Requerimento de Inscrição para Curso de Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde


Formulários:


Edital: Processo Seletivo para o Curso de Pós-Graduação Interunidades – Formação Interdisciplinar em Saúde – Faculdade De Odontologia, Faculdade de Saúde Pública, Escola de Enfermagem e Instituto de Psicologia

Edital de Inscrição

Publicado no DOE de 01/07/2025 /Caderno Executivo /Seção Atos Normativos

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE – FACULDADE DE ODONTOLOGIA, FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, ESCOLA DE ENFERMAGEM E INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O Presidente da Comissão de Pós-Graduação do Programa Interunidades Formação Interdisciplinar em Saúde (CPG-FIS) torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela CPG-FIS em sessão realizada em 13 de junho de 2025, estarão abertas as inscrições para o Curso de Mestrado Profissional do Programa Interunidades Formação Interdisciplinar em Saúde no período de 07 de julho de 2025 a 03 de outubro de 2025.

As informações sobre o Programa Interunidades Formação Interdisciplinar em Saúde (FIS) estão disponíveis a partir do site https://site.fo.usp.br/pos-graduacao/mestrado-profissional-em-saude/

Número de vagas: até 20

I. INSCRIÇÃO

As inscrições e o upload de toda documentação comprobatória do item II deverão ser efetuados exclusivamente por meio eletrônico para o e-mail posmpintersaude@usp.br. Enviar e-mail ÚNICO com toda documentação exigida, ANEXANDO INDIVIDUALMENTE os arquivos em formato PDF.

ATENÇÃO: Atentar para que toda a documentação esteja legível para que sua inscrição não seja indeferida.

A conferência da documentação e a confirmação das inscrições serão realizadas no período indicado no cronograma deste Edital. A inscrição será indeferida por falta de qualquer documento exigido. Não será aceita, sob nenhuma hipótese, a inclusão de documentação fora do período de inscrições. A responsabilidade pelo correto endereçamento do e-mail, bem como pelo envio da documentação comprobatória nos termos e prazos estabelecidos é de inteira responsabilidade dos candidatos.

Para o caso de candidato (a) que se inscrever por meio de ações afirmativas, anexar formulário de autodeclaração.

II. DOCUMENTOS EXIGIDOS NA INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DO MESTRADO

(Deverão ser encaminhadas cópias legíveis em PDF)

1. Para concorrer às vagas das ações afirmativas, o candidato deverá no ato da inscrição se autodeclarar, através da indicação da categoria a qual corresponde – pretos, pardos, indígenas ou pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis) – e não poderá alterar a categoria, conforme modelos disponíveis no site https://site.fo.usp.br/pos-graduacao/mestrado-profissional-em-saude/ingresso/

2. Requerimento dirigido ao Presidente da CPG/FIS (faça o download no item Processo seletivo: https://site.fo.usp.br/pos-graduacao/mestrado-profissional-em-saude/ingresso/

3. Diploma universitário (graduação) frente e verso, com registro do MEC. O candidato cursando o último semestre da graduação está desobrigado de apresentar o Diploma ou a Declaração de Conclusão do curso no ato da inscrição, porém, um desses documentos será imprescindível para a efetivação da matrícula, caso o candidato seja aprovado.

4. Histórico Escolar da graduação (completo, incluindo aprovações, reprovações, trancamentos etc.);

5. Registro Geral (RG) ou Carteira de Identidade Nacional (CIN) – (Nenhum outro documento será aceito como equivalente);

6. Certidão de nascimento ou casamento;

7. Cadastro de Pessoa Física (CPF);

8. Uma foto recente (similar 3 x 4) anexada ao requerimento dirigido ao Presidente (item 2);

9. Currículo gerado na Plataforma LATTES em formato PDF. Acesso para a plataforma Lattes, disponível no site https://lattes.cnpq.br/ (apenas em formato PDF, sem a necessidade de documentação comprobatória);

10. Carta de intenção, explicando as razões que o levam a se candidatar neste Programa Interunidades e a conexão do seu projeto com o trabalho em Saúde.

11. Pré-Projeto de pesquisa com, no máximo, 10 páginas, em formato PDF e conforme orientações constantes no item III.1.b deste edital.

12. Proficiência em língua inglesa que poderá ser feita de três (03) maneiras:

12.1 – Comprovada por atestado de aprovação de exame, com validade de três (03) anos, a partir da data de sua realização, nas seguintes instituições: TOEFL/ITP (Paper) – com pontuação mínima de 430; TOEFL/iBT (Internet) – com pontuação mínima de 39; IELTS (International English Language Testing System), com pontuação mínima de 5,0; e CPE (Cambridge Proficiency in English), com nível mínimo de FCE B2; OU 

12.2 –  Comprovada por aprovação em teste de proficiência realizado junto ao Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (CIL – FFLCH/USP). Inscrições serão abertas no período de 18/07/2025 a 21/08/2025, no site https://clinguas.fflch.usp.br/proficiencia-ingles-editais-anexos-inscricoes-abertas – Edital 2508 MP-SUS. A prova será realizada dia 27/08/2025 às 18h00 de maneira ONLINE e o resultado será divulgado no SITE do Programa dia 10/09/2025. Será considerada satisfatória pela comissão coordenadora deste programa a nota de corte de sessenta por cento (60%) de acertos; OU

12.3. – Poderá ser utilizado o conceito aprovado da prova realizada através do Edital 2408 MP-SUS em 2024, junto ao Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (CIL – FFLCH/USP).  Consultar a Coordenação do PPG através do e-mail: posmpintersaude@usp.br.

13. Comprovante do pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 180,00 (cento e oitenta reais), através do boleto emitido em http://fo.usp.br/boleto/pos/mestradoprofissional/. No ato da inscrição o candidato poderá solicitar a isenção do pagamento no caso de se enquadrar nos termos daLei Estadual nº 12.782, de 20.12.2007. Devendo encaminhar a solicitação com a documentação comprobatória do enquadramento até o dia 18/09/2025, o deferimento ou não do pedido será informado por e-mail (posmpintersaude@usp.br) até o dia 25/09/2025.

A desistência do candidato ou reprovação em qualquer fase do processo seletivo não ensejará devolução da taxa de inscrição. 

14. Política de ações afirmativas de inclusão: serão reservadas 10% das vagas ofertadas para candidatos autodeclarados, arredondando para cima quando o percentual não atingir valores inteiros. Caso não haja candidatos autodeclarados inscritos ou não haja candidatos autodeclarados com nota mínima para aprovação, essas vagas serão destinadas à ampla concorrência.

Os candidatos autodeclarados participarão do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos em todas as etapas do processo seletivo, mas, se necessário, terão uma bonificação atribuível em dois momentos do processo seletivo: na prova de proficiência em Inglês e/ou na prova de conhecimento específico (até 1 ponto em cada prova).

Em caso de dúvida por parte da Comissão de Pós-Graduação do Programa Interunidades Formação Interdisciplinar em Saúde (CPG-FIS) quanto à autodeclaração, o candidato será convocado para uma etapa virtual com banca de identificação, sendo de sua responsabilidade garantir equipamento e conexão à Internet, adequados para sua participação.

A opção por concorrer às vagas para ações afirmativas não será informada aos avaliadores em nenhuma das etapas.

Após a conferência da documentação, a lista de inscrições deferidas será disponibilizada no site do programa no dia 17 de outubro de 2025.

III. PROCESSO SELETIVO

O Processo Seletivo será composto por duas provas, sendo ambas eliminatórias.  Serão convocados para a segunda prova (arguição) somente os candidatos aprovados na prova de conhecimento específico (primeira prova).

A prova de conhecimento específico será realizada presencialmente na Faculdade de Saúde Pública no dia 29 de outubro de 2025 (quarta-feira) às 19:00 horas, e encerrar-se-á às 21:00 horas. A prova deverá ser escrita a caneta azul ou preta. Ocandidato deverá apresentar documento de identidade original com foto.

Serão considerados habilitados para a segunda fase os candidatos que obtiverem nota mínima de 7,0 (sete).

O resultado desta fase será divulgado no site do programa dia 07 de novembro de 2025.  (https://site.fo.usp.br/pos-graduacao/mestrado-profissional-em-saude/ingresso/).

No dia 17 de novembro de 2025 os candidatos aprovados nesta 1ª fase serão informados por e-mail, sobre o local, dia e o horário de sua prova de arguição.

A prova oralde arguição ocorrerá no período de 24 a 28 de novembro de 2025, de forma virtual (Google Meet com câmera e microfone abertos) e será constituída por uma arguição oral, com duas avaliações:

  1. Arguição sobre o pré-projeto de pesquisa.
  2. Arguição sobre o currículo e carta de intenção.

III. 1. Detalhamento das Avaliações

  1. Prova escrita de conhecimento específico

A prova versará sobre a área de conhecimento específico do curso, que tem por referência a bibliografia indicada abaixo.

Almeida-Filho N. Intersetorialidade, transdisciplinaridade e saúde coletiva: atualizando um debate em aberto. RAP. 2000; 34(6): 11-34. disponível em https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6345

Ayres JRCM. Cuidado e humanização das práticas de saúde. In: Deslandes SF. (Org.). Humanização dos cuidados em saúde: conceitos, dilemas e práticas – 2a reimpressão. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2011, p. 49-83. Disponível em https://books.scielo.org/id/sq6d8/pdf/deslandes-9788575413296.pdf#page=50

Campos CMS, Viana N, Soares CB. Mudanças no capitalismo contemporâneo e seu impacto sobre as políticas estatais: o SUS em debate. Saúde Soc. 2015; 24 (Suppl 1): 82-91 Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/Yjjbzy3vk6j4djJKwVgkkhh/abstract/?lang=pt

Domaneschi C, Magnago C, Rocha EF, Watanabe HAW, Oliveira RN, Junqueira SR.  Interprofissionalidade no campo da saúde. São Paulo, Ed. HUCITEC, 2024.

Freire Filho JR, França T, Souza RB, Sarmento LF. Educação Interprofissional no Brasil: tendências e desafios para sua implementação. In: Teixeira CP, Gasque KCS, Guilian MCR, Machado MFS, Azevedo NG, Castro RF.  (Orgs.) Educação na Saúde: fundamentos e perspectivas. Porto Alegre, RS: Editora Rede Unida, 2023, p. 117-133. Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2023/03/Livro-Educacao-na-Saude-fundamentos-e-perspectivas.pdf

Mendes EV. As redes de atenção à saúde. Ciência & saúde coletiva. 2010;  15(5): 2297-2305. 2010. Disponível em https://www.scielo.br/j/csc/a/VRzN6vF5MRYdKGMBYgksFwc/?format=pdf&lang=pt

Peduzzi M. Trabalho em equipe. Pereira IB, Lima JCF (org.). Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2009. Disponível em http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/traequ.html

Sordi MRL, Cyrino EG. Abordagens e práticas pedagógicas no ensino na saúde: Reencontro com as referências ético-políticas da formação. In: Teixeira CP, Gasque KCS, Guilian MCR, Machado MFS, Azevedo NG, Castro RF.  (Orgs.) Educação na Saúde: fundamentos e perspectivas. Porto Alegre, RS: Editora Rede Unida, 2023, p. 44-61. Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2023/03/Livro-Educacao-na-Saude-fundamentos-e-perspectivas.pdf

Souza LEP. Paim JS, Teixeira CF, Bahia L, Guimarães R, Almeida-Filho N, Machado CV, Campos GW, Azevedo-e-Silva G. Desafios da luta pelo direito universal à saúde no Brasil. Ciência & saúde coletiva. 2019; 24(8): 2783-92. disponível em https://www.scielosp.org/article/csc/2019.v24n8/2783-2792/pt/

Teixeira CP, Magnano C, França T. Formação para o SUS as iniciativas indutoras: O mestrado profissional como estratégia formativa. In: Teixeira CP, Gasque KCS, Guilian MCR, Machado MFS, Azevedo NG, Castro RF.  (Orgs.) Educação na Saúde: fundamentos e perspectivas. Porto Alegre, RS: Editora Rede Unida, 2023, p. 82-101. Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2023/03/Livro-Educacao-na-Saude-fundamentos-e-perspectivas.pdf

A prova será composta por questões dissertativas e terá duração de duas (02)  horas.

Serão avaliados os seguintes aspectos: a) conhecimento do tema proposto; b) sistematização e coerência dos argumentos; c) correção de linguagem e clareza de expressão; d) capacidade de interpretação, argumentação, síntese e expressão escrita na temática de conhecimento do Programa.

b) Arguição sobre o pré-projeto de pesquisa

O candidato deverá apresentar um pré-projeto de pesquisa vinculado a uma linha de Pesquisa do Programa, devidamente identificada. O pré-projeto não deve ultrapassar 10 páginas no formato A4, espaço duplo, letra Times New Roman, fonte 12. Não serão consideradas nestas 10 páginas a capa e o resumo.

O tema de pesquisa deve emergir da pratica profissional, ou seja, há uma busca da aplicação prática do conhecimento produzido e não apenas a busca de significado teórico do conhecimento. Para este Programa, prevê-se a elaboração de um produto técnico-tecnológico, como por exemplo, a elaboração de material didático/instrucional, curso de formação profissional, tecnologia social, dentre outros e tem caráter obrigatório.

O pré-projeto deve ser elaborado a partir da premissa da elaboração de um produto técnico-tecnológico, e conter Título, resumo, introdução, apresentação de um problema delimitado no tempo e espaço, com a devida justificativa pela escolha do tema sobre o qual se pretende estudar; os objetivos a serem alcançados com o estudo, a proposta metodológica a ser utilizada, cronograma e referências bibliográficas.

O candidato será arguido quanto ao conteúdo do pré-projeto e vinculação deste com o escopo do mestrado profissional e será avaliado quanto ao conhecimento demonstrado acerca do tema do projeto e sua capacidade de se expressar.

c) Arguição sobre o currículo e carta de intenção

O candidato será arguido sobre sua carta de intenção e currículo onde serão observadas as relações entre sua formação, trajetória profissional e interesse de pesquisa.

As condições para aprovação do candidato na segunda fase são o aproveitamento igual ou superior a 70% (setenta por cento) nas duas arguições e disponibilidade de vagas no programa.

IV. RESULTADOS

Os resultados do processo seletivo serão divulgados no dia 15 de dezembro de 2025, na página: https://site.fo.usp.br/pos-graduacao/mestrado-profissional-em-saude/ingresso/

Observação: O resultado do processo seletivo não será fornecido por telefone. Após a divulgação do resultado final, o candidato deverá efetuar a matrícula nos prazos estipulados pela Coordenação do Programa.

V. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Período de inscrição07/07/2025 a 03/10/2025
Proficiência em Inglês (Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP). Período de inscrição   Realização da prova   Divulgação do resultado no SITE do Programa    18/07/2025 a 21/08/2025   27/08/2025 às 18:00 online   10/09/2025
Isenção do pagamento da taxa de inscrição Solicitação até Resultado comunicado por e-mail pessoal aos pedidos  (item 12 do presente edital).  18/09/2025 25/09/2025
Termino das inscrições03/10/2025
Deferimento das inscrições17/10/2025
Prova de conhecimento específico29/10/2025 (quarta-feira) das 19h às 21h na Faculdade de Saúde Pública da USP – Av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo – SP, andar térreo Sala Cyro Ciari Júnior
Divulgação dos resultados da prova de conhecimento específico07/11/2025
Divulgação da agenda da prova de arguição17/11/2025
Prova de arguição dos candidatos aprovados na prova de conhecimento específico24 a 28/11/2025 online  
Divulgação do resultado final do processo seletivo15/12/2025
MatrículaSerá encaminhado formulário de matrícula por e-mail aos aprovados no final do mês de janeiro/2026.  

VI. DISPOSIÇÕES FINAIS

A não realização de pelo menos uma das provas elimina automaticamente o candidato.

As avaliações serão aplicadas, corrigidas e arguidas pelos professores membros do programa e indicados pela Comissão de Pós-Graduação do Programa Interunidades Formação Interdisciplinar em Saúde (CPG-FIS).

Os candidatos têm 10 dias corridos, a contar da data da ciência dos resultados da prova específica e da arguição, para apresentar recurso conforme artigo 103 do Regimento de Pós-Graduação (RESOLUÇÃO Nº 7493, DE 27 DE MARÇO DE 2018).

Os candidatos aprovados que não conseguirem ingresso por falta de vaga no momento, deverão se submeter a novo processo seletivo, não podendo usar o resultado desta seleção para seleções futuras.

Candidatos estrangeiros devem entregar comprovante de proficiência em Língua Portuguesa no ato da matrícula.

A CPG-FIS se reserva o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.