A Extensão é um dos tripés que sustenta a nossa Universidade, com o desenvolvimento de atividades que levam para a sociedade o conhecimento produzido nas instituições, por meio de cursos, eventos e prestação de serviços. Além disso, a comissão também promove e divulga atividades culturais, estas fundamentais para a integração dos membros da comunidade, contribuindo para melhorias no convívio entre docentes, discentes e servidores.

Na FOUSP, destaca-se a forte articulação do ensino, pesquisa e extensão universitária. O atendimento clínico a pacientes realizado por docentes, estudantes de graduação e pós-graduação atinge diretamente a comunidade somando mais de 148 mil procedimentos ao ano, onde coexiste o ensino e a extensão.

Atualmente, a Comissão tem se dedicado à Curricularização da Extensão, momento de grande oportunidade para a Universidade aprimorar a estrutura curricular e melhorar a formação dos nossos alunos. Segundo o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior “as pessoas que estão se formando hoje precisam de outros conhecimentos, outras habilidades”.

É um novo olhar sobre as práticas de formação universitária. O foco da Curricularização da Extensão, agora, são os estudantes. É o ensino vivenciado e ligado à práxis dos sujeitos envolvidos no processo de formação e às demandas da comunidade.

A Comissão também pretende nesse ano de 2024, alinhada com o Projeto Acadêmico da FOUSP, incentivar a participação mais efetiva de docentes, estudantes e servidores em estratégias de políticas públicas em Saúde Bucal, nos Projetos Sociais e nas ações dos Programas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, incluindo apoio ao surgimento de novos talentos e novas formas de manifestações artísticas e culturais.

Além da participação efetiva na formação de graduandos, a Comissão de Cultura e Extensão continuará apoiando a nossa faculdade no oferecimento de cursos de extensão para educação continuada, onde a produção do conhecimento gerado nas pesquisas da FOUSP é divulgado.

E, por final, a Comissão pretende manter a sua atuação atenta às novas demandas sempre com reflexão crítica voltada às mudanças sociais.