O Conselho Universitário da USP, em reunião de 17 de novembro de 1969, modificou o conceito do futuro hospital do curso experimental da Medicina para um verdadeiro Hospital Universitário que fosse uma plataforma assistencial – base voltada ao ensino das áreas da saúde da USP: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Ciências Farmacêuticas, Psicologia e Saúde Pública, e assim o Hospital-Escola se transformou no Hospital Universitário. Com suas atividades efetivas iniciadas em 1981, o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo – Campus de São Paulo (HU) é um dos cenários mais importantes de aprendizado para as Faculdades da Área de Saúde da Universidade de São Paulo.

A Faculdade de Odontologia da USP no Hospital Universitário

Desde 1982 a Faculdade de Odontologia da USP está presente no Hospital Universitário, quando ocorreu a mudança da Clínica Odontológica da Rua Três Rios para uma área restrita localizada no primeiro andar com entrada / saída específica para os usuários da clínica da faculdade. Era então o Diretor da Divisão o Prof. Dr. Marcio Antonio Machado de Oliveira.

Em 1983 o então Diretor da Divisão de Clínica Cirúrgica Prof. Dr. Erasmo Magalhães de Castro Tolosa recebeu a missão da Faculdade de Medicina da USP de efetivar as ações cirúrgicas no Hospital Universitário, e, convidou o Prof. Dr. Waldyr Antonio Jorge para compor a equipe de cirurgiões, então iniciando as atividades cirúrgicas na Especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais.

Em 1986 o Prof. Dr. Waldyr Antonio Jorge assume em substituição ao Prof. Dr. Marcio Antonio Machado de Oliveira a direção da Divisão de Odontologia, quando então organiza o Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial com contratações, a partir de 1988, dos cirurgiões bucomaxilofaciais que passaram a fazer parte do corpo clínico do Hospital Universitário.

• Prof. Dr. Marcio Antonio Machado de Oliveira (1983 a 1986) – Departamento de Estomatologia
  • Prof. Dr. Waldyr Antonio Jorge (1986 a 2004) – Departamento de Estomatologia
  • Prof. Dr. Fernando Melhem Elias (Dezembro 2004 a Janeiro 2005) – Departamento de Cirurgia
  • Prof. Dr. Jayro Guimarães Júnior (Fevereiro 2005 a Janeiro 2007) – Departamento de Estomatologia
  • Prof. Dr. Antônio Carlos de Campos (Fevereiro 2007 a Abril 2014) – Departamento de Cirurgia
  • Prof .Dr. José Benedito Dias Lemos, (Maio de 2014 até hoje) – Departamento de Cirurgia.

A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo é a responsável pelo Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, subordinado à Comissão de Residência Multidisciplinar da Universidade de São Paulo (COREMU USP), reconhecido pelo MEC e com bolsas do Ministério da Saúde e que tem sua área de atuação e formação no Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial da Divisão de Odontologia do Hospital Universitário da USP.

Ainda a Faculdade de Odontologia coordena o Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Secretaria Municipal da Saúde, subordinada à Comissão de Residência Multidisciplinar (COREMU) dessa Secretaria, reconhecido pelo MEC e com bolsas do Ministério da Saúde nos Hospitais Municipais do Tatuapé, Municipal do Campo Limpo e Municipal de Ermelino Matarazzo, sendo que essas Residências e a do Hospital Universitário terão uma série de atividades didáticas em comum, além de rodízios em Pronto Socorro e Centro Cirúrgico entre as mesmas.

Entre 1983 até 1990 foram estabelecidos os parâmetros de excelência na execução cirúrgica e que a atuação do grupo de trabalhos foi fundamental na organização da especialidade e a ocupação da Divisão de Odontologia nos espaços acadêmico-hospitalares.

O Hospital Universitário acolhe alunos de graduação, pós-graduação strictu sensu e latu sensu, através de seus programas de pós-graduação e de residência, além de oferecer programas de Aprimoramento Profissional, ligados a FUNDAP, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.