O Prof. Dr. José Nicolau é um dos poucos professores seniores da FOUSP. Para que mantenha o cargo, ele deve apresentar a cada 2 anos um projeto do que pretende fazer no período seguinte, para que seu Departamento aprove a permanência e esteja ciente das atividades exercidas.

Atualmente, o Prof. Dr. José relatou que está sempre em contato com o âmbito da pesquisa e trocando ideias com seus colegas, principalmente da área que costuma atuar: Bioquímica. Dentro desse assunto, seus principais temas de pesquisa são Ácido Siálico, Biossíntese e Glândula Salivar. Além disso, participa de bancas de avaliação quando convidado, como de algumas conclusões de tese que já esteve presente. Sua grande atuação em pesquisas reflete as mais de 180 produções em sua carreira, variando entre trabalhos, resumos, artigos e até livros publicados.

No tempo como professor sênior, José Nicolau também aproveitou para terminar de escrever um livro sobre Diabetes: Fundamentos Bioquímicos.  Seu objetivo com a produção foi oferecer subsídios, bem como estimular reflexões sobre os componentes da cavidade oral, aos profissionais da área de conhecimento de saúde odontológica. Dessa forma, sua intenção foi proporcionar um livro-texto básico atualizado em português para a comunidade odontológica, a fim de atender as expectativas do pesquisador e do professor de compartilhar décadas de envolvimento com a Bioquímica Oral.

Por fim, contou um pouco a respeito do Laboratório de Bioquímica Oral que montou na FOUSP e que atualmente se encontra em reconstrução. Hoje, conhecido como Centro de Pesquisa em Bioquímica Oral, o laboratório visa relacionar trabalhos das áreas clínica e básica, bem como despertar nos alunos o aparecimento de jovens talentos. Seu principal foco está direcionado para o estudo da relação diabetes-glândulas salivares e saliva e está disponível para alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores interessados em Bioquímica, permitindo o desenvolvimento de uma ampla gama de procedimentos bioquímicos aplicáveis a vários campos.

Texto: Marina Timbó Colmanette