Dessa vez, a região Norte foi a responsável por recepcionar os alunos da FOUSP, selecionados pela primeira vez para um intercâmbio nacional. Com destino à Universidade Federal do Pará (UFPA), localizada em Belém, as alunas Leticia Harumi Horita Ide e Vitoria Feliciano da Costa, do 2º e 4º ano, respectivamente, relataram sobre a semana vivenciada. 

Ambas comentaram que a escolha da Faculdade estava relacionada com a distância em relação à São Paulo, permitindo que, de fato, saíssem da sua realidade e conhecessem uma região inédita, cultural e estruturalmente diferente. Após a escolha, motivada pela vontade de conhecer a Odontologia de uma forma diferente, elas tiveram que enviar uma série de documentos, como currículo lattes e histórico escolar, uma carta motivacional e responder a algumas perguntas.

Em relação ao curso na UFPA, as discentes concluíram que a grade que está sendo implementada esse ano se assemelha um pouco à da FOUSP, porém, a antiga é realmente diferente. Elas citaram que não existia curso integral antes dessa nova mudança e que os alunos possuem clínica logo no primeiro ano, antes de matérias do ciclo básico. 

Quando questionadas a respeito da rotina, Leticia e Vitoria comentaram que foi muito variada, sendo que as manhãs por lá costumavam ser mais cheias. De segunda à quarta-feira, tiveram a oportunidade de visitar os espaços da Universidade, tanto da odontologia, quanto de outras áreas, e de conhecer algumas clínicas, como o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Já no fim da semana, se dedicaram a visitar o Hospital Universitário (Hospital Barros Barreto), onde relataram a seguinte percepção: “Lá a rotina era muito mais intensa, com mais pacientes. Tinham inúmeras cirurgias de buco, e, ao mesmo tempo, muitos procedimentos da estomatologia e periodontia”. Durante as tardes e no final de semana, as discentes conseguiram passear por alguns pontos turísticos, experimentar comidas típicas e conhecer alunos da Faculdade. 

A maior dificuldade relatada foi em relação à programação das atividades. Devido a uma demora na divulgação do cronograma que as alunas da FOUSP seguiriam na UFPA, surgiu um certo empecilho na localização, que acabou por dificultar, em partes, os trajetos e um melhor proveito do tempo disponível.  

Por outro lado, quando questionadas sobre o que mais as surpreenderam, elas relataram visões bem diferentes. A Leticia comentou que ao conhecer a Faculdade, se deparou com áreas que não imaginava ver e que abriram sua mente, como a clínica de Estomatologia, que além de ajudar no diagnóstico e tratamento, devolvia qualidade de vida aos pacientes de forma dinâmica e rápida, fazendo com que todos fossem atendidos no mesmo dia. Enquanto isso, Vitoria ressaltou uma outra perspectiva: “Acredito que o choque de realidade da USP em comparação com a UFPA foi o que mais me surpreendeu. Quando já estamos acostumados com a infraestrutura e tecnologia da USP, acabamos pensando que todas as universidades públicas podem oferecer o mesmo, porém, quando visitamos a UFPA pude ver o quão privilegiados somos e pude reconhecer o porquê da USP ser a melhor universidade da América Latina”. Apesar disso, ambas não puderam deixar de comentar sobre a cultura e culinária maravilhosas que tiveram a oportunidade de conhecer.  

Por fim, as alunas concluíram recomendando positivamente o intercâmbio nacional e a experiência que tiveram. Elas relataram que foi muito agregador tanto na questão profissional como na pessoal, de modo que puderam aprender muito em pouco tempo, aplicar muito do que já conheciam e ver a Odontologia sob diferentes contextos, já que devido a diferença entre Belém e São Paulo, todas as demandas, dinâmicas e condições mudam drasticamente. Além disso, também citaram o quão incrível foi poder estar em uma cidade tão rica culturalmente, tornando a viagem única e enriquecedora. 

Texto: Marina Timbó Colmanette

Fotos: Arquivo pessoal