No último dia 3 de Fevereiro foi nomeada, pela Ministra da Saúde Dra Nísia Trindade  Lima, a nova Coordenadora Geral de Saúde Bucal para atuar junto ao Ministério da Saúde, a colega Dra. Doralice Severo da Cruz.

Na sua vida profissional, Doralice ocupou cargos importantes, e entre eles vale destacar que foi Presidente da ABRASBUCO – Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva  além  de coordenadora de Saúde Bucal no Município de São Paulo .

Durante esse período algumas ações que desenvolveu foram feitas em parceria com a FOUSP. Entre elas podemos citar a capacitação de dentistas do serviço publico em realizar a técnica restaurador atraumática. Alguns professores da FOUSP estiveram diretamente envolvidos nesse treinamento de mais de 600 profissionais, quando foram ministradas palestras e atividades práticas laboratoriais.

Além disso, muitos dentistas do serviço publico do Município de São Paulo foram convidados a participar do “Projeto Integrando Ensino Serviço” https://site.fo.usp.br/pos-graduacao/ciencias-odontologicas/projetos/ ) que propicia a educação continuada desses profissionais por meio de palestras sobre diferentes assuntos da Odontologia. Essas palestras são ministradas por professores e alunos de pós-graduação da FOUSP e ocorrem ao menos 2 vezes ao ano. Dentistas do Serviço Publico de outras regiões do Estado de São Paulo também participam desse projeto. Essas duas atividades mencionadas, além de tantas outras,  exemplificam claramente o papel que a FOUSP tem desenvolvido junto à sociedade.

Juntamente com os Professores Ana Estela Haddad e Marcelo Bönecker, a Dra. Doralice Severo da Cruz coordenou a obra intitulada “Odontopediatria ao Alcance de Todos – Práticas Clínicas para os Serviços Público e Privado” que tem por objetivo capacitar cirurgiões-dentistas para que possam atuar pela melhoria da qualidade no atendimento à população infantil. Os capítulos do livro contaram com a colaboração de todos os docentes da Disciplina de Odontopediatria, alguns alunos de Pós-graduação de odontopediatria  e profissionais da rede de atenção básica. Para essa obra foram criados vínculos institucionais entre a FOUSP, Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva (ABRASBUCO) e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

No novo cargo, Doralice terá, como prioridades, fortalecer o programa Brasil Sorridente, através  do apoio aos municípios brasileiros para aumentar o acesso da população brasileira à atenção em saúde bucal incluindo a população indígena, a fluoretação de águas de abastecimento em municípios que ainda não realizaram esta importante medida preventiva contra a carie dentária e estreitar os vínculos com a comunidade acadêmica no sentido da formação de profissionais da saúde bucal para atuarem no Sistema Único de Saúde.

Texto: Docentes Celso Zilbovicius e Marcelo José Strazzeri Bönecker