O final da manhã do dia 1 de dezembro de 2022 foi de muita emoção para a comunidade fouspiana. Três novos Professores Titulares tomaram posse. São eles: Ana Estela Haddad, Marcelo de Gusmão Paraíso Cavalcanti e Rodolfo Hantenhoff Melani.

A abertura da cerimônia foi marcada pela entrada dos membros da mesa: Diretor, Prof. Dr. Giulio Gavini, Vice-Diretor, Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito, Vice-Chefe do Departamento de Estomatologia, Prof. Dr. Jefferson Xavier de Oliveira, Chefe do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria, Prof. Dr. João Batista de Paiva, Chefe do Departamento de Odontologia Social, Profa. Dra. Maria Gabriela Haye Biazevic.

As autoridades presentes eram: Prof. Dr. Fernando Haddad, Ministro da Educação de 2005 a 2012  e prefeito de São Paulo de 2013 a 2016, além do Prof. Dr. Paulo Henrique Braz da Silva, Diretor Adjunto da Área de Mobilidade Acadêmica da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional – AUCANI.

Em seguida, a Profa. Dra. Miriam Lacalle Turbino fez a introdução e saudação aos novos titulares.

“Na especial data de hoje, em que a Egrégia Congregação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo se reúne para dar posse ao cargo de Titular desses respeitáveis professores de nossa escola, a mim coube, na qualidade de mais recente Professora Titular empossada, fazer a saudação de Boas vindas aos colegas, Ana Estela, Marcelo e Rodolfo”. Leia o discurso, na integra, clicando aqui.

Após o discurso, foi realizada a cerimônia de imposição das vestes talares. Cada docente foi acompanhado por padrinhos, para celebrar esse momento. Os padrinhos da Profa. Ana Estela foram seus filhos, Frederico e Ana Carolina. Já os docentes Marcelo de Gusmão Paraíso Cavalcanti e Rodolfo Hantenhoff Melani, foram apadrinhados por suas respectivas esposas, Wania Laura Amorim e Marisa do Carmo Ramazotti. Este é um momento de muita emoção!

A Assessora Acadêmica, Sra. Dayse Aparecida Fazzolaro prosseguiu com a leitura do termo de posse e assinatura do livro e passou a palavra ao Prof. Dr. Rodolfio Francisco Haltenhoff Melani, que fez o pronunciamento dos novos professores titulares. Em seu discurso, ele relatou a carreira acadêmica dos novos titulares, enaltecendo a trajetória de cada um.

Para encerrar a posse, o Diretor, Prof. Dr. Giulio Gavini deixou sua mensagem:

“Os professores titulares que hoje tomam posse, conquistaram o degrau mail alto da carreira universitária, com a missão de manter a excelência do ensino, pesquisa, extensão universitária, internacionalização e suporte às novas gerações de docentes. Comprovada a liderança científica e acadêmica, agora cabe também a esses docentes, a gestão administrativa, compondo os mais diversos colegiados universitários, nos quais devem colaborar com suas experiências e dinamismo, revestidos não apenas de qualidades técnicas; é preciso serenidade e coragem para conduzir a Faculdade e a Universidade aos novos tempos, cuidando da formação de recursos humanos, em áreas relevantes cientificamente, cujo conhecimento e inovação impactem na sociedade.

O compromisso assumido aumenta, ainda mais, a importância e o brilho deste momento, que é um rito de passagem para celebrar as conquistas de docentes que passam a ser, junto a seus pares, os responsáveis pelo futuro da academia.” Leia o discurso completo aqui: Discurso Posse Titulares

Finalizando essa cerimônia, foi a vez do descerramento do quadro para a galeria de Diretores, com um discurso repleto de emoção do Prof. Dr. Giulio Gavini, sobre o Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha:

“A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, nesta cerimônia, enaltece a aposição do quadro de Diretor, do Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, nas gestões 2009-2013 e 2017-2021. O docente esteve à frente desta unidade, em uma situação que jamais imaginaria: a pandemia. Com características próprias de um líder, ouviu e orientou a todos, incansável, disciplinado e cordial. Dentre as inúmeras boas palavras, a cordialidade também o define, porque dedica-se com coração e, assim, levou a FOUSP da turbulência daqueles tempos à segurança, para que todos pudessem desenvolver suas atiidades da melhor forma possível, implementando medidas baseadas em evidências científicas e, finalmente, o retorno seguro.”

Em seguida, o Diretor deu por encerrada essa Sessão Solene da Congregação.

Para acessar a galeria completa de fotos, clique aqui.

Fotos: Eduardo Ogata e Amarildo de Almeida[:]