Pela primeira vez, na área de concentração de Odontopediatria da Pós-Graduação, será ministrada uma disciplina totalmente em inglês, que contará com a participação de mais de 80 discentes de diversas regiões do Brasil.
De forma on line e síncrona, a disciplina Trends in Pediatric Dentistry: Technical-Scientific, Linguistic, and Academic Skills for an International Career, ocorrerá às terças-feiras, durante os meses de março, abril e maio. O fato de ser uma disciplina ministrada em língua estrangeira atende uma demanda da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da AUCANI (Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional).
Além disso, essa disciplina atende um requisito da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que sugere a criação de disciplinas de pós-graduação interinstitucionais. Neste caso, há uma cooperação entre quatro instituições públicas, possibilitando uma integração entre docentes e discentes de diferentes estados, contribuindo para uma importante parceria entre a região Sudeste e Nordeste.
Os coordenadores são: Profa. Dra. Ana Flavia Granville Garcia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Profa. Dra. Lucianne Cople Maia de Faria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Prof. Dr. Saul Martins de Paiva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Prof. Dr. Marcelo José Strazzeri Bönecker, da FOUSP.
No total, a disciplina abordará 9 temas considerados bastante atuais na Odontopediatria, e para isso, poderá contar com convidados que possuem grande domínio no assunto escolhido para ministrar. Dentre eles, destacam-se oito professores brasileiros, sendo alguns residentes no exterior, e uma colombiana, com as seguintes pautas:
–Profa. Dra. Isabela Pordeus: Diversity, equity, inclusion and belonging for good practice in pediatric dentistry career
–Profa. Dra. Daniela Pita Melo: Update in Imaginology in Pediatric Dentistry clinical practice
–Profa. Dra. Aline Neves: New perspectives for MIH management
–Prof. Dr. Thiago Cruvinel: Infodemics and health misinformation in Pediatric Dentistry practice
–Prof. Dr. Leandro Hilgert: Minimal Intervention Dentistry: what is new?
–Prof. Dr. Matheus Perazzo: Patient Reported Outcome Measures (PROMS) for children, adolescents and families
–Profa. Dra. Carol Guarnizo-Herreño: Reflections on oral health inequalities: Theories, pathways and next steps for research priorities
Prof. Dr. Diego M. Ardengui & Profa. Dra. Renata Grazziotin-Soares: Academic Career in North America: challenges and opportunities.
–Prof. Dr. Franciso Paula e Silva: Bioactive materials and biomolecules in conservative pulp therapy and regenerative endodontic procedures in children
O fato de ter alunos matriculados provindos de diferentes cidades de Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, Tocantins e Pará, ressalta a importância e visibilidade que essa disciplina trouxe à FOUSP.
Frente a isso, o Presidente da Comissão de Pós-Graduação, Prof. Dr. Cláudio Mendes Pannuti, detalhou melhor essa relevância: “A disciplina traz diversas contribuições para o programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas. Em primeiro lugar, seu oferecimento em inglês está alinhado às estratégias da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP, que tem incentivado fortemente a criação de disciplinas nesse idioma. Essa iniciativa fortalece a internacionalização do programa e proporciona aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades acadêmicas e científicas em inglês, fundamentais para a participação em publicações internacionais, congressos e colaborações com centros de pesquisa de excelência no exterior”. Além disso, também comentou a respeito da integração que é proporcionada, reunindo alunos e pesquisadores de diferentes regiões, e fortalecendo a colaboração acadêmica e científica, enriquecendo a formação dos pós-graduandos.
Com relação a área de Odontopediatria, o Prof. Dr. Marcelo José Strazzeri Bönecker, Chefe do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria, relatou um pouco de suas expectativas: “Os objetivos dessa disciplina estão entre promover a discussão e a análise crítica de temas contemporâneos e avanços tecnológicos na odontopediatria e preparar os alunos para interagir com colegas de diferentes culturas em congressos, colaborações internacionais e publicações”. Ele também explicou o quão importante é para os alunos essa oportunidade de se atualizar e refletir sobre os temas mais atuais e as principais tendências na área, visto que: “Em um mundo cada vez mais globalizado, a competência intercultural e a habilidade de se comunicar com profissionais de diversas partes do mundo são essenciais. Será um importante desafio para nós, os responsáveis, mas temos certeza que os alunos irão aproveitar muito”, concluiu o Prof. Dr. Marcelo Bönecker.
Texto: Marina Timbó Colmanette