Promovendo a integração de alunos dos cursos da FOUSP, com alunos das engenharias, zootecnia, física, biomolecular e ciências biológicas.
No dia 20 de março de 2025, durante encontro remoto, a Profa. Dra. Fernanda Campos de Almeida Carrer, docente do Departamento de Odontologia Social, ministrou aula para alunos da Disciplina PRG0029 “Projetos Especiais em Gestão da Inovação”. Esta disciplina tem foco na engenharia, mas reúne graduandos de diversos cursos e unidades da USP.
A proposta é unir esforços entre os alunos da FOUSP e os da disciplina multiprofissional, para que juntos desenvolvam soluções para apoiarem os cirurgiões-dentistas do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo a realizarem suas atividades educativas no Programa Saúde na Escola.

Durante dois meses, alunos da “Unidade Curricular de Saúde Coletiva II- FOUSP” se unirão aos da Disciplina “Projetos Especiais em Gestão da Inovação” e as AEX “Capitão Dentinho o Super Herói do Sorriso – a Saúde Bucal Infantil” (Engenharia Lorena, Poli e São Carlos) e “Criação de repositório da produção de alunos de graduação sobre educação em saúde: Uma contribuição ao Programa saúde na Escola” (FOUSP), para desenvolverem conteúdos inovadores de educação em saúde a serem disponibilizados em repositório de acesso livre e gratuito aos cirurgiões-dentistas do SUS e demais usuários interessados no tema, como também em redes sociais de alto alcance.
Esta iniciativa inédita e contará com 50 alunos de graduação, 9 alunos de pós-graduação, 2 pós-doutorandas, um monitor bolsista PEEG e três docentes da FOUSP (Fernanda Campos de Almeida Carrer, Maria Ercilia de Araujo e Antonio Carlos Frias), além de 15 alunos dos cursos de engenharia de Lorena, São Carlos, Escola Politécnica, zootecnia, física biomolecular, ciências biológicas e três professores (Humberto Felipe da Silva – EEL-USP; Fernando Josepetti Fonseca – Escola Politécnica e José Carlos de Melo Vieira Júnior – Escola de Engenharia de São Carlos).

Segundo a Pró-Reitora de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, Profa. Dra. Marli Quadros Leite, a curricularização busca criar oportunidades diversas e inovadoras visando a formação integral dos estudantes pela interação direta com a sociedade, por meio de estratégias transformadoras. A curricularização da extensão, pode proporcionar aos estudantes oportunidade de desenvolver habilidades não contempladas nas disciplinas curriculares, ao mesmo tempo em que promove a aquisição de conhecimentos e competências às quais não estão expostos em sala de aula, nem mesmo em laboratórios e aulas práticas.
O que estamos observando nesta iniciativa, que começou em março de 2025, entre duas disciplinas de graduação e duas AEX de institutos distintos é o potencial da extensão, no sentido de ressignificar o ensino para além da técnica, aproximando a universidade da sociedade. Desta maneira, a Universidade forma profissionais socialmente engajados, com competências que os tornem capazes de responder aos enormes desafios que iremos enfrentar na saúde, educação, meio ambiente, combate à fome e miséria, inovação, fontes de energias, dentre outros. Ademais, a disciplina atende aos ditames de diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para as ODS de número 4, 10, 16 e 17.
