Ocorreu hoje, dia 16 de maio de 2024, na sala do Conselho Universitário, um evento cujo objetivo era discutir e refletir sobre o papel do Professores Titulares enquanto liderança acadêmica, científica e política para a Universidade de São Paulo.

A abertura foi feita pela Vice Reitoria, Profa. Maria Arminda do Nascimento Arruda; Prof. Arlindo Philippi Junior – Chefe de Gabinete; Profa. Célia Regina da Silva Garcia – Coordenação Geral; Profa. Anna Helena Reali Costa – Coordenação Geral.

Em seguida, houve a conferência “O papel de liderança do Professor Titular na Universidade no atual contexto: prioridades e indicadores” – Conferencista: Luiz Davidovich (UFRJ) e Debatedoras: Maysa Furlan (UNESP) e Maria Luiza Moretti (UNICAMP).

A tarde, foram compostos grupos de trabalho de diversos segmentos da Universidade, moderados por coordenadores docentes específicos:

Grupo 1 – Graduação
Moderação: Profa. Karla Roberta Pereira Sampaio Lima (EACH)
✓ Grupo 2 – Pós-Graduação
Moderação: Prof. Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues (PRPG/FMRP)
✓ Grupo 3 – Pesquisa
Moderação: Profa. Susana Inês Cordoba de Torresi (PRPI/IQ)
✓ Grupo 4 – Inovação
Moderação: Prof. Raul Gonzalez Lima (PRPI/EP)
✓ Grupo 5 – Cultura
Moderação: Prof. José Tavares Correia de Lira (CEUMA/FAU)
✓ Grupo 6 – Extensão
Moderação: Prof. Hussam El Dine Zaher (PRCEU/MZ)
✓ Grupo 7 – Internacionalização
Moderação: Prof. Paulo Henrique Braz da Silva (AUCANI/FOUSP)
✓ Grupo 8 – Gestão
Moderação: Prof. Fabio Lotti Oliva (CODAGE/FEA)
✓ Grupo 9 – Inclusão e Pertencimento
Moderação: Profa. Miriam Debieux Rosa (PRIP/IP)
✓ Grupo 10 – Comunicação
Moderação: Sr. Luiz Roberto Serrano (SCS)

A FOUSP estava representada pelos novos titulares: Patrícia Moreira de Freitas Costa e Silva, Luciana Corrêa, Cláudio Mendes Pannuti, Maria Cristina Zindel Deboni, Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani e Marília Trierveiler Martins.

O Prof. Dr. Paulo Henrique Braz da Silva, Diretor Adjunto da Área de Mobilidade Acadêmica da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional – AUCANI, conduziu o GT 7, sobre Internacionalização.