Quem somos?

Somos um grupo de alunos interessados em tecnologia, inovação e com prontos para aprender e revolucionar em saúde. Acreditamos que não o futuro, mas já nosso presente exige que conheçamos as novas tecnologias e estejamos prontos para mudanças.

A partir deste ano, 2024, teremos a contribuição e o apoio do Prof. Dr. Marcelo Bönecker (Professor Titular da Disciplina de Odontopediatria) e da mentora Deise Garrido (Membro do NUTES – Nucleo de Telessaúde e Teleodontologia), nesta jornada, com muitos projetos inovadores.

A liga possui aulas teóricas, workshops e atividades práticas, contribuindo para o estudo científico e, também, para a comunidade, através da promoção da inovação em saúde.

LITS – Liga de Inovação Tecnologia e Saúde: @litsfousp

Histórico

A Liga de Inovação, Tecnologia e Saúde (LITS – FO/USP) foi criada em 2020 por iniciativa de alunos da Faculdade de Odontologia da USP com o apoio da Profa. Dra. Ana Estela Haddad (Professora Titular da Disciplina de Odontopediatria) e mentoria do Dr. Marcelo Ramos (Aluno de Pós-graduação em Odontopediatria).

A liga surgiu a partir da vontade de conhecer e saber usar tecnologia e inovação na Odontologia e em outros segmentos da área da saúde.

Gestões

2024:

• Letícia Franco (Presidente)
  • Mariana Martins (Vice-presidente)
  • Marcelo José Strazzeri Bönecker
  • Deise Guarrido

2023:

• Letícia Silvestre Lima (Presidente)
  • Beatriz de Paula Figueiredo (Vice- Presidente)

2022:

• Priscila de Sales Marques (Presidente)
  • Hadassa Barros de Pieri (Vice-Presidente)

2021:

• Vinícius Henrique Pereira dos Santos (Presidente)
  • Beatriz Fonseca Vela (Vice-Presidente)

2020:

• Leonardo Telhado Monteiro (Presidente)
  • Beatriz Fonseca Vela (Vice-Presidente)

Objetivos

• Identificar e desenvolver  tecnologias  e  serviços inovadores dentro e fora da FOUSP
  • Estudar tendências emergentes em saúde4.0 (como telessaúde, E-health, inteligência artificial e etc)
  • Estimular o raciocínio lógico e inovador
  • Ambientalizar o aluno no meio técnico-científico

Cronograma de Atividades para 2024

Processo Seletivo:

• Serão 12 vagas
  • 04/03 ao dia 11/03: inscrição
  • 12/03 ao 15/03: entrevistas
  • 16/03: liberação do resultado

Obs.: disponibilizaremos os critérios de seleção via Instagram

Módulo 1:

• 19/03: Apresentação da liga e aula de Inovação e tecnologia: o que é, odontologia moderna, pensamento inovador;
  • 02/04: O que teleodontologia e como vai funcionar a parte prática
  • 16/04: Triagem na pediatria
  • 30/04: Design Thinking
  • 14/05: Triagem na pediatria
  • 28/05: SUS e saúde digital – AULA ABERTA
  • 11/06: Triagem na pediatria
  • 25/06: Triagem na pediatria e encerramento

Módulo 2:

• 13/08: Interligas – AULA ABERTA
  • 27/08: Realidade virtual / Workshops – AULA ABERTA
  • 10/09: Triagem na pediatria
  • 24/09: Discussão sobre startups na odontologia
  • 08/10: Triagem na pediatria
  • 22/10: Triagem na pediatria
  • 05/11: Odontologia moderna (ver com o cara do escaneamento) – pré impressão 3D
  • 19/11: Impressão 3D
  • 03/12: Encerramento

*Cronograma sujeito a alterações

Projetos para 2024

Projeto 1: Avaliação do Atendimento Clínico pelo Usuário.

Como parte da reestruturação curricular, a COC (Comissão Organizadora de Curso) da FOUSP relatou a importância de que os atendimentos clínicos realizados pelos alunos e professores sejam avaliados pelos usuários. Para isso será necessário elaborar e aplicar um questionário de avaliação do atendimento. A elaboração do questionário será realizada por uma comissão de professores membros da Comissão de Graduação. A aplicação do questionário será feita pela LITS. Assim, o objetivo da LITS nesse projeto é discutir e apresentar uma solução tecnológica de como aplicar o questionário de forma simples para o usuário poder avaliar o atendimento recebido e como armazenar os dados coletados.

Projeto 2: Relato de Assédio

A Pró-reitora de Inclusão e Pertencimento desenvolveu uma importante campanha contra o assédio no ano de 2023. Quando pensamos em assédio em nosso ambiente de trabalho e estudo, estamos pensando no assédio em suas diferentes nuances, que pode envolver discentes, servidores, docentes e pacientes. Infelizmente, a FOUSP ainda não possui um canal formal de relatos de assédio. O objetivo da LITS nesse projeto é inicialmente estudar os tipos de assédio existentes e entender melhor esse assunto para poder criar por meio de inovação e tecnologia um canal confiável e sigiloso onde pessoas que quiserem relatar um assédio de forma anônima, se sintam seguras.

Projeto 3: Teletriagem em Odontopediatria (desenvolvido pelo NUTES)

O NUTES (Núcleo de Telessaúde) da FOUSP vêm desenvolvendo nos últimos anos uma proposta de teletriagem de pacientes online que já foi inclusive testada pela Disciplina de Odontopediatria com os pacientes bebês nos anos de 2020 e 2021 durante a pandemia de Coronavírus. A intenção do NUTES é utilizar as instalações do DigiLab na clínica da FOUSP para iniciar um sistema de teletriagem de pacientes infantis na disciplina de Odontopediatria. A partir do momento que o sistema de teletriagem estiver desenvolvido, a LITS, por sua vez, pretende colaborar com a implantação desse sistema.

Faça parte da LITS você também! Vamos revolucionar a saúde juntos! @litsfousp

Caso desejem falar com algum de nós, deixamos aqui nosso e-mail para contato: litsfousp@usp.br