Ministrada aos alunos de graduação, a Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde (CAPS), da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo é uma disciplina clínica, já que nossas aulas práticas e nossas experiências são realizadas onde a vida acontece, no território adstrito das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que ficam no entorno na nossa universidade!

Nossa disciplina é dividida em módulos que se complementam e que se ligam através de saberes e práticas construídos no dia a dia das atividades realizadas coletiva e individualmente.  No primeiro módulo discutimos os conceitos de território, de determinação social do processo saúde doença e, por fim, abordamos os conceitos de saúde e seus impactos no jeito como o cuidado em saúde é prestado.

No segundo módulo os temas abordados são promoção de saúde e qualidade de vida, seu percurso histórico, os conceitos ao longo do tempo e as ações intersetoriais que promovem saúde no território. No módulo seguinte discutimos atenção básica, que é o nível de atenção no qual o sistema de saúde se relaciona mais intimamente com o território, especialmente no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Vamos observar que as Equipes de Saúde buscam exercer o cuidado centrado na pessoa e para tanto se faz necessário um diagnóstico dos determinantes sociais e um conhecimento preciso do território no qual a equipe de saúde vai trabalhar.

No quarto módulo, a CAPS aborda a comunicação em saúde e educação em saúde, entendendo que comunicar é uma habilidade essencial à ser desenvolvido pelo profissional de saúde e que na atenção básica as atividades de educação em saúde são estruturantes nas equipes de saúde, em especial, nas equipes de saúde bucal.

Nossas aulas e nossos alunos geram produtos que podem ser compartilhados e representam parte do que se faz na CAPS.

Código QR com documentário produzidos pelos alunos durante primeiro módulo da CAPS.