A disciplina de Ortodontia presta atendimento à comunidade realizando tratamentos ortodônticos preventivos e corretivos em crianças, jovens e adultos, nas cinco clínicas de pesquisa de que dispõe:

Clínica Ortodôntica Corretiva – MBT: atendimento a pacientes entre 12 e 18 anos, para tratamento ortodôntico corretivo, utilizando a Filosofia MBT e mini-implantes ortodônticos. Pesquisas são realizadas para embasar cientificamente os métodos de diagnóstico, planejamento e tratamento de más-oclusões na dentadura permanente.

Clínica Ortodôntica Corretiva (preparo ortodôntico): atendimento a pacientes maiores de 18 anos, com vistas à cirurgia ortognática, onde os ossos da face são reposicionados, buscando-se o equilíbrio facial. Esse atendimento é feito em convênio com o Setor de Cirurgia Buco Maxilofacial do Hospital Universitário da USP. Após a cirurgia, o paciente retorna à clínica ortodôntica para finalizar o tratamento.

Clínica Ortodôntica Corretiva – SW-Roth: atendimento a pacientes entre 20 e 30 anos. Os pacientes selecionados para este grupo são assintomáticos em relação à articulação têmporo-mandibular. O tratamento ortodôntico é realizado seguindo as orientações da Filosofia Straight-Wire Roth/Williams.

Clínica de Ortodontia Preventiva: atendimento a pacientes entre 7 e 11 anos, na fase de dentição mista. Pesquisa-se o perímetro do arco utilizando a expansão rápida e lenta da maxila e da mandíbula, padrões respiratórios e o crescimento e desenvolvimento dentofacial.

Clínica de Pacientes Adultos: promove a integração entre as disciplinas da Faculdade no tratamento de pacientes com necessidade de movimento ortodôntico com finalidade protética, pacientes com problemas periodontais e com disfunção têmporo-mandibular.