No dia 27 de abril de 2024, o Museu de Inclusão, no Memorial da América Latina, em São Paulo, foi palco de um evento para a promoção da acessibilidade e inclusão, que não apenas trouxe à tona discussões vitais sobre o tema, mas também apresentou soluções tangíveis, como o Projeto Segmenta, resultado da colaboração entre as instituições da USP: Faculdade de Odontologia e Instituto de Ciências Biomédicas, o CRAI – Centro de Recursos para Aprendizagem, Investigação e Inovação, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia e o INDOR.

O Projeto Segmenta utiliza tomografias computadorizadas de alta resolução para criar modelos de crânio em 3D, os quais permitem que pessoas com deficiência visual tenham acesso tátil a representações precisas da estrutura craniana, facilitando a educação e a pesquisa nessa área.

Da esquerda para direita: Prof. Dr. Israel Chilvarquer (INDOR); Drª Lúcia Verônica S. Ramos (SDO/FOUSP); Prof. Dr. Paulo Eduardo Capel Cardoso (FOUSP); Dr. Marcos Costa (SecDPcD) e Prof. Dr. Ignacio Maria Poveda Velasco (FDUSP/SecDPcD)

Participaram do evento, o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dr. Marcos da Costa, o secretário adjunto e docente da Faculdade de Direito da USP, Prof. Dr. Ignacio Maria Poveda Velasco, o Prof. Dr. Paulo Eduardo Capel Cardoso, docente do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral da FOUSP; a Drª Lúcia Verônica S. Ramos, chefe técnica do SDO e cofundadora do CRAI; e o Prof. Dr. Israel Chilvarquer docente aposentado da FOUSP e INDOR. Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Baner de apresentação do projeto Segmenta. Fonte: elaborado pela equipe do Projeto Segmenta