A FOUSP, através do Núcleo de Evidências e Análises Econômicas, integra a Coalizão Brasileira pelas Evidências e em uma parceria inédita com a Plataforma Lúmina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lançou o Curso Introdutório sobre Tradução do Conhecimento e Políticas Informadas por Evidências (PIE).

Com carga horária de 25 horas, ele é voltado para estudantes de nível superior e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que tenham interesse em conhecer uma nova ferramenta para uso das evidências em intervenções sociais.

Por que traduzir conhecimento no Brasil? Para que a pesquisa gere impacto na sociedade brasileira.

Quem pode fazer este curso? Qualquer profissional ou aluno de graduação, das diferentes áreas de conhecimento está apto a fazer este curso.

Por que os jovens profissionais devem fazer este curso? A área de PIE está em franco crescimento e pode ser uma nova oportunidade de atuação profissional, essa é uma janela de oportunidades que merece ser explorada.

Qual o formato do curso? A formação é básica, autoinstrucional e está disponível para inscrições na plataforma Lúmina, com entrada contínua e aberta ao público. Ao final, os participantes que responderem corretamente pelo menos 70% das questões da avaliação final receberão uma certificação da UFRGS.

Este curso está alinhado aos Objetivos de Sustentabilidade (ODS)? Sim, este é um projeto que dialoga com todos os DS, a medida que fomenta o uso das evidências em intervenções sociais desde a educação, passando pela saúde, segurança, meio ambiente, dentre outros. Resumidamente, a missão da Coalizão está intimamente vinculada ao ODS 16, através da meta de 16.7 – Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis.

Este projeto está adequado aos fundamentos da Universidade de São Paulo? Este é um curso que tem como princípio a Ciência Aberta e a Ciência Cidadã, pilares de nossa instituição. Está em plataforma aberta, gratuita, conta com olaboradores da sociedade civil, além da academia.

“Este curso é a consolidação do que espera da Universidade Pública brasileira, uma universidade que produza, traduza, contextualize e aplique as evidências para melhorar a vida de brasileiros e brasileiras. A Universidade precisa fazer este movimento corajoso de traduzir seus saberes densos, difíceis e por vezes incompreensíveis, sob risco se tornar um membro apartado da sociedade”, afirma Fernanda Campos de Almeida Carrer, coordenadora do Núcleo de Evidências e Análises Econômicas da FOUSP e integrante da Coalizão.

O curso pode ser acessado na Plataforma Lúmina, através do link: https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=192