A FOUSP entrevistou a Profa. Dra. Carla Renata Sipert, Docente do Departamento de Dentística. Ela está realizando um estágio como professora visitante sênior do programa PRINT/CAPES na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), Portugal, onde ficará por 6 meses.

A respeito dessa fase nova, a docente relatou : “A experiência está sendo muito rica, tanto pelo ponto de vista profissional, como pessoal. Conhecer o desenvolvimento de pesquisas científicas em grupos de referência é extremamente importante para o compartilhamento de ideias e informações. O convívio com pessoas de diferentes países também traz um enriquecimento ímpar, do ponto de vista pessoal. Além disso, Portugal é um país que preserva suas memórias e a possibilidade de conhecer um pouco mais da história deles nos ajuda a entender melhor a nossa.”

Por fim, ela falou sobre o que essa vivência agregará na sua volta ao Brasil: “O grupo de pesquisa do BoneLab – Laboratory for Bone Metabolism and Regeneration, da FMDUP possui uma experiência muito robusta em pesquisa científica na área de metabolismo ósseo. Considerando que a infraestrutura deles é muito semelhante à da USP, a transferência do conhecimento adquirido no Porto para a FO é viável e muito promissora. Acredito que a incorporação de métodos e desenhos experimentais rotineiros na FMDUP trará crescimento importante para a qualidade de pesquisa gerada pelo nosso grupo no Brasil.”

Texto: Gustavo Bernardes