Cirurgiões-dentistas podem saber como se prevenir da exposição ocupacional ao vapor dessa substância
Em 3 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Cirurgião-Dentista. Olhando para a proteção desses trabalhadores, a Fundacentro disponibiliza um novo tema no aplicativo SST Fácil: Amálgama dentário e mercúrio metálico. O App está disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS.
Os autores Cleiton Faria Lima e Patrícia Moura Dias, coordenador de Projetos e tecnologista da Fundacentro, respectivamente, e Luiz Eugênio Nigro Mazzilli, professor do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo), buscam abordar os aspectos da exposição ocupacional ao vapor do mercúrio metálico do amálgama dentário.
A nova temática, dentro da categoria Segurança Química, divide-se em cinco lições: amálgama dentário, mercúrio metálico, impactos na saúde ocupacional, algumas formas de exposição ocupacional e algumas medidas preventivas.
Desde 2017, o Brasil proibiu o uso de amálgama, que é uma mistura de prata, estanho, cobre e mercúrio, na forma não encapsulada. Essa medida foi tomada a partir da ratificação da Convenção de Minamata pelo país.
O mercúrio metálico é uma substância de alta toxicidade. Por ser volátil, gera vapor a temperatura ambiente. A inalação desse vapor pode causar impactos à saúde. Alguns efeitos dele são toxicidade aos nervos, dores de cabeça, disfunções motoras, comprometimento dos sistemas digestivo e imune, afetação de pulmões e rins, distúrbios comportamentais, tremores, insônia, perda de memória e efeitos neuromusculares.
O App SST Fácil mostra como a exposição do profissional da área de saúde bucal ao vapor do mercúrio metálico poderá ocorrer no contato com o amálgama dentário e elenca medidas de prevenção.
Saiba mais
Faça o download para os sistemas Android e IOS.
Segundo o Prof. Dr. Luiz Eugênio Nigro Mazzilli o aplicativo é um produto decorrente do Mestrado Profissional Interunidades