O fotolivro FOTOGRAFIAS E RADIOGRAFIAS DENTAIS DE SAMBAQUIEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO, publicado pelo Departamento de Odontologia Social da FOUSP, em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnografia da USP, é um dos resultados da tese de doutorado de Denise Rabelo Maciel, orientada pela Profa. Dra. Maria Gabriela Haye Biazevic. O acervo registrado está sediado no Museu de Arqueologia e Etnografia (MAE) da USP, uma parceria das pesquisadoras com a Profa. Dra. Verônica Wesolowski e o doutorando do MAE Daniel Fidalgo. Outro autor do livro é o Prof. Dr. Cláudio Costa, do Departamento de Estomatologia da FOUSP.

Trata-se de um atlas que registra fotos e imagens radiográficas de dentes e fragmentos maxilares de sambaquis do Estado de São Paulo, provenientes dos sítios arqueológicos Capelinha, Buracão, Piaçaguera, Moraes e Tenório. Para realizar este trabalho, as peças foram deslocadas com os devidos cuidados do MAE-USP para a FOUSP e radiografadas com equipamento móvel para tomadas radiográficas, sediado junto à disciplina de Radiologia, sob supervisão do Prof. Dr. Cláudio Costa.

Em seguida, a doutoranda Denise Maciel e sua orientadora catalogaram todas as peças e organizaram o livro. Na tese, essas peças tiveram ainda sua idade estimada por meio de técnicas da Odontologia Legal. A Profa Dra Verônica Wesolowski e o doutorando Daniel Fidalgo forneceram todo o arcabouço teórico relacionado aos sambaquis do Estado de São Paulo, embasando cientificamente  os achados.

“Tivemos dúvidas sobre a classificação de alguns dentes, e neste caso, contamos com a colaboração inestimável das Profas Dras Adriana Bona Matos e Mary Caroline Skelton Macedo, do Departamento de Dentística da FOUSP”, relata a Profa Dra Maria Gabriela Haye Biazevic.

FotografiasRadiografiasDentaisSambaquieirosEstadoSP


Livro: SUS e Saúde Bucal no Brasil

Este projeto consiste em desenvolver um livro físico e quatro ebooks a fim de apresentar experiências exitosas no Sistema Único de Saúde em saúde bucal, com ênfase nos desdobramentos da Política Nacional de Saúde Bucal (Brasil Sorridente), reconhecendo que esta é a maior política pública de saúde bucal do mundo.

Esperamos que os resultados e práticas relatadas possam fortalecer internamente o Brasil Sorridente, possibilitando a troca de experiências entre àqueles que vivem o cotidiano da política. Espera-se também que o conteúdo do livro possa ser utilizado por outros países no sentido contribuir na construção de políticas públicas locais, desdobramento este que é compatível com a missão do próprio Observatório Iberoamericano de políticas públicas de saúde bucal.

Ademais espera-se que o livro possa ser utilizado em cursos de graduação e especialização como material didático de apoio.