A Bioética é um estudo interdisciplinar que faz reflexões sobre a conduta humana e sobre as aplicações da tecnologia e da ciência na vida humana, no desenvolvimento da sociedade e do meio ambiente.
De um modo geral, nos estudos bioéticos são identificados o dilema ético em questão, os fatores mais relevantes que compõem esse dilema, quais os valores envolvidos , quais as possíveis conseqüências e qual a melhor orientação a seguir.
Ao se trabalhar os temas procura-se não se transmitir valores acabados; o aluno é incentivado a pensar por si mesmo, a decidir usando sua autonomia e a estar aberto a novos conceitos e linhas de pensamento. Oferece-se um método de raciocínio/reflexão para solucionar dilemas éticos ao buscar considerar todos os aspectos da realidade e conciliá-los com o respeito à dignidade humana.
O ensino da Bioética na FOUSP desenvolve-se em dois momentos.
Em um primeiro, formatado como Disciplina regular e obrigatória de 04 créditos (ODS 0701), são tratados os seguintes temas:
- Breve histórico da Bioética
- Princípios e Fundamento da Bioética
- Experimentação com seres humanos
- Consentimento Assistencial/ Consentimento em Pesquisas
- Humanização
- Início de vida / Reprodução Assistida/ Aborto
- Células-tronco
- Morte e Luto/ Cuidados Paliativos/ Eutanásia
Ao final da disciplina de Bioética, o aluno deve ser capaz de:
- Reconhecer dilemas éticos;
- Identificar quais são os conflitos de valores envolvidos no problema;
- Reconhecer os diferentes componentes da realidade como: o contexto social, o contexto histórico, político, cultural, econômico, as informações científicas, os valores, as crenças, etc;
- Analisar criticamente a situação e apresentar um raciocínio lógico sobre uma possível solução para determinado dilema ético;
- Tomar decisões conscientemente;
- Avaliar criticamente o resultado de suas decisões.
Estratégias de ensino:
Além de aulas expositivas, utilizamos recursos de filmes que abordam temas bioéticos. Após as projeções, promovem-se debates e os alunos elaboram relatórios.
Faz-se uso da Plataforma Moodle como recurso auxiliar por meio da disponibilização de material de estudos de apoio, no formato de apostila eletrônica, o qual foi especialmente desenvolvido para os alunos de graduação e pode ser utilizado durante todo o curso de odontologia, prolongando o contato com a Bioética mesmo após o final da disciplina.
Também são desenvolvidas atividades de fóruns de debates e aulas não presenciais à distância. Em um segundo momento, formatado como Estágio de Bioética, focado na temática da Humanização, atividade optativa, para contagem de 04 créditos junto à Disciplina de Estágios Vivenciais.
Constitui-se de visitas a serviços clínicos, bem como atividades extramuros. Têm como objetivo vivenciar estes espaços na companhia do professor que age como facilitador na inserção e na familiarização com esses ambientes. Os alunos recebem orientações de como lidar com as dificuldades que naturalmente se apresentam, fomentando-se um olhar atento, positivo, ético e humanizado. Visa-se também dar suporte a pessoa do aluno quando do impacto emocional causado por estas realidades.
Após cada visita acontece roda de discussão com o professor buscando-se um juízo das experiências vividas. As atividades extramuros acontecem em comunidade com obra social que atende alunos do ensino médio. Ali promovem-se debates sobre temas bioéticos motivados por projeção de filmes. Os jovens e os universitários interagem, compartilhando conhecimentos. Também explora-se a interação com a parte midiática da universidade, através da produção de pequenos vídeos, “esquetes”, encenações bem-humoradas onde são retratadas de forma burlesca situações testemunhadas nas atividades do estágio.
Referências mais utilizadas:
- Ramos DLP, organizador. Fundamentos de odontologia: Bioética e ética profissional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2007.
- Ramos DLP, organizador. Bioética, pessoa e vida – Uma abordagem personalista. São Caetano do Sul: Difusão; 2a. Ed. 2017