No dia 14 de Novembro de 2023, no Anfiteatro Myaki Issáo da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, cedeu seu espaço para a realização do I Simpósio de Frênulos Orais e Laser.

O encontro foi um grande sucesso e contou com a presença de mais de 150 pessoas, entre alunos de graduação, pós-graduação, docentes de diversas Universidades e cirurgiões-dentistas. A Secretária Geral da USP, Profa. Dra. Marina Helena Cury Gallottini era uma das palestrantes.

De forma extremamente dinâmica, o evento contou com 17 palestras, cada uma com a duração de 25 minutos, abordando diversas questões sobre os frênulos orais e também sobre o uso e funcionamento do Laser na Odontologia.

Cada grupo de palestras foi moderado por um docente, sendo eles, o Prof. Dr. Eric Mayer, o Prof. Dr. Ricardo Navarro, a Profa. Dra. Patrícia Moreira de Freitas Costa e Silva, o Prof. Dr. Cássio Alencar e o Prof. Dr. Marcelo José Strazzeri Bönecker.

A primeira sessão, moderada pelo Prof. Dr. Eric Mayer, teve como tema principal o funcionamento dos lasers. O Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo, Coordenador do Laboratório Especial de Lasers em Odontologia, iniciou o evento com a primeira palestra do dia e mostrou o uso do laser para o tratamento de lesões além dos dentes. Já a próxima sessão, conduzida pelo Prof. Dr. Ricardo Navarro, focou na morfofisiologia da língua e a anquiloglossia.

Seguindo, a Profa. Dra. Patrícia Moreira de Freitas Costa e Silva, Coordenadora do LELO, falou sobre o I Encontro do LELO, que acontecerá na FOUSP, no dia 2 de Dezembro de 2023 e convidou todos a se inscreverem e estarem presentes. Logo após, o terceiro bloco foi mediado pelo Prof. Dr. Cássio Alencar e teve como foco as técnicas cirúrgicas, anestesias e uso de lasers em frenectomias. O grupo seguinte, moderado pela Profa. Dra. Patrícia Moreira de Freitas Costa e Silva, mostrou uma visão patológica do reparo tecidual e a relação anatômica da língua com o sistema corporal. Nele, a Profa. Dra. Luciana Correa, falou sobre a visão do patologista quanto ao processo de reparo do frênulo lingual.

Por fim, a última sessão foi mediada pelo Prof. Dr. Marcelo José Strazzeri Bönecker e contou com apresentações dos temas sobre síndromes ligadas a anquiloglossia; teleodontologia, ministrada pela Profa. Dra. Ana Estela Haddad; responsabilidade civil e a hora clínica, sustentabilidade financeira de clínicas com o uso de lasers de alta e baixa potência, ministrado pelo Prof. Dr. Igor Studart Medeiros.

A programação completa deu-se da seguinte forma:

Laser Muito Além dos Dentes – Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo

Evolução dos Lasers de Diodo de Alta Potência nos Tecidos Moles – Profa. Dra. Denise Zezell

Quais os Tipos de Lasers de Alta Potência Podemos Utilizar nas Cirurgias dos Frênulos Orais? – Profa. Dra. Luciane Hiramatsu Azevedo

O Impacto da Anquiloglossia nas Funções Orofaciais – Profa. Dra. Roberta Martinelli

Morfofisiologia da Língua: O que Seria Bom Você Saber para Realizar a Frenectomia Lingual? – Prof. Dr. Marcelo Betti

O Impacto da Anquiloglossia no Desenvolvimento das Arcadas e Maloclusão – Profa. Dra. Silvia Chedid

Repercussões Clínicas Tardias por Omissão de Diagnóstico da Anquiloglossia – Profa. Dra. Myriam Novaes

Falando sobre o I Encontro do LELO – Profa. Dra. Patricia Moreira de Freitas Costa e Silva

Técnicas Cirúrgicas Convencionais dos Freios Orais em Crianças e Bebês – Prof. Dr. Ricardo Fonoff

Lasers de Alta Potência em Frenectomias Labiais – Profa. Dra. Marines Trevisan

Anestesia Local em Odontologia para o Paciente Infantil – Profa. Dra. Suzana Cardoso