A Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde (CAPS), em parceria com o Núcleo de Evidências e Análises Econômicas, desenvolveu uma atividade de ensino com base no Design Thinking, sempre observando a agenda 2030 e os objetivos sustentáveis.

Essa prática convida à co-criação de soluções centradas na necessidade de quem sofre o problema (sente a dor), de forma criativa, ousada e divertida. Na edição de 2023 da CAPS, os alunos estão trilhando o caminho de aprendizagem para informar a decisão de um prefeito de uma cidade fictícia do estado de São Paulo, com as melhores evidências disponíveis na área da prevenção de doenças e da promoção de saúde, temas do primeiro módulo da disciplina.

Trata-se de uma atividade em 4 etapas:

1. Empatizar
  2. Definir
  3. Idear
  4. Prototipar

Ao final desta atividade, os alunos desenvolvem um documento, com um diagnóstico dos problemas do município, e soluções de promoção de saúde capazes de interferir, positivamente, em alguns dos tópicos identificados e priorizados ao prefeito, a fim de informar a decisão política e melhorar a qualidade de vida na cidade fictícia.

Para desenvolver esta atividade, as ferramentas do Policy Lab e do catalisa ICT estão sendo utilizadas.

O Design thinking foi integrado ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de modo que os conteúdos fossem incorporados às suas etapas. Essa nova abordagem permite que os alunos vejam, de forma mais clara, como fazer a aplicação prática dos conhecimentos, não só de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde, como também das metodologias de Design Thinking e Inovação.

Eles aprendem onde e como esses conhecimentos podem ser aplicados de modo dinâmico, trabalhando problema e solução, de acordo com a necessidade de quem o sofre. A inovação é uma lógica de pensamento e conhecimento aplicável ao contexto das políticas públicas. Também é útil para produzir um olhar mais empático para com o paciente na conduta clínica futura e para gerar ideias inovadoras em qualquer contexto, inclusive para a solução de problemas cotidianos.

Certamente, este processo irá colaborar no desenvolvimento de habilidades e competências, tais como trabalho em equipe, liderança, comunicação, resolução de conflitos e problemas, e desperte nos alunos o interesse pela inovação, já que esta é uma missão primária da Universidade de acordo com a atual administração da USP.