No final da tarde de sexta-feira, 03 de dezembro, a comunidade acadêmica da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo pode acompanhar oficialmente a troca de mandato em sua diretoria. Em evento solene, ocorreu a posse dos Profs. Drs. Giulio Gavini e Giuseppe Alexandre Romito para os cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente para o quadriênio 2021-2025. O evento teve transmissão em tempo real através do canal de YouTube da Sala de Conselho Universitário – USP, devido à pandemia da Covid-19 e em respeito à legislação vigente.

A cerimônia contou com presenças do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan,  Prof. Dr. Antônio Carlos Hernandes, vice-reitor; Prof. Dr. Pedro Vitoriano de Oliveira, secretário geral; Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, diretor da FOUSP 2017 a 2021; Prof. Dr. Giulio Gavini, vice-diretor da gestão passada e diretor da atual que tomou posse; e Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito, vice-diretor da nova gestão.

Após a exibição de gravação do hino nacional, feita pela Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e do Coral da USP, destacou-se a presença de algumas autoridades: Dr. Rogério Kairalla, secretário do Conselho Regional de Odontologia (CRO); Dra. Cristiana Tobias de Aguiar Moeller Steiner, promotora de justiça; Prof. Dr. Edmund Chada Baracat, pró-reitor de graduação; Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, pró-reitor de pós-graduação; Profa. Dra. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, pró-reitora de cultura e extensão universitária; Prof. Dr. Marcos Tavares, chefe de gabinete; Prof. Dr. Ignacio Maria Poveda Velasco, procurador geral e superintendente de relações institucionais; Prof. Dr. Luis Gustavo Nussio, coordenador da administração geral da CODAGE, Prof. Dr. Valmor Tricoli, presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional; Prof. Dr. José Antonio Visintin, superintendente de prevenção e proteção universitária; Prof. Dr. Marcos Nogueira Martins, coordenador da Agência USP de Inovação e o Prof. Dr.  Paulo Nelson Filho, diretor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto.

O ato de posse da nova diretoria seguiu com a leitura do termo de compromisso pelos Profs. Drs. Giulio Gavini e Giuseppe Alexandre Romito: “Comprometo-me a cumprir e a fazer cumprir as normas legais que regem o ensino superior, com especial atenção a legislação da Universidade de São Paulo, dedicando todos os meus esforços no sentido de promover a grandeza da universidade e o desenvolvimento da nação”.

Em seu discurso, o Prof. Dr. Giulio Gavini agradeceu a confiança que docentes, discentes e servidores técnico-administrativos depositaram no novo plano de gestão, fundamentado na valorização do capital humano, no aprimoramento da administração e na manutenção, melhoria e ampliação da infraestrutura. O diretor recém empossado continuou: “nossa eleição marca uma transição geracional, pois seremos a primeira diretoria da FOUSP que não frequentou a Três Rios, fizemos toda a nossa formação na Cidade Universitária. Fomos protagonistas dos últimos 39 anos da Faculdade de Odontologia como alunos de graduação, pós-graduação e, finalmente, professores”.

O recém empossado fez questão de destacar o trabalho feito pela gestão anterior, na qual foi vice-diretor do Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha: “tive a oportunidade de conviver harmoniosamente durante os quatro anos de gestão. Agradeço o companheirismo, a amizade e os ensinamentos”. Ainda, ressaltou o respeito e credibilidade que a FOUSP goza, tanto no cenário nacional quanto internacional: “dentre os critérios utilizados para os ranqueamentos internacionais, além da qualidade da pesquisa científica produzida e publicada, e da reputação acadêmica da instituição, o reconhecimento de seus formados junto ao mercado de trabalho também tem peso significativo nas avaliações. A FOUSP sempre esteve à frente do ensino odontológico nacional, e tem por missão formar profissionais com visão crítica, autocrítica, humanística, ética e científica, aptos a responder pela melhoria da saúde bucal da população.”

Ao final de sua fala, o Prof. Dr. Giulio Gavini, agradeceu a FOUSP e o apoio de todos os envolvidos: “agradeço à todos os dirigentes que nos antecederam e honraram nossa escola, à reitoria da Universidade de São Paulo. pelo apoio institucional, ao Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha pela sua generosidade, às unidades que nos auxiliam no desenvolvimento do ensino na graduação, como o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Instituto de Biociências (IB) e o Instituto de Química (IQ). Também é fundamental ser grato ao Hospital Universitário, que através de seu superintendente, o Prof. Dr. Paulo Margarido, tem apoiado ações inclusivas que ampliaram o campo de ação dos nossos alunos de graduação e pós-graduação, e a Fundecto, na pessoa de seu diretor, Prof. Dr. Atlas Edson Moleros Nakamae. Além dos nossos amigos e em especial as nossas famílias, Celina, minha companheira cujo amor incondicional me ensinou o verdadeiro significado de entrega, aos meus filhos Luca e Luisa, razões da minha existência, a Ana, esposa do Prof. Giuseppe Alexandre Romito, a Francesco e Vincenzo, seus filhos, pelo apoio e incentivo constante. Aos que acompanharam a solenidade presencial ou virtualmente nosso muito obrigado”.

Discurso de Posse Prof. Dr. Giulio Gavini

Posteriormente, foi a vez do Prof. Dr. Vahan Agopyan, magnífico reitor, proferir algumas palavras: “Giulio Gavini e Giuseppe Alexandre Romito o meu muito obrigado por terem aceitado a incumbência de dirigir a Faculdade de Odontologia nos próximos quatro anos. Gostaria de cumprimentar toda a comunidade da Faculdade de Odontologia, professores, alunos, funcionários”.

Para acompanhar na íntegra a gravação da posse  da nova gestão, em nome do Diretor Giulio Gavini e do vice-diretor Giuseppe Alexandre Romito, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Y4e8Cwk8eRE

Texto: Gabriel Cillo