A Comissão Julgadora para o concurso de habilitação à Livre-Docência junto ao Departamento de Prótese, com base na área de Prótese Removível, aprovou o Professor Doutor Newton Sesma bas cinco provas: arguição da tese, prova prática, avaliação didática (aula), prova escrita e arguição do memorial (currículo), no final da tarde de 14 de dezembro de 2023.

A banca foi composta pelos Professores Doutores Dalva Cruz Laganá, Professora Titular do Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia; Karin Hermana Neppelenbroek, Professora Titular da Faculdade de Odontologia de Bauru; Carlos Eduardo Vergani, Professor Titular Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Araraquara; Ana Claudia Pavarina, Professora Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Araraquara e Eduardo Piza Pellizzer, Professor Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Araçatuba.

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo-FOUSP (1993), mestrado e doutorado em Prótese Dentária pela FOUSP. É professor do departamento de Prótese das disciplinas de graduação de prótese parcial removível e na disciplina de implantodontia. Na pós-graduação do Programa Ciências Odontológicas, ministra as disciplinas: Clínica em Prótese e Planejamento Protético em Implantodontia; Clínica em Prótese e Planejamento Cirúrgico em Implantodontia e Análise Crítica da Pesquisa em Prótese e Implantodontia.

É responsável clínico pelo Centro de Excelência em Prótese e Implante-CEPI/USP. Fellow do International Team for Implantology (ITI) e Coordenador do ITI Scholarship Center Sao Paulo-Brasil. Membro do Comitê Cientifico da Academia Europeia de Odontologia Digital-EADD; Editor da seção de Odontologia Digital do Journal of Esthetic and Restorative Dentistry (Publicação científica oficial da Academia Americana de Odontologia Estética) – membro do Comitê Científico da Academia Européia de Odontologia Digital – fellow e speaker do ITI (International Team for Implantology) – responsável pela área cientifica do DSD (Digital Smile Design) by Christian Coachman – DSD Key Opinion Leader – autor do livro Odontologia Multidisciplinar: o paciente no centro das atenções, 2015 ed. Elsevier – clínico com atuação nas áreas de odontologia estética, reabilitação oral e implantodontia.

Suas linhas de pesquisa são: Implantodontia, Odontologia Digital, Prótese dentária.