Contato
Telefone: 11 3091-8455 – Whatsapp: 11 3091-7645 – E-mail: lelofo@usp.br
Horário de Funcionamento
de 2ª à 6ª das 08h às 18h
Horário de Atendimento
de 2ª à 6ª das 08h30 às 17h30
O LELO
O Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO) pertencente ao Departamento de Dentística, fundado em 1995, é considerado um centro de referência mundial e de excelência (pesquisa, ensino e extensão) na utilização do Laser em Odontologia.
Possui 400 m2 de área construída, por onde, diariamente, circulam pacientes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, docentes e funcionários. Tem uma biblioteca específica para a área de laser, sala de estudos, sala de aula com completo sistema multimídia, quatro consultórios odontológicos para atendimento clínico e realização de pesquisas e protocolos clínicos, laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura e cerca de quarenta equipamentos laser de alta e baixa potência, bem como LEDs.
Pelo LELO, já foram defendidas aproximadamente 100 teses pela pós-graduação acadêmica da FOUSP e, anualmente, uma média de 40 trabalhos são publicados pela equipe de docentes responsáveis pelo laboratório, em periódicos nacionais e internacionais de alta qualidade.
O número de atendimentos clínicos cresce a cada ano, chegando a cerca de 3.500 atendimentos. Dentre eles, destaca-se o projeto de tratamento e prevenção de mucosite em pacientes submetidos a altas doses de quimioterapia e radioterapia. O atendimento, apoiado por agências de fomento à pesquisa, tem um papel importante na transferência das inovações tecnológicas na área de Laser em Odontologia para a comunidade, levando à sociedade os benefícios dessa terapia.
O LELO é um dos laboratórios participantes do Programa CEPID (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão), apoiado pela Fapesp em 2000, e que contemplou apenas dez projetos no Estado de São Paulo. Faz parte do Centro de Pesquisa Óptica e Fotônica de Campinas (CEPOF) e desenvolve pesquisas na fronteira do conhecimento, por meio de um programa multidisciplinar de pesquisa básica ou aplicada de caráter inovador. Aliados a outros recursos provenientes de agências de fomento à pesquisa, foram possíveis a atualização e manutenção de equipamentos lasers para a realização de pesquisas básicas, clínicas e atendimentos clínicos à população carente.
O LELO tem um perfil multicêntrico e multidisciplinar. Por possuir uma relevante variedade de lasers, permite a colaboração de pesquisadores de diversas áreas da odontologia. A internacionalização faz parte de uma das principais metas da sua equipe.
Equipe
Profa. Dra. Luciane Hiramatsu Azevedo
Profª. Drª. Denise Maria Zezell
Pesquisadora Associada do Centro de Lasers e Aplicações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN/CNEN-SP, onde implantou e coordena o Laboratório de Lasers em Ciências da Vida. Iniciou atividades de pesquisa em Física Médica em 1982, no Instituto de Física da UNICAMP, onde atuou em aplicações de lasers desde a graduação até o doutoramento. Participou de vários cursos de Física Médica e Biofísica no International Centre for Theoretical Physics, em Trieste, na Itália. Colaborou na implantação do Centro de Odontologia Laser da UNIP, onde foi docente do curso de pós-graduação. Ministrou cursos sobre aplicações de lasers na medicina e aplicações de lasers na industria na Argentina, Peru, Tunísia, e Brasil, como lecturer do International Centre for Science and High Technology- United Nations for Industrial Development Organization. Foi Assessora Especial do Conselho Regional de Odontologia- SP. Foi uma das responsáveis pela criação do curso de Mestrado Profissionalizante “Lasers em Odontologia” do IPEN/FOUSP, no qual coordena a disciplina Interação da Luz Laser-Tecidos Biológicos. É docente dos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos do IPEN/USP. È responsável pela disciplina de graduação da USP Aplicações de Lasers em Ciências da Vida. Colaboradora nos cursos de pós-graduação da Faculdade de Medicina/USP, da FOUSP, da FORP/USP e da FUNDECTO. Coordena projetos de pesquisa FAPESP, Procad/CAPES e RHAE/CNPq, em colaboração entre o IPEN e o ICB/USP, FMUSP, FOUSP e UFPE. É do corpo de revisores da Revista Brasileira de Engenharia Biomédica e da Revista Brasileira de Física Aplicada e Instrumentação. Formou 12 mestres e doutores e atualmente orienta 11 alunos de pós-graduação.
Profª. Drª. Sheila Gouw-Soares
Mestre e Doutora pela FOUSP.
Estágio para estudos em laser em Aachen, Alemanha e Jerusalém, Israel.
Professora do Mestrado Profissionalizante Lasers em Odontologia – IPEN – FOUSP.
Professora dos cursos de Atualização e Workshop “Lasers em Odontologia” da FUNDECTO – FOUSP.
Profª Drª Cláudia Strefezza
Graduada em Odontologia pela Universidade Paulista (UNIP) em 1986.
Mestre em Ciências na Área de Tecnologia Nuclear – Materiais, pelo IPEN.
Professora do curso de Mestrado Profissionalizante de Laser em Odontologia, IPEN-FOUSP.
Professora dos cursos de Atualização e Workshop “Lasers em Odontologia” da FUNDECTO – FOUSP.
Agendamento
O agendamento/inscrição é feito pessoalmente no LELO ou pelos telefones (11) 3091-7645/3091-8455
Os procedimentos para utilização de lasers são:
- Afta
- Apicectomia
- Biomodulação óssea e tecidual
- Clareamento dental
- Despigmentação Melânica
- Epidermólise Bolhosa
- Fibroma
- Fistula
- Frenectomia
- Gengivectomia
- Gengivoplastia
- Hemangiomas
Herpes labial (prevenção e tratamento) - Hiperplasia
- Hipersensibilidade dentinária
- Mucoceles
- Mucosite
- Nevralgia
- Paralisia facial
- Parestesia
- Pericementite
- Pós-Opertatório cirúrgico
- Preparo Cavitário
- Redução microbiana intracanal
- Redução microbiana periodontal
- Tratamento Periodontal
- Trismo e dor na ATM
- Tumores benignos e lesões proliferativas não-neoplásicvas
- Úlcera aftosa recorrente
- Ulotomia
- Variz oral
História
O Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO) é referência no que tange aos estudos, pesquisa e clínica de Laser em Odontologia no país. Sua história foi sempre de um crescente interesse por parte dos professores e diretores da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) por essa área.
O despertar para essa nova tecnologia, em 1990, surgiu quando alguns professores dessa faculdade realizaram um intercâmbio BID-USP para a “Kyushu University – Fukuoka – Japan”, com o Prof. Toshio Morioka. Em 1991, fundou-se a ABLO – Associação Brasileira de Laser em Odontologia, com o apoio de diversos professores da FOUSP.
Em 1992, começou também um forte intercâmbio nacional com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), através do Prof. Dr. Nilson Dias Vieira Jr., Prof. Dr. Spero Morato e da Profa. Dra. Denise Maria Zezell. Iniciou-se nesse ano também um intercâmbio internacional com o Prof. Norbert Gutknecht da Aachen University, Alemanha.
Posteriormente, houve um intercâmbio com o Prof. Koukichi Matsumoto, em 1994, na Showa University em Tokyo-Japão, onde vários professores da FOUSP participaram com financiamento da FAPESP. E no ano de 1995 foi criado o LELO – Laboratório Experimental de Laser em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, um marco para a contribuição científica em Laser no Brasil.
Em 1998, foi inserida no currículo da Pós-Graduação Acadêmica a disciplina de “Lasers em Odontologia”, e, posteriormente, no ano de 2002, a disciplina LASER também foi inclusa na graduação.
A partir de 1999 foi criado o curso de Mestrado Profissional “Lasers em Odontologia”, recomendado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e realizado pelo IPEN-FOUSP. Também em 1999, tivemos a inauguração da 2ª versão do LELO.
Em 2001, iniciou-se a construção da 3ª versão deste Laboratório, agora um verdadeiro Centro de Pesquisa, Ensino e Clínica de Laser em Odontologia, com aproximadamente 400m2 de área livre.
Em 2010 tivemos a última turma do curso de Mestrado Profissional em Lasers em Odontologia
Inúmeros professores e pós-graduandos integrantes dos Grupos de Pesquisas com esta tecnologia realizam seus trabalhos, tendo como fruto uma série de apresentações em eventos nacionais e internacionais bem como publicações em periódicos importantes pertinentes a área.
Os estudos e pesquisas crescentes têm permitido cada vez mais investimentos nesta área de grande fascínio da Odontologia e, sem dúvida, o LELO auxiliou este desenvolvimento.
Discurso do Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo na Cerimônia de Inauguração do Novo Centro de Pesquisa, Ensino e Clínica na área de Laser em Odontologia – LELO – Laboratório Especial de Laser em Odontologia.
Magnífico Reitor da USP
Prof. Dr. Adolpho José Melfi
Exmo. Sr. Vice Reitor da USP
Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz
Exma. Sra.Pró Reitora de Graduação
Profa. Dra. Sônia Penin
Exmo. Sr. Diretor da FOUSP
Prof. Dr. Edmir Matson
Demais autoridades, professores, alunos de graduação e pós-graduação, colaboradores, dirigentes de empresas que colaboraram com o novo centro, funcionários, senhores e senhoras. Gostaria inicialmente de destacar os sentimentos de ALEGRIA e GRATIDÃO que nos dominam neste momento especial que estamos vivendo; e também falar da RAZÃO, que foi a tônica que precedeu este centro.
ALEGRIA: Sentimento de Alegria por ver o reitor Prof. Dr. Adolpho J. Melfi recuperado e de volta a Universidade, podendo presidir esta cerimônia. Alegria de ver que existe continuidade na Universidade, aonde há mais de 10 anos as pessoas vão se dando o bastão; sendo um exemplo a concessão de recursos financeiros para este Centro na gestão do Prof. Dr. Jacques Marcovitch e toda a continuidade de apoio na gestão do Prof. Dr. Adolpho J. Melfi.
GRATIDÃO: O sonho para a construção deste novo Centro de Pesquisa, Ensino e Clínica começou em meados de 1990, quando o Prof. Dr. Myaki Issao, então Presidente da Comissão de Pesquisa da FOUSP, visitou no Japão o Prof. Toshio Morioka da Kyushu University e o convidou para ministrar um curso de Laser em Odontologia em nossa Faculdade. Em seguida, no final de 1990, através de um Projeto BID-USP, nós Prof. Tetsuo Saito e eu éramos enviados para estagiar no Centro de Laser de Kyushu University, em Fukuoka, no Japão, sob a orientação do Prof. Toshio Morioka. Em 1992, recebíamos também na FOUSP, o Prof. Koukichi Matsumoto da Showa University, Japão, para ministrar cursos de Laser em Odontologia. Em 1992, começou também um forte intercâmbio nacional com o IPEN, através do Prof. Dr. Nilson Dias Vieira Jr., Prof. Dr. Spero Morato e da Profa. Dra. Denise Maria Zezell. Esta cooperação permanece hoje apoiada pelo superintendente do IPEN, Prof. Dr. Cláudio Rodrigues. Iniciamos também um intercâmbio internacional com o Prof. Norbert Gutknecht da Aachen University, Alemanha.
Em 1994, através de um projeto FAPESP, o Prof. Dr. José Luiz Lage-Marques e eu éramos enviados para estagiar na Showa University, em Tokyo, no Japão, sob supervisão do Prof. Koukichi Matsumoto. No período entre 1990 a 1995, a FOUSP se preocupou em formar professores para pesquisar, estudar e se aperfeiçoar nesta área de tecnologia de ponta. Em 1995, ainda no Departamento de Dentística e na Primeira gestão do Prof. Edmir Matson, como Diretor da FOUSP, era inaugurado o Primeiro LELO (Laboratório Experimental de Laser em Odontologia).
Recebíamos então nosso primeiro laser de alta potência Nd:YAG através da Pós Graduação de nossa Faculdade. Logo em 1997, através de um projeto FAPESP, conseguíamos um “grants” para aquele que seria o projeto Er:YAG laser – aproximadamente U$70.000,00 dólares para este segundo laser de alta potência, que representou uma revolução em termos de interação laser com a estrutura dental. A partir daí começou uma fase muito importante em 1999, com a instalação do segundo LELO, com 60m2, coincidente com a criação do Primeiro Mestrado Profissionalizante Lasers em Odontologia IPEN-FOUSP, aprovado pelo MEC e CAPES, e agora também pela Universidade de São Paulo.
No mesmo ano já tínhamos a Disciplina Laser em Odontologia na Pós Graduação Acadêmica da FOUSP. Recebíamos mais um laser de argônio da FAPESP, através de um projeto da Profa. Dra. Miriam Lacalle Turbino. Recebíamos também um laser de alta potência de CO2 através de um projeto da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (FUNDECTO), entidade conveniada com a FOUSP.
Em 2000, iniciávamos um convênio com a Opus Dent de Israel e recebíamos dois lasers de alta potência, um deles com dois comprimentos de onda, um de Érbio e outro de CO2 , e o outro laser o Opus 10 (diodo) de média potência, com a finalidade de desenvolvermos pesquisas com os mesmos. Recebíamos também equipamentos de baixa potência, como doação, das firmas MMOptics, DMC, Kondortec e Laserbeam, todas nacionais. Há dois anos, na gestão do Prof. Dr. José Fortunato F. Santos, como Diretor da FOUSP, conseguíamos a área para a construção do nosso terceiro Centro. Em muito nos auxiliou o FUNDUSP, através da orientação do Dr. Sérgio Luiz Assumpção, na agilização de todo o processo para o bom andamento da obra, bem como na fiscalização da execução da mesma, com a sua equipe de engenheiros. E também, agora, com o Prof. Dr. Antonio M.A. Massola, novo coordenador do espaço Físico da USP. Ao arquiteto Chida, foi entregue o planejamento e acompanhamento arquitetônico.
Diversas empresas aqui representadas colaboraram com a doação de equipamentos e as mesmas estão relacionadas em uma placa especial na recepção do novo centro. Deveremos receber, num futuro próximo, o laser de alta potência de Er:Cr YSGG, através de uma ponta do Projeto CEPID, FAPESP, que teve como liderança inicialmente o Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, agora o Prof. Hugo Fragnito representando a UNICAMP, bem como o Prof. Vanderley S. Bagnato representando a Física da USP de São Carlos e o Prof. Nilson Dias Vieira Jr., representando o IPEN. É um prazer muito grande a FOUSP poder fazer parte deste projeto que é de grande relevância para os grupos de pesquisa ligados à FAPESP.
Na fase final da obra, nos socorremos do Chefe de Gabinete do Reitor, o Prof. Dr. Celso de Barros Gomes, que também agilizou esta fase de conclusão, intercedendo junto à Prefeitura da USP, que através da competência do Prof. Massucato, otimizou o arruamento em frente ao prédio das clínicas, removendo mais de trinta caminhões de pedras, realizando o projeto dos jardins, asfalto, das ruas laterais, cabine de forças suplementar para o novo centro e conseqüentemente tornando viável esta inauguração.
Não podemos nos esquecer de todo o esforço do Sr. Diretor, Prof. Dr. Edmir Matson e da sua Assessoria de Funcionários , no empenho para que esta obra se tornasse uma realidade. O Prof. Edmir, sempre esteve ao nosso lado, com apoio e suporte nos momentos de máxima importância. Um agradecimento a Cida, secretária do centro, e a todos os funcionários, professores dos cursos de pós graduação e graduação, bem como alunos estagiários deste Centro, que formam um grupo de relevância para a área, do qual muito nos orgulhamos.
RAZÃO: Importância do LELO, procurando melhorar o bem estar na saúde bucal, melhorando conseqüentemente a qualidade de vida dos pacientes. Importância científica e tecnológica para a Universidade, na qual este Centro é um exemplo. Hoje temos como riqueza do grupo, 34 trabalhos completos publicados em periódicos no Exterior, 15 trabalhos completos publicados em periódicos no Brasil, 23 artigos resumidos publicados em periódicos no exterior, 22 artigos resumidos publicados em periódicos no Brasil, 138 trabalhos apresentados em eventos, 06 capítulos de livros, 81 teses de Mestrado defendidas, 21 teses de doutorado defendidas e uma tese de livre docência, todas na área de laser em Odontologia.
Magnífico Reitor da USP, Prof. Dr. Adolpho José Melfi, este foi o nosso grande sonho que foi apoiado pela Reitoria da USP. Gostaria de agradecer a todos e poderia resumir em quatro palavras este êxito: TRABALHO-ENVOLVIMENTO-DEDICAÇÃO MÁXIMA. É possível, com certeza, se comportar como um país de Primeiro Mundo, em uma área de grande fascínio na ciência e tecnologia. Plagiando o Ministro Ronaldo Sardenberg, da Ciência e Tecnologia, que na semana passada dizia, em uma entrevista, que precisamos multiplicar por dois as verbas designadas à área de ciência e tecnologia e por cinco as verbas destinadas pelas empresas ligadas ao desenvolvimento tecnológico, afim de que tenhamos o verdadeiro crescimento científico de nosso país.
Após a Alegria, a Gratidão e a Razão, não poderíamos nos esquecer da EMOÇÃO: A todos aqueles que nos apoiaram e a DEUS, meu muito obrigado, pela REALIZAÇÃO deste GRANDE SONHO.
Boa tarde a todos. Gostaria de agradecer a presença de todos, e em especial a do Magnífico Reitor Professor Doutor Adolpho José Melfi que muito nos honra com sua vinda à Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, num momento de tanta importância tanto para a nossa Faculdade como para a Universidade. Agradeço também a presença dos demais membros dessa mesa, autoridades aqui presentes, alunos, colegas, funcionários, senhoras e senhores.
Estamos aqui reunidos para celebrar mais uma conquista da Universidade de São Paulo, a inauguração do novo espaço do Laboratório Especial de Laser em Odontologia, o LELO. O LELO é um centro de pesquisa aplicada à Odontologia, vinculado ao Departamento de Dentística da FOUSP e que trabalha em conjunto com os laboratórios de pesquisa básica desse Departamento, que conta com equipamentos importantes, como os de microscopia, de cultivo de células, entre outros.
Esse centro de pesquisa e ensino vem sedimentar o alto conceito tecnológico e científico da Faculdade de Odontologia da USP. Esse é um dos bons momentos para a nossa Faculdade, bem como para a Universidade, quando estamos concretizando esse projeto, que sem dúvida nenhuma é extremamente competitivo em nível tanto nacional como internacional. E eu fico muito feliz em poder vivenciar esse momento durante a minha gestão como Diretor desta Faculdade.
Bem, como tudo que se destina a ser importante, grande e competitivo, o projeto do LELO só foi viabilizado graças a trabalho coletivo, trabalho de todos visando o bem comum. Esse trabalho vem sendo feito por professores, e alunos da FOUSP e do IPEN, bem como de funcionários e professores da FOUSP, da Reitoria da USP, do FUNDUSP e da Prefeitura da Cidade Universitária.
Vale destacar o esforço dos funcionários da FOUSP e do Prefeito da Cidade Universitária o Prof. Dr. Massucato, que, principalmente nas etapas finais da construção do LELO, não mediram esforços no sentido de terminar a obra. Eles fizeram os jardins da entrada da nova Clínica da Faculdade, terminaram as instalações elétricas e instalaram os compressores da nova Clínica. Dessa forma, não só viabilizaram a inauguração do LELO, como também acabaram de preparar toda a infra-estrutura da nova Clínica da FOUSP que, como vocês terão a oportunidade de ver, está praticamente pronta para ser entregue aos alunos, professsores e à comunidade.
Os compressores instalados têm a capacidade para fazer funcionar os 204 equipos odontológicos que estamos a duras penas tentando adquirir para finalmente podermos também inaugurar mais um nova obra, a Clínica da FOUSP. Espero que essa inauguração ocorra dentro de poucos meses. Acredito que a visita do Magnífico Reitor e das demais autoridades à nova Clínica da FOUSP, os incentive a, em curtíssimo espaço de tempo, estarem novamente aqui nessa casa inaugurando mais essa nova obra, que terá a capacidade de dar atendimento a 12 mil pacientes por mês.
Quero também destacar a colaboração inestimável que tivemos da Reitoria da Universidade de São Paulo tanto na pessoa do antigo Reitor Prof. Dr. Jacques Markovitch, quanto do Reitor atual o Prof. Dr. Adolpho Melfi. Esses ilustríssimos professores, vislumbrando a potencialidade da aplicação biológica dessa nova tecnologia, o LASER, deram todo o apoio ao projeto de ampliação do LELO viabilizando a concretização do mesmo.
Bem, eu não vou me ater à importância das pesquisas relacionadas ao uso do LASER em Odontologia, que certamente será o fulcro do discurso do Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo, que é o coordenador do LELO e que, com muito mais propriedade, abordará esse assunto. Porém gostaria de falar um pouco sobre como esse projeto se iniciou e quais os seus objetivos.
O Professores Doutores Carlos de Paula Eduardo e o José Luiz Lage-Marques, ambos professores do Departamento de Dentística dessa Faculdade foram os primeiros docentes daqui a se interessarem pelo estudo do LASER e de suas aplicações na Odontologia. Eles, há 11 anos atrás, com verba do projeto BID-USP, foram ao Japão onde começaram suas pesquisas e trouxeram para a nossa escola essa tecnologia. Os esforços desses professores e os primeiros resultados de seu trabalho incentivaram novos docentes e alunos a se engajarem nesse núcleo emergente de pesquisa. E hoje, além do LELO, a FOUSP já tem uma Disciplina de LASER em Odontologia como curso regular dentro do Curso de Pós-Graduação em Dentística da FOUSP, tem o Mestrado Profissonalizante de LASER na Odontologia, em conjunto com o IPEN-FOUSP e, recentemente, foi criada a Disciplina de LASER em Odontologia para ser ministrada nos cursos de Graduação em Odontologia da USP.
Como eu disse no início, o LELO nasceu para ser grande, para ser um grande núcleo de ensino e pesquisa e paralelamente oferecer também serviço à comunidade. Mas, como já tem sido desde o início, o foco principal do LELO é o de criar conhecimento na área do laser em odontologia.
Como já havia sido dito pelo Prof. Dr. José Goldenberg, quando Reitor da USP, em 1989, na inauguração de outro núcleo de ensino e pesquisa da FOUSP, o Centro de Atendimento a Pacientes Especiais, o CAPE, esses centros não são em essência centros de atendimento à comunidade, e sim, de ensino e pesquisa. O quue se espera do LELO é a produção de publicações científicas resultantes da criação do conhecimento e o seu funcionamento como um polo multiplicador dessa bagagem científica. Essa multiplicação se baseia no oferecimento de cursos para profissionais dos mais variados locais do Brasil, para que esses profissionais possam em seus locais de origem tanto utilizar dessa tecnologia , o LASER, de forma correta dentro da Odontologia, como também poder ensinar essa tecnologia para outros.
Tudo isso o LELO já vem fazendo . Nele está sendo produzido pesquisa de ponta, que vem sendo publicada nas melhores revistas especializdas na área de LASER em Odontologia. Hoje, o LELO já é reconhecido internacionalmente. Os professores do grupo, em especial o Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo vêm sendo constantemente convidados para apresentar a experiência do LELO em diversos congressos e instituições de ensino no Brasil e no Exterior.
Finalizando, gostaria novamente de externar a minha satisfação em poder estar participando dessa inauguração, dentro da minha gestão como diretor da Faculdade de Odontologia da USP. Desejo ao Prof. Carlos e toda a equipe do LELO o maior sucesso nesse projeto que trará enormes benefícios tanto para a comunidade científica brasileira, como para a puopulação que certamente será beneficiada com os conhecimentos aqui criados e divulgados.
PARABÉNS AO DEPARTAMENTO DE DENTÍSTICA!
PARABÉNS À FACULDADE DE ODONTOLOGIA!
PARABÉNS À UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO!
Internacionalização
O Intercâmbio de Pesquisa entre a Universidade de Aachen e Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo teve início no ano de 2003, a partir de uma parceria científica de 15 anos entre o Prof. Norbert Gutknecht (Alemanha) e o Prof. Carlos de Paula Eduardo (Brasil). O primeiro grupo foi composto por cinco alunos, entre eles dois alunos de graduação, um doutorando e dois alunos de mestrado acadêmico, selecionados por entrevista e análise de currículo, pessoalmente, pelo Prof. Norbert Gutknecht, em visita ao Brasil.
A vinda do Prof. Christian Apel ao Brasil (Out/2003), permitiu o delineamento e início dos projetos. Já na Alemanha, durante os três meses de intercâmbio (Dez 2003/Fev 2004), os alunos deram continuidade aos projetos de pesquisa, conheceram os equipamentos, clínicas e vivenciaram a rotina de um sistema de ensino alemão.
Além disso, os resultados dos trabalhos foram apresentados no 13th DGL-International Congress of the German Society of Laser Dentistry em Hamburgo, e enviados para publicação em revistas de alto impacto na área de Laser na Odontologia. Assim como o primeiro, o segundo grupo (Dez 2004/Fev 2005) teve o mesmo aproveitamento científico, com a produção de mais cinco trabalhos, todos apresentados no 14th DGL-International Congress of the German Society of Laser Dentistry em Munique, e enviados para a publicação.
Os resultados científicos positivos, somados ao amadurecimento pessoal e profissional dos alunos, fazem com que um terceiro grupo esteja sendo organizado para 2006, para a participação no 16th DGL-International Congress of the German Society of Laser Dentistry, a ser realizado no ano de 2007.
Dupla Diplomação
As cirurgiãs-dentistas Profª Drª Marina Stella Bello Silva e Profª Drª Karen Muller Ramalho obtiveram o título de doutoras pela Faculdade de Odontologia (FO) da USP. E também a posição equivalente na Universidade de Aachen, da Alemanha. Elas foram beneficiadas com o programa de duplo diploma, estabelecido entre as duas universidades. Fizeram parte do curso aqui, parte na Alemanha, e tiveram orientadores nos dois países.
Visita do Prof. Perez
No dia 25 de setembro de 2003, após uma ida ao CLA (Centro de Lasers Aplicações) no IPEN, a convite do pesquisador Nilson Vieira Dias, o Prof. José Fernando Perez, Diretor Científico da FAPESP, veio para uma rápida visita ao Centro de Pesquisa, Ensino e Clínica de Lasers em Odontologia – LELO-FOUSP.
Durante a visita, o Prof. Carlos de Paula Eduardo realizou uma demonstração do Laser Er: YAG, projeto FAPESP – 1997, mostrando ser possível trabalhar seguramente em esmalte, dentina e podendo até executar cortes apicais.
O Prof. Perez pode conhecer as pesquisas realizadas no Centro, muitas das quais já publicadas em revistas de alto impacto no exterior, pode observar também a grande quantidade de lasers importados, que foram cedidos ao LELO-FOUSP com a única finalidade de realizar ainda mais pesquisas.
Como um dos participantes do CEDIP- FAPESP, o LELO vem mostrando um claro relacionamento entre as pesquisas realizadas e o desenvolvimento de lasers produzidos por industrias nacionais, tornando esse mercado uma realidade com competitividade internacional.
Segundo o Diretor Científico da FAPESP, o LELO-FOUSP conseguiu, por meio de um forte intercâmbio com as agências de fomento às pesquisas, o transporte dos seus resultados para a iniciativa privada, gerando um importante benefício para a sociedade.
Depoimentos
O Estágio na Universidade de Aachen, na Alemanha, foi especial para nós cinco, alunas de graduação e recém-formadas. Foram dois meses proporcionado graças à amizade entre o Prof. Carlos de Paula Eduardo e o Prof. Norbert Gutknecht, e neste tempo tivemos contato com os mais conceituados pesquisadores, na área do Laser do mundo inteiro.
O Prof. Norbert Gutknect e o Prof. Christian Apel, assim como o Sr. Leon Vanweersch nos receberam com as portas abertas e nos permitiram o desenvolvimento de trabalhos científicos, a participação no Congresso Alemão de Laser em Odontologia (DGL), a apresentação, em outro idioma, dos nossos trabalhos, assim como a possibilidade de discuti-los e desenvolvermos com isto, uma maturidade científica.
Este intercâmbio, particularmente me possibilitou perceber a importância de termos um Centro como o LELO, que é reconhecido mundialmente. Além disso, eu acredito que esta experiência foi importante para hoje eu estar no programa de pós-graduação da FOUSP. Com tudo isso, espero que este intercâmbio seja oficializado pela nossa Universidade para que novos aluno possam usufruir desta oportunidade.
“Congratulations on your ability to put together a marvelous facility and program to bring together people to work together cooperatively. The future of lasers in dentistry looks bright because of yours positive thinking. The ability to promote the appropriate use of lasers in Dentistry is supported by your good research and teaching. The people of Brazil should benefit from your effort. I am proud to be associate with and visit your new facilities. Also thank you for helping the people and dental students of Brazil with yours generosity of time and money.”
Prof. Lynn Powell
UNIVERSITY OF UTAH – USA
21/07/2004
“I was very impressed about the new Laser-Center. I wish my friend, Prof. Carlos and all his co- workers, all the best for the future.”
Prof. Norbert Gutknecht
UNIVERSITY OF AACHEN – GERMANY
04/07/2004
“It is indeed my honor and pleasure to be invited to USP. I’ve never seen such an excellent laser center before. I hope we can develop our collaboration in the future.”
Prof. Junji Tagami
TOKIO MEDICAL AND DENTAL UNIVERSITY
23/04/2003
Dear Carlos
Staying in Brazil was a very exciting experience to me. There were lots of interesting papers and I realized the strong power of Brazilian researches in the field of laser dentistry. Your laser research center was very excellent and interesting to me. I felt that in the near future your research group as well as your country would be one of the leading groups or countries in the laser research.”
Prof. Akira Aoki
DIVISION OF PERIODONTOLOGY
DEPARTMENT OF HARD TISSUE ENGINEERING
GRADUATE SCHOOL, TOKIO MEDICAL AND DENTAL UNIVERSITY JAPAN
17/08/2004
Dear equipe LELO and Ana, Daiane, Karen, Marcella and Marcio,
It was a great pleasure for me to stay here from the 15 Oct. until 23 Oct. 2003 and to take part at an incredible development of this Laser Center.
I wish all the best for the future with the hope of a good partnership between São Paulo and Aachen. I thank all of you for your hospitality and kindness that made me feel warm welcome”.
Prof. Christian Apel
UNIVERSITY OF AACHEN – GERMANY
10/10/2003
“Every time I return to USP and see the advances and achievements of this group, I am so impressed. So many new things – clinic, research, and advancements. It is an honor to be received by Dr. Carlos, his colleagues, and students. The LELO Center truly is leading us all into the future with solid research and a dedicated passion for truth and understanding. I look forward to continued collaboration – but also continued friendship.”
Prof. Mark Schubert, DDS, MSD
FHCRC/SCCA; Seattle, WA, USA.
02/12/2004
It was a really pleasure to be here in this very prestigious institute for laser. I was impressed by the very well fundamented wastes which were performed here and therefore. I want to congratulate Prof. Dr. Carlos De Paula Eduardo for all he had succeeded to introduce in this department. Again I would like to thank you for the opportunity to visit this laser center. Congratulation!”
Profª. Carmen Todea
SCHOOL OF DENTISTRY
UNIVERSITY OF MEDICINE AND PHARMACY
TIMISOANO, ROMANIA
27/07/2004
“With love to Brazil and people of anyone thanks a lot. God bless you and your efforts to improve laser researches.”
Prof. Shaper Dendini
ARÁBIA SAUDITA
24/07/2004
Professor Carlos,
I have to tell you that, for me it’s for sure that, in some years, your group will be one of the most powerful groups in the field of lasers in dentistry in the world. The important thing is that you have here not only this surprising laser center, but also a strong group, full of kind and hard working people who really know how to work as team. I’m impressed!
Mr. Leon Vanweersch
UNIVERSITY OF AACHEN- GERMANY
“It is a wonderful time for me. This Laser Center is very nice and very impressing for me. I hope that the center will be successful and we have good collaboration together.”
Prof. Toru Nikaido
CARIOLOGY AND OPERATIVE DENTISTRY
DEPARTAMENT OF RESTORATIVE SCIENCES GRADUATE SCHOOL
TOKIO MEDICAL AND DENTAL UNIVERSITY
09/10/2003
“I am very impressed with the new clinic and laser equipment in USP Dental School. With my warmest 3D regards to the whole endodontic team of USP.”
Pierre Macpietre
ÁUSTRIA
23/06/2004
“It is very impressive for us to visit your institute of laser. Thank you for inviting us.”
Prof. Hisashi Watanabe
TOKYO – MEDICAL AND DENTAL UNIVERSITY JAPAN