Após três anos de inauguração, ocorreu o 3° Encontro Lab-Sim na manhã do dia 7 de junho de 2024, no anfiteatro Myaki Issáo na Faculdade de Odontologia da USP. 

O evento foi iniciado com um discurso introdutório da Profa. Dra. Mary Caroline Skelton Macedo convidando os seguintes presentes para compor a mesa de abertura: Prof. Dr. Aluisio Segurado, Pró Reitor de Graduação da USP, o Prof. Dr. Giulio Gavini, Diretor da Faculdade de Odontologia da USP, a Profa. Dra. Miriam Lacalle Turbino, Presidente da Comissão de Graduação, a Profa. Dra. Maria da Graça Naclério Homem, Professora Titular do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologias Maxilofaciais e o Prof. Dr. Oswaldo Crivello Junior, Professor Associado do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologias Maxilofaciais e coordenador do evento. 

O pró-reitor iniciou sua fala agradecendo o convite e expressando sua gratidão em poder estar participando da edição do Encontro de 2024. Ele ressaltou a importância do Laboratório de Simulação com relação à incorporação de tecnologias, mas também por abrir espaços para a integração curricular, a interação social e para oportunidades de internacionalização. Em seguida, o diretor da FOUSP expressou sua satisfação em estar abrindo mais um simpósio do Laboratório de Simulação Clínico-Realística e de Realidade Virtual e Aumentada. Além disso, agradeceu o grande apoio da Pró-Reitoria de Graduação e o Professor Oswaldo Crivello por seus esforços no projeto desde muito antes da inauguração. 

Posteriormente, a Professora Miriam Lacalle também demonstrou sua gratidão pelo apoio que a FOUSP recebe e parabenizou todos presentes e envolvidos no laboratório. Logo depois, a Professora Maria da Graça Naclério agradeceu ao pró-reitor e aos palestrantes, além de ressaltar que com as mudanças curriculares que a faculdade está passando, é o momento ideal para desenvolver novos projetos nessa frente. 

Por fim, o Professor Oswaldo Crivello contou um pouco do histórico e evolução do trabalho com o Laboratório de Simulação, que está em operação desde 2007, ainda que sem os recursos disponíveis atualmente. E finalizou agradecendo a todos presentes e àqueles que o apoiaram desde o início. 

Após a abertura, o Encontro contou com duas palestras, a primeira sobre “Educação imersiva e seu potencial para a área da saúde”, com o Prof. Dr. Romero Tori, da POLI USP, e a segunda com o tema “Desvendando os desafios da implementação do OSCE: estratégias e perspectivas”, com o Prof. Dr. Eduardo Vieira da Motta, da FMUSP. 

Texto e fotos: Marina Timbó Colmanette