaboraram um projeto educacional para integrar o ensino fundamental e a pós-graduação.
O projeto Experimentando Ciência foi implementado no de 2016 e baseia-se nos direitos de aprendizagem do Plano Nacional da Alfabetização na Idade Certa desenvolvido pelo Governo Federal. Para o cumprimento dos direitos de aprendizagem, faz-se fundamental oferecer, no âmbito escolar, oficinas de ciências como forma de ampliar a visão de mundo do educando para que ele possa vivenciar e experimentar aspectos importantes da ciência.
Saiba mais sobre o projeto Apresentação Experimentando Ciência
Dessa forma, são desenvolvidas na Faculdade de Odontologia atividades de oficinas de ciências para alunos do ensino fundamental. Os conteúdos dessas oficinas foram elaborados e desenvolvidos em parceria entre os professores de ciências das escolas do ensino fundamental e professores de pós-graduação.
O planejamento e execução do projeto foram realizados pelos professores da FOUSP acima citados, além do Prof. Marcelo Bönecker, alunos da pós-graduação e de Iniciação Científica que desenvolvem atividades de pesquisa nos laboratórios envolvidos na atividade e funcionários da FOUSP, além de professores representando as escolas participantes.
No primeiro ano de implantação do projeto em 2016, cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da Região do Butantã na zona oeste da cidade de São Paulo, e próximo a FOUSP participaram das atividades, o que totalizou 200 crianças envolvidas do projeto. Para maiores detalhes, acesse o relatório do projeto desenvolvido ao longo de 2016: Experimentando Ciência – Uma ação de aproximação entre o ensino fundamental e a pós-graduação.
Em 2017, as mesmas cinco EMEFs continuaram a participar do projeto, e foi possível convidar duas novas escolas para integrarem as atividades. Assim, mais uma EMEF da Região do Butantã e uma escola Estadual da Região do Heliópolis na zona leste da cidade de São Paulo foram envolvidas no projeto, o que totalizou a participação de 280 crianças. Além do projeto ter podido oferecer a participação a um maior numero de crianças, durante o ano de 2017 pudemos aprimorar as metodologias desenvolvidas nos laboratórios e no momento de multiplicação das experiências vivenciadas. Nesse ano, a FUNDECTO (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia) colaborou efetivamente oferecendo à todas as crianças um lanche na hora do intervalo. Para maiores detalhes, acesse os links na parte inferior dessa página.
Em 2018 os desafios aumentaram. O projeto teve condição de crescer mais um pouco e pudemos convidar mais duas escolas além das sete que já participaram das atividades em 2017. Durante o ano de 2018 uma nova atividade laboratorial foi instituída aonde o projeto teve a oportunidade de expandir atividades para conscientização da saúde corporal e bucal das crianças. Amostras de microflora das mãos das crianças foram coletadas antes e após lavagem com água e sabão, assim as crianças puderam observar a importância de cuidar bem da higiene das mãos. Também foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa para avaliar o impacto da visita das crianças ao projeto. Confira o projeto de pesquisa clicando aqui.
Para 2019, foi aprofundada as experiências de ciências que as crianças realizam e trabalhou-se com cada uma das escolas em dois momentos. Num primeiro momento as escolas trouxeram as crianças para a atividade de realizar experimentos laboratoriais. Num segundo momento, as escolas trabalharam um dos conteúdos desenvolvidos nos laboratórios e elaborar um material didático a ser compartilhado com outras escolas envolvidas no projeto.
Laboratórios participantes
Participam do projeto cinco laboratórios coordenados por Professores do Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas:
Laboratório de Patologia Molecular. com o Prof. Dr. Fábio Daumas Nunes. Confira os vídeos clicando aqui.
Laboratório de Imagens 3D, com o Prof. Dr. Marcelo de Gusmão Paraíso Cavacanti
Laboratório de Citologia, com o Prof. Dr. Paulo Henrique Braz da Silva.
Laboratório de Antropologia Forense, com o Prof. Dr. Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani
Núcleo de Teleodontologia e Telessaúde, com a Profa. Dra. Ana Estela Haddad
Laboratório de Biomateriais Odontológicos, com o Prof. Dr. Igor Studart Medeiros.
Produção Intelectual e técnica
Mídias Sociais
Existe um canal no Youtube e uma página no Facebook onde todos podem ver fotos, vídeos e tudo o que acontece no “Experimentando Ciência”.
Saiu na mídia!
- Jornal da APCD: Projeto “Experimentando Ciência” proporciona novas oportunidades e distintas maneiras de aprender para alunos do ensino fundamental
- Revista ABENO: A diretriz do Plano Nacional de Pós-Graduação de articulação com a Educação Básica: relato do projeto Experimentando Ciência
- Jornal da USP: Projeto da Odontologia leva ciência à rede pública de ensino
- Notas diversas
- 17/06/2016: Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas lança projeto em parceria com escolas municipais
- 23/06/2016: “Experimentando Ciência” traz alunos de Escola Municipal para os laboratórios
- 26/08/2016: FOUSP recebe alunos da EMEF Profa. Ileusa Caetano da Silva
- 15/09/2016: Alunos da EMEF Teófilo Benedito Ottoni participam do Experimentando Ciência
- 27/10/2016: Educadores se reúnem para debater sobre o projeto Experimentando Ciência
- 11/05/2017: Diretores de Escolas Municipais visitam a FOUSP para discutir parceria
- 19/05/2017: Alunos da Escola Makiguti apresentam projetos de Pré-Iniciação Científica na USP
- 21/06/2017: Experimentando Ciência: Professores das EMEFs visitam laboratórios da FOUSP
- 10/08/2017: Crianças de escola pública visitam laboratórios da faculdade
- 17/08/2017: ‘Experimentando Ciência’ recebe alunos de escola pública para atividades nos laboratórios
- 31/08/2017: Jovens da EMEF Theodomiro Dias visitam FOUSP pelo Projeto Experimentando Ciência
- 14/09/2017: “Experimentando Ciência”: FOUSP recebe alunos de escola de Escola Municipal em seus laboratórios
- 04/10/2017: Projeto “Experimentando Ciência” recebe a EMEF Desembargador Arthur Whitaker
- 26/10/2017: Alunos da rede estadual são recebidos pelo “Experimentando Ciência”
- 09/11/2017: Experimentando Ciência recebe mais alunos para oficinas científicas
- 23/11/2017: Projeto Experimentando Ciência realiza reunião anual de finalização
- 21/02/2018: Reunião do “Experimentando Ciência” prepara as primeiras atividades
- 11/04/2018: Projeto Experimentando Ciência realiza primeira visita de 2018!
- 09/05/2018: EMEF Desembargador Theodomiro Dias participa do Projeto Experimentando Ciência
- 13/06/2018: Alunos do EMEF Jardim Paulista são acolhidos pelo Projeto Experimentando Ciência
- 15/08/2018: Jovens empolgam-se em nova edição do Projeto Experimentando Ciência
- 12/09/2018: Projeto Experimentando Ciências cativa adolescentes do Jardim Educandário
- 26/09/2018: Estudantes da EMEF Desembargador Amorim Lima desbravam a FOUSP
- 17/10/2018: Projeto Experimentando Ciência desperta curiosidade em alunos do oitavo ano do fundamental
- 28/11/2018: Alunos premiados pelo “Vem pra USP!” participam do Experimentando Ciência
- 10/04/2019: Primeira atividade do ano: Experimentando Ciência tem cada segundo registrado pelos alunos
- 24/04/2019: Experimentando Ciência: alunos do 6º e 8º ano visitam a unidade
- 08/05/2019: Experimentando Ciência recebe alunos do sétimo e oitavo ano em mais uma edição do projeto
- 29/05/2019: Experimentando Ciência forma novos pequenos cientistas
- 05/06/2019: Alunos do fundamental tem um dia como cientista na FOUSP
- 31/10/2019: Experimentando Ciência reúne alunos para mais uma nova fase do projeto
- 12/12/2019: O Projeto Experimentando Ciência na USP
- Infousp dezembro de 2016, página 7
- Infousp de julho de 2016, página 15
- Infousp de julho de 2017, página 9
- Infousp de janeiro de 2018
- Infousp de agosto de 2019
Projeto Cientistas Mirins
O Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas desenvolve desde 2015 o Projeto Cientistas Mirins, criado em 2018 a partir da experiência e sucesso do projeto Experimentando Ciência. Durante o ano de 2019, foram convidados 4 alunos do Ensino Fundamental da EMEF Teófilo Ottoni que foram previamente selecionados pela própria EMEF.
Cada um desses quatro Cientista Mirins acompanham semanalmente a rotina de pesquisa de um dos quatro laboratórios participantes: Patologia Molecular, Imagens 3D, Antropologia Forense e o Laboratório de Citologia. Durante o período de um ano, esse alunos colaborarão no desenvolvimento de um projeto de pesquisa sob orientação de professores e alunos de pós-graduação.
Além disso, os Cientistas Mirins tem a oportunidade de conhecer metodologias de pesquisa empregadas em outros laboratórios de pesquisa da própria FOUSP e de outras IES da USP.
Vale ressaltar que os Cientistas Mirins recebem uma bolsa mensal de ajuda de custo subsidiada pela FUNDECTO para o transporte e lanche. Além disso, eles estão cadastrados no sistema da FOUSP e tem direito ao uso dos ônibus circulares, serviços de biblioteca e alimentação.
Saiu na mídia!
2018-12-12: Na Faculdade de Odontologia, alunos da rede pública tornam-se jovens cientistas (Jornal da USP)
24/10/2018: Cientistas Mirins começam sua jornada ao conhecimento
Infousp nº 49, edição de Novembro de 2018: Projeto “Pequenos Cientistas” inicia suas atividades
Projeto integrando o ensino médio e técnico com a pesquisa
O projeto Integrando o ensino médio e técnico com a pesquisa é subsidiado por bolsas do CNPq e FUNDECTO/FOUSP e foi idealizado por um grupo de professores do Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP.
O objetivo desse projeto é aproximar os alunos da rede pública, do ensino médio técnico, ao mundo da graduação e da pós-graduação, por meio da participação em atividades clínicas e de investigação científica, orientadas por pesquisadores do Programa de Pós Graduação.
A justifica do projeto está baseada no fato que a pós-graduação e a pesquisa devem fazer sentido à comunidade na qual elas estão inseridas, e o ensino superior deve buscar meios de se articular para qualificar o ensino básico e o ensino técnico.
O projeto é feito em parceria com duas instituições: a Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Regional Osasco e conta com o apoio do presidente da Comissão de Pesquisa da FOUSP
A Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti está localizada na Cidade Tiradentes e é mantida pela Prefeitura Municipal de São Paulo por meio da Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia. A ABO Regional Osasco está localizada no Município de Osasco, próximo à FOUSP..
Para os alunos das duas Escolas Técnicas que estão fazendo pesquisas de Pré Iniciação Científica na área clínica da FOUSP, esta experiência tem sido muito importante, à medida que as pesquisas desenvolvidas são inovadoras, trabalham com materiais e técnicas novas e de ponta e agregam valor ao trabalho das futuras Auxiliares em Saúde Bucal (ASB) e Técnicas em Saúde Bucal (TSB).
Além disso, mais importante que o aprendizado técnico, é a possibilidade de oferecer o desenvolvimento de habilidades que a pesquisa traz, tais como a disciplina, o rigor do método científico, a necessidade da evidência científica para pautar a tomada de decisão e o trabalho em grupo entre outras.
No ano de 2016 tivemos 12 alunos envolvidos. Já em 2017 foram 25 alunos.
Para conhecer mais sobre o projeto:
Projetos de Comunicação com a População
Podcasts de Odontologia
A FOUSP está participando dos novos boletins na Rádio USP, chamados “Saúde Bucal”, uma parceria da Faculdade de Odontologia da USP com a Rádio USP Ribeirão. O boletim levará à comunidade informações gerais que envolvem a saúde da boca.
14/12/2018: Maus hábitos levam a lesões irreversíveis nos dentes
11/02/2019: Momento Odontologia #4 Erosão dental, o mal da era moderna
11/03/2019: Momento Odontologia #07 Prótese Bucomaxilofacial é uma alternativa a cirurgia plástica
25/03/2019: Momento Odontologia #09 Câncer de boca tratado na fase inicial tem chance de cura
08/04/2019: Momento Odontologia #11 Infecções bucais podem causar outros problemas de saúde
21/05/2019: Momento Odontologia #17_Dente do Siso: remover ou não
04/06/2019: Momento Odontologia #19: Funcionamento do implante dentário e cuidados que ele demanda
18/06/2019: Momento Odontologia #21: Importância da saúde oral e implicações na saúde do atleta
01/07/2019: Momento Odontologia #23: Como cuidar dos dentes na melhor idade?
23/07/2019: Momento Odontologia #25: Tratamentos para câncer podem causar problemas bucais
20/08/2019: Momento Odontologia #29: Tratamento ortodôntico na idade adulta
02/09/2019: Momento Odontologia#31: A importância da telessaúde no Brasil
16/09/2019: Momento Odontologia #33 – Dores Endodônticas
30/09/2019: Momento Odontologia #35 – Exames Radiográficos em Odontologia
28/10/2019: Momento Odontologia #38: Higienização das mãos e boca
11/11/2019: Momento Odontologia #40: Cáries em adultos
25/11/2019: Momento Odontologia #42: Traumas na dentição permanente
29/11/2019: Rádio USP é finalista no Prêmio Crosp de Jornalismo
03/02/2020: Momento Odontologia #46: Lesões bucais
03/03/2020: Momento Odontologia #49 – Saúde bucal pode influenciar na qualidade de vida
13/04/2020: Momento Odontologia #55: Os dentes também podem ter lentes de contato
04/05/2020: Momento Odontologia #58 Qual a importância do SUS para os brasileiros
10/08/2020: Momento Odontologia #66: Dente pode ser considerado um órgão?
01/03/2021: Momento Odontologia #86: Saúde bucal na gravidez: mitos, verdades e cuidados
29/06/2021: Momento Odontologia #102: Piercing na região da boca pode causar prejuízos à saúde bucal
13/12/2021: Momento Odontologia #116: Escova dental deve ser trocada todo mês
22/11/2022: Momento Odontologia #134: Restauração dental precisa de higiene e cuidados específicos