Força-Tarefa de Enfrentamento à Cárie: Profissionais da Equipe de Saúde Bucal Intervêm na EMEB Marina Araújo Pires

Na busca por promover uma saúde bucal mais acessível e eficaz para os alunos da EMEB Marina Araújo Pires, uma iniciativa pioneira, com base em um projeto do Governo do Estado de São Paulo e da Faculdade de Odontologia da USP, foi lançada no dia 08 de abril de 2024 pela equipe de Saúde Bucal das Estratégias Saúde da Família: uma força-tarefa de enfrentamento à cárie.

O projeto, que visa tratar cárie passíveis de Restauração Atraumática (ART) diretamente no ambiente escolar, foi recebido com entusiasmo pelos profissionais e pela comunidade escolar. Com um time composto por seis dentistas e seis auxiliares de saúde bucal, além de dois assistentes dedicados à prevenção, a equipe esteve empenhada em levar cuidados odontológicos de qualidade às crianças de Itatiba.

A primeira etapa da intervenção envolveu a avaliação de 146 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em busca de sinais de cárie. Dentre estes, 26 foram identificados como necessitando do ART.

Com o apoio da comunidade escolar e o comprometimento dos profissionais, foram restaurados 33 dentes no total, tudo isso sem que os alunos precisassem sair do ambiente escolar. Essa abordagem não apenas reduz o tempo de espera por tratamento, mas também torna o processo mais confortável e meno, intimidador para as crianças.

Caio Arato, gerente administrativo das equipes de Estratégia Saúde da Família de Itatiba, ressalta a importância dessa abordagem: “Estamos levando não apenas tratamento, mas também educação em saúde bucal para essas crianças. Ao agir diretamente nas escolas, podemos não só tratar a cárie, mas também ensinar práticas preventivas que vão beneficiá-las ao longo da vida.”

Essa iniciativa não apenas evidencia o compromisso da equipe de Saúde Bucal com a comunidade, mas também aponta para novos caminhos na promoção da saúde bucal, tornando-a mais acessível e integrada ao cotidiano escolar. Com o sucesso dessa primeira etapa, espera-se que projetos sejam implementado em outras escolas, ampliando o alcance desses cuidados essenciais.

Se seu município quer fazer parte deste município, acesse: https://drive.google.com/file/d/1WueGiiEO_lZhSv8BEcvkl8TiAWU2tuSQ/view?usp=sharing

Neste documento você encontrará todas as informações de como enfrentar a cárie dentária com base nas melhores evidências científicas, com planejamento e respeito aos trabalhadores do SUS e aos nossos usuários.

Para compartilhar suas experiências que inspiram, entre em contato conosco pelo email: eviporalhealth@usp.br

Caio Vieira de Barros Arato1; Fernanda Campos de Almeida Carrer2; Mariana Minatel Braga2; Mariana Gabriel3; Maria Fernanda Tricoli4

1. Trabalhador do SUS- município de Itatiba/SP, 2. Professoras FOUSP, 3. Professora UNESP e Faculdade Galileu, 4. Coordenadora estadual de Saúde Bucal de São Paulo