No dia 30 de Outubro de 2024, inciou-se uma atividade de Teleorientação em Saúde Bucal com alunos do primeiro ano da FOUSP, coordenados pelo Prof. Dr. Marcelo José Strazzeri Bönecker. Trata-se de uma curricularização da extensão, em que os discentes passarão por várias práticas desse tipo durante toda a disciplina. 

O projeto foi desenvolvido através de uma iniciativa da SAS Brasil (Saúde, Alegria e Sustentabilidade), organização social que tem como objetivo principal levar acesso especializado à saúde àqueles que não tem. A partir de iniciativas Living Lab da SAS (conveniada com a Universidade Unicamp), da parceria com o SUS e com as secretarias locais dos municípios, formou-se um polo de disseminação de saúde digital e inovação social a partir do ensino. 

Nesse contexto, vale ressaltar que há regiões do Brasil com grandes índices de comorbidades materno-infantis e ausência de acesso a especialistas e exames, que deveriam ser indicação para gestantes e crianças nos primeiros mil dias de vida. Isso porque esse período representa uma janela de oportunidade apenas para influenciar positivamente o futuro das crianças em termos biológicos, intelectuais e sociais, de forma que os cuidados especializados durante os 280 dias de gestação e os 730 primeiros dias de vida do bebê, tornam-se cruciais. 

Sabendo isso, a egressa Profa. Gabriela Sá, que tem acompanhado os alunos na atividade, explicou a importância dessa Linha de Cuidado Materno-Infantil: “Para melhorar indicadores de impacto na saúde materno-infantil torna-se importante preencher as lacunas de cuidados com gestantes, puérperas e crianças em regiões de cuidados de acesso à saúde, principalmente em áreas remotas. A saúde digital pode ser uma ferramenta mais poderosa para alcançarmos esse objetivo, diminuindo barreiras e distancias geográficas.”

Levando isso em conta, surgiu a oportunidade dos alunos da FOUSP realizarem a teleorientação a partir do sexto mês de vida do recém-nascido: “já que faz parte da novas premissas atuais de necessidade, a introdução da saúde digital nos currículos de graduação, além de ser uma oportunidade dos alunos conhecerem uma outra realidade, diferente da que encontramos na região de São Paulo, com outros hábitos culturas e realidade”, concluiu a Professora. 

Na prática, todo o atendimento é realizado por meio de uma plataforma de telessaúde customizada para as teleorientações em saúde bucal, tornando possível um acompanhamento integral desde os atendimentos com obstetras até a atuação dos futuros dentistas. Esses realizam a atividade em um momento oportuno de orientações, já que o sexto mês representa o período de nascimento dos primeiros dentes do bebe. 

Ademais, os discentes foram previamente introduzidos à população e cultura dos pacientes da região do Ceará que está sendo atendida, para estarem treinados e capacitados nas orientações de prevenção:

“Os alunos atendem em pares e sempre sob a supervisão de um docente ou alunos de pós-graduação da disciplina de Prevenção em Odontopediatria. Assim, a teleorientação acontece através de uma videochamada em uma plataforma de telessaúde, a qual os alunos em duplas conduzem a teleorientação ao longo que vão preenchendo o prontuário eletrônico de saúde bucal do Bebê, que foi criado para nortear todos as orientações que devem ser abordadas. São feitas orientações de saúde bucal para mãe do bebê sobre prevenção nos principais acometimentos em saúde bucal durante essa fase, como orientações sobre higiene bucal, fase do nascimento dos dentários, hábitos deletérios como a não introdução de chupeta, e principalmente orientação sobre hábitos alimentares, como a promoção do aleitamento materno e não recomendação do açúcar até os 2 anos, como preconizado pela Organização Mundial da Saúde.”, explicou a egressa Gabriela. 

Em relação a experiência dos alunos, constatou-se a satisfação em poder participar de uma atividade tão relevante e a importância de conhecer pacientes em outro contexto e com outras culturas. Para compreender mais, o aluno Caio Souza Barbosa, relatou um pouco do que tem vivenciado nessa atividade: “A realização da teleodontologia foi, de certa forma, epifânica para mim e para o meu parceiro de clínica Leonardo Ozório. Perceber que o conhecimento que nos foi passado de forma excepcional pode ajudar de forma clara e efetiva pessoas que realmente carecem de cuidado e informação é lindo. Nós nos sentimos primeiramente, realizados, mas também compreendemos uma faceta linda da área de saúde, o cuidado sem fronteiras. É uma experiência ímpar poder transparecer o nosso amor e o conhecimento sobre aquilo que tanto estudamos para todos, inclusive para a mãe de cinco filhos de Acaraú – CE que tivemos a oportunidade de conversar, orientar e, antes de tudo, nos conectar. Têm sido gratificante e transformante viver as experiências dessa matéria com a minha dupla.”.

Texto: Marina Timbó Colmanette

Fotos: Arquivo pessoal