Editais PrInt USP/Capes
PrInt USP/Capes
O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) é uma iniciativa da Capes que visa a fomentar o desenvolvimento de planos estratégicos de internacionalização como meio de melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação nacionais e de conferir maior visibilidade internacional à pesquisa científica realizada no Brasil.
As instituições que, como a USP, tiveram seus projetos contemplados receberão recursos para o financiamento de atividades como auxílio para missões de trabalho no exterior, bolsas de estudo no exterior (doutorado sanduíche e professor visitante) e no Brasil (jovem talento com experiência no exterior).
Os editais são destinados apenas aos programas de doutorado participantes do Programa PrInt USP/Capes. Cada programa de Pós-Graduação deverá divulgar aos seus alunos e orientadores o cronograma estabelecido para o recebimento das inscrições e seleção das propostas que serão submetidas à Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Mais informações podem ser encontradas em usp.br/print.
Turnitin – ferramenta de apoio a detecção de plágio
O OriginalityCheck (Turnitin) é a uma ferramenta de apoio a detecção de plágio, que possui uma base de dados comparativa com mais de 143 milhões de artigos acadêmicos, 55 bilhões de sites armazenados e 300 milhões de trabalhos de alunos.
Permite aos educadores verificarem o trabalho dos alunos, procurando por citações incorretas e possíveis plágios, mediante a comparação com a base de dados constantemente atualizadas.
Cada docente/pesquisador credenciado em Programa de Pós-Graduação da USP receberá uma mensagem de boas vindas com as informações necessárias à configuração de sua conta de usuário no sistema Originality Check.
Para começar a utilizar o OriginalityCheck (Turnitin) siga as instruções deste tutorial, o e-mail e a senha encaminhados na mensagem de boas vindas.
O OriginalityCheck faz parte de um “pacote” adquirido pela USP, que inclui também outras duas ferramentas: GradeMark e SimilarityCheck. A primeira é uma plataforma online de ensino que permite aos professores organizar disciplinas e cursos voltados à formação dos alunos e prevenção do plágio ainda durante a iniciação científica. A outra é um sistema semelhante ao OriginalityCheck, mas voltado aos editores de revistas científicas – ele será disponibilizado em breve pelo SIBi e a Comissão de Credenciamento do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP aos editores de revistas da USP.
Dúvidas, comentários e sugestões sobre a iniciativa podem ser enviadas ao SIBi pelo email integridade.academica@sibi.usp.br.
Checklist Depósito
Depósito Digital exclusivamente pelo sistema Janus de pós-graduação da USP.
Documentos solicitados em formato PDF:
- Tese ou Dissertação
- Modelo da formatação – Folha de Estilo (Entregar na Biblioteca para correção da sua Dissertação ou Tese). Cópia da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa inserida nos Anexos da Dissertação/Tese (quando couber)
- Comprovante da verificação da normalização pelo Serviço de Documentação Odontológica (Biblioteca) Modelo Comprovante Biblioteca SDO
- Ofício do Orientador autorizando o depósito da Dissertação ou Tese – Autorização de depósito)
- Ofício de encaminhamento do Coordenador para a CPG – Sugestão-Banca (elaborado pelo secretário da área)
- Ficha Professores Bancas – Apenas para professores externos à USP
- Autorização do pós-graduando para inserção da dissertação ou tese na Biblioteca Digital da USP – autorização Biblioteca Digital
É OBRIGATÓRIO citar a CAPES nos trabalhos realizados com o apoio financeiro da referida agência, o texto a ser inserido nos agradecimentos é: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001” ou em inglês: “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”.
A Comissão de Pós-Graduação recomenda a verificação do trabalho na ferramenta de apoio a detecção de plágio – TURNITIN (acesso apenas para Docentes credenciados em Programas de Pós-Graduação da USP)
Verifique na página de Normas e Regulamento de seu programa da exigência ou não de apresentação de comprovante de artigo publicado ou enviado para publicação.
Normas para apresentação de Dissertação/Tese acesse o link: http://www.teses.usp.br/info/Caderno_Estudos_9_PT_4.pdf
PAE – Regras Gerais
Para acessar a Portaria e as Diretrizes do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, clique aqui.
1 – O PROGRAMA PAE, é composto por duas etapas, correspondentes a dois semestres letivos. A primeira etapa denominada Preparação Pedagógica, deverá consistir de atividades didático pedagógicas de formação do pós-graduando (obrigatório a todos os alunos de pós-graduação), que compreende disciplina de Metodologia do Ensino e deverá ser realizada no primeiro semestre do curso do aluno. A segunda etapa denominada Estágio Supervisionado em Docência, deverá consistir de atividades junto aos alunos de graduação, de acordo com o plano de trabalho previamente estabelecido pelo pós-graduando e respectivo supervisor, poderá ser atribuído ao concluinte 2 (dois) créditos excedentes ao número mínimo exigido.
2 – Os doutorandos bolsistas, além de cursar a Preparação Pedagógica são obrigados a realizar o Estágio Supervisionado em Docência, para preenchimento dos requisitos da Bolsa.
3 – A distribuição das bolsas aos pós-graduandos deverá ser baseada em critérios de mérito, a serem estabelecidos pela Comissão Coordenadora do PAE.
4 – A carga horária semanal será de 6 horas.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DA FOUSP
Os candidatos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
a. distribuição das cotas de bolsas será feita proporcionalmente ao número de inscritos na Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, por área de concentração, nos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo;
b. as disciplinas de graduação selecionadas pelos inscritos serão agrupadas de acordo com as áreas de concentração;
c. os inscritos serão selecionados levando em consideração a pontuação curricular: 1 (um) ponto por crédito cumprido em cada curso de Mestrado e Doutorado; 5 (cinco) pontos por participação em eventos; 10 (dez) pontos por resumo publicado; 20 (vinte) pontos por trabalho publicado. Os pontos deverão ser computados levando em consideração toda vida acadêmica do aluno;
d. em cada área de concentração, os inscritos com melhor pontuação curricular serão beneficiados com o auxílio financeiro mensal, sendo os demais admitidos como voluntários, desde que cumpram as exigências do PAE.
RELATÓRIOS
Ao final do estágio o aluno deverá elaborar um relatório (entrega obrigatória) descrevendo o desenvolvimento do projeto, as dificuldades encontradas e sugestões para melhoria do Programa, juntamente com a ficha de avaliação do supervisor.
Será fornecido um certificado de participação, somente para os alunos que concluírem o Estágio, finalizando com a entrega do Relatório do Estagiário e da Ficha de Avaliação do Supervisor.
Alunos que não entregarem o Relatório e a Ficha de Avaliação terão o Estágio cancelado, resultando na devolução do montante recebido.
Exemplos de bons relatorios PAE
Ficha de Avaliação do Supervisor-PAE
Comissão Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE da FOUSP
- Prof. Dr. Fernando Neves Nogueira – Coordenador
- Prof. Dr. Celso Luiz Caldeira – Membro Indicado pela Comissão de Pós-Graduação
- Profa. Dra. Maria Gabriela Haye Biazevic – Membro indicado pela Comissão de Graduação
- Profa. Dra. Miriam Lacalle Turbino – Membro indicado pela Comissão de Graduação
- Representante Discente Marlus da Silva Pedrosa
EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA A ETAPA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO – PAE
Ficha de dados Pessoais 2º semestre de 2023
Prêmio Formiga de Ouro
O que é?
O Prêmio “FOrmiga de Ouro” é promovido anualmente pela CPG (Comissão de Pós-Graduação) da FOUSP com o objetivo de incentivar a produção, e particularmente a publicação, discente, visando premiar os 5 (cinco) discentes do curso de mestrado da FOUSP e os 5 (cinco) discentes do curso de doutorado da FOUSP, que obtiverem maior pontuação pela soma de suas publicações durante, e somente, todo o ano anterior ao vigente.
Quem pode participar?
Pode participar o discente de pós-graduação da FOUSP que preencher os seguintes requisitos:
– estar regularmente matriculado exclusivamente nos cursos de mestrado e doutorado da FOUSP, bem como os que forem titulados pela FOUSP no ano anterior ao vigente,
– ter publicado, exclusivamente no ano anterior ao vigente, de forma impressa ou eletrônica (inclusive AOP-ahead of print) ao menos 1 (um) artigo completo, e desde que nenhum trabalho tenha sido submetido nas edições anteriores do Prêmio.
Como se inscrever?
Para a inscrição, os discentes deverão enviar e-mail para posfo@usp.br onde conste anexado:
– formulário de inscrição preenchido com nome completo, programa e curso a que pertence (ou ao qual titulou-se),
• informações dos periódicos (ISSN, nome, número do volume, do fascículo e das páginas) e resumos,
• pontuação de acordo com a classificação qualis publicada nesta página – site da pós-graduação da FOUSP – Prêmio FOrmiga de Ouro.
– cópias digitalizadas dos artigos/resumos publicados.
Obs.: Não serão aceitas inscrições:
– com trabalhos que caracterizem duplicidade de publicação, de artigos ou resumos submetidos em edições anteriores do Prêmio “FOrmiga de Ouro”, mesmo que um seja online e o outro impresso publicados em anos distintos,
– de discentes ou titulados com outra afiliação que não à FOUSP.
Os artigos completos devem ser pontuados, cada um, de acordo com o qualis do periódico, como segue:
- A1 – 120 pontos
- A2 – 100 pontos
- A3 – 70 pontos
- A4 – 50 pontos
- B1 – 40 pontos
- B2 – 30 pontos
- B3 – 20 pontos
- B4 – 15 pontos
- C – 10 pontos
Obs.: se o discente tiver publicações em periódicos não constantes no qualis atual, deve preencher o espaço “qualis” do formulário de inscrição como “não listado” e enviar cópia digitalizada do trabalho. Estas serão avaliadas pela comissão avaliadora de acordo com seu fator de impacto e fator H, e classificadas seguindo os critérios estabelecidos pela CAPES, que incluirá sua pontuação no valor total obtido pelo discente.
A pontuação dos resumos deve seguir os valores:
– em anais de eventos ou em periódicos nacionais – 1 (um) ponto cada
– em anais de eventos ou em periódicos internacionais – 2 (dois) pontos cada
Obs.: Serão considerados no máximo 20 pontos para o total destes itens.
Obs.: outros tipos de produção como:
-submissão de patentes (10 pontos), capítulos de livros nacionais (5 pontos ) e organização de livros nacionais (7 pontos), capítulos de livros internacionais (10 pontos) e organização de livros internacionais (14 pontos) devem ser inseridas no formulário de inscrição no campo “outras produções” e serão pontuadas como consta em parênteses, não ultrapassando 30 pontos no total. – Registro de patentes (150 pontos) também devem ser inseridas no formulário de inscrição no campo “outras produções”.
Sobre a avaliação
As inscrições que cumprirem os prazos estabelecidos e estiverem devidamente preenchidas serão avaliadas por uma comissão composta por 3 docentes (1 indicado de cada programa de pós-graduação da FOUSP) e 2 alunos de pós-doc da FOUSP indicados pela CPG.
Da avaliação constará a aceitação da documentação enviada, confirmação da pontuação e classificação dos discentes nas categorias mestrado e doutorado, divulgando-a no site da CPG após referendada em reunião da mesma.
Obs.: Em caso de empate na pontuação dos discentes, todos nessa condição serão premiados, mantendo-se o empate na ordem de classificação.
Após a divulgação, haverá um prazo de uma semana para esclarecer discordâncias na classificação sob análise de eventuais recursos argumentados.
Relatório Semestral
Todos os alunos regularmente matriculados são obrigados a apresentar relatório semestral de atividades, nas primeiras quinzenas dos meses de junho e dezembro.
O relatório deve contemplar no mínimo os seguintes itens:
- créditos cumpridos com avaliação de desempenho;
- desenvolvimento da dissertação ou tese;
- participação em atividades programadas pelo curso, tanto para a turma quanto individual, e avaliação;
- participação nas atividades didáticas da Área de Concentração e do Departamento;
- outras atividades relacionadas com o Curso;
- produção intelectual (publicações; participação em congressos, simpósios, jornadas; apresentação de trabalhos, painéis; conferências e cursos ministrados). Recomenda-se seguir notação idêntica às exigidas para o preenchimento do relatório CAPES;
- auto avaliação de desempenho no semestre;
- planejamento e cronograma para o semestre seguinte. O relatório será assinado em conjunto pelo aluno e orientador. Este relatório será analisado pelo coordenador em conjunto com o orientador, que emitirão parecer assinado, aprovando ou reprovando, dando ciência ao aluno, arquivando-o na secretaria do programa por um período mínimo de cinco anos além da data da conclusão ou do desligamento. O coordenador deve oficiar à Comissão de Pós-Graduação, nos meses de julho e janeiro, respectivamente, o resultado da avaliação dos relatórios. A não apresentação ou a reprovação do relatório, devido o não cumprimento do planejamento e cronograma previstos, implicará na imediata comunicação à Comissão de Pós-Graduação. A Comissão de Pós-Graduação, após a apreciação do relatório poderá aplicar as penalidades: advertência na primeira ocorrência e desligamento do curso na segunda.
- Relatório Semestral – clique aqui para baixar.
Informações gerais de interesse aos estudantes
No Manual do Calouro você tem acesso rápido aos serviços de restaurantes, saúde, transporte e segurança na USP.
Clique aqui para informações sobre a Superintendência de Assistência Social que atua para estabelecer diretrizes comuns para os serviços prestados pela Universidade de São Paulo referentes à permanência estudantil e de atendimento à comunidade USP.