A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – FOUSP – criou em 2006, o OBSERVATÓRIO DE RECURSOS HUMANOS ODONTOLÓGICOS DA FOUSP – OBSERVARHODONTO e sua ESTAÇÃO DE PESQUISA DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE BUCAL, integrando a ROREHS e sendo a única, da América Latina, voltada especificamente para os estudos sobre Recursos Humanos em Odontologia.
A Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Brasil (ROREHS) é uma iniciativa do Ministério da Saúde em conjunto com a OPAS/OMS. Compõe um projeto de âmbito continental da OPAS, já implantado em diversos países das Américas. O propósito geral da Rede é propiciar o mais amplo acesso a informações e análises sobre recursos humanos de saúde no País, facilitando a melhor formulação, acompanhamento e avaliação de políticas e programas setoriais, bem como regulação social dos sistemas de educação e trabalho no campo da saúde. O propósito geral da rede é produzir estudos e pesquisas na área de recursos humanos em saúde, a fim de contribuir para o desenvolvimento da área. É composta por Estações de Trabalho formadas por Instituições de Ensino, pesquisa e serviço, sendo interligadas pela OPAS/OMS.
Objetivos
O objetivo do OBSERVARHODONTO é realizar pesquisas sobre aos recursos humanos odontológicos no campo da gestão, formação e regulação das profissões e ocupações de saúde bucal no Brasil, por meio do:
- Monitoramento dos aspectos demográficos, políticos e sociais da oferta e da demanda da força de trabalho do setor da Odontologia, acompanhando e analisando as relações de trabalho e emprego no setor da saúde bucal,
- Acompanhamento,análise e orientação do desenvolvimento das estratégias e metodologias deformação e capacitação de recursos humanos de saúde bucal;
- Desenvolvimento de estudos, metodologias e indicadores que possibilitem a avaliação da eficiência, eficácia e efetividade do trabalho em saúde bucal;
- Acompanhamento das demandas da regulação do exercício profissional e das ocupações na área da saúde bucal, em especial dos Técnicos de Saúde Bucal (TSB) e dos Auxiliar de Saúde Bucal (ASB).
Observar Recursos Humanos em Saúde
”A arte de observar e traduzir o valor observado em melhor arranjo de trabalho e melhores condições, para que a saúde brasileira seja cuidada por quem tem sua vida cuidada“
Instituições envolvidas
FOUSP
Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
OPAS
Organização Panamericana de Saúde
Equipe
- Mariana Gabriel
- Mariana Lopes Galante
- Maristela Honório Cayetano
- Raquel Favarini
- Henrique Guedes da Motta Rizzo
Dados de Interesse
A proporção entre habitantes e cirurgião-dentista nos países do mundo nunca foi pre-estabelecida pela OMS. O que a OMS registra é a proporção que cada região do planeta apresenta, realizando para isso análise dos dados governamentais apresentados pelos órgãos de registro e ministérios. Tal proporção deve levar em consideração os principais índices de agravos regionais para que se estabeleça a real necessidade de cada região quanto a profissionais que gerem oportunidade de cuidado à saúde das populações.
Para isso é necessário observar as demandas loco-regionais e as diversas maneiras que a região encontra para suprir as necessidades próprias. Por isso também se faz necessário observar onde são feitas as ofertas de cursos de Odontologia e como se distribuem os profissionais nos diversos países.