A Congregação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, em sessão ordinária de 06 de julho de 2023, homologou o relatório final da Comissão Julgadora do concurso público de títulos e provas visando ao provimento de 01 (um) cargo de Professor Titular junto ao Departamento de Dentística, na área de conhecimento em Dentística, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, Edital FO 33/2022, para o qual foi indicada a Professora Doutora Patricia Moreira de Freitas Costa e Silva.

A docente possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), Mestrado em Odontologia na área de Dentística (2003, na UNICAMP, com o tema “Efeito de agentes clareadores a base de peróxido de carbamida sobre a microdureza da dentina hígida e desmineralizada em diferentes tempos” e com a orientação da Profa. Dra. Mônica Campos Serra. Doutorado (2005) foi realizada na FOUSP, com período sanduíche na University of California at San Francisco, e apresentou o título “ Estudo in vitro do efeito da irradiação com o laser de er,cr:ysgg na inibição do processo de desmineralização do esmalte dental” orientada pelo Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo e Prof. Dr. John D B Featherstone.

Sua livre-docência foi obtida em 2013 e suas linhas de pesquisa são: Clareamento dental caseiro, Adesão, Dentina, Microdureza, Laser e Prevenção.

Atualmente é Co-responsável pelo Laboratório Especial de Laser em Odontologia da FOUSP. É Coordenadora dos cursos de Habilitação de Laser em Odontologia, ministrados pela FFO-FUNDECTO/FO-USP. Desenvolve pesquisas na linha de “Lesões cariosas e não cariosas” e “Novas tecnologias aplicadas à Dentística”, com enfoque no uso de lasers de alta/baixa potência e LEDs em Odontologia. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.