No dia 2 de Dezembro de 2023, no Anfiteatro Myaki Issáo da Faculdade de Odontologia, foi realizado o I Encontro do Laboratório Especial de laser em Odontologia, em comemoração aos 28 anos de Ensino, Pesquisa e Clínica.

O encontro foi um grande sucesso e contou com a presença de de alunos de graduação, pós-graduação, docentes de diversas Universidades, além de cirurgiões-dentistas.

A abertura foi feita pelo Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo, Professor Sênior do Departamento de Dentística e Coordenador do Laboratório Especial de Lasers em Odontologia.

De forma extremamente dinâmica, o evento contou com 12 palestras, sendo 10 com a duração de 20 minutos, e outras 2 com a duração de 40 minutos, abordando diversas questões sobre o funcionamento do Laser na Odontologia.

Cada grupo de palestras foi moderado por um docente, sendo eles: Prof. Dr. Eric Mayer, Prof. Dr. Fernando Carvalho, Prof. Dr. Aguinaldo Garcez, Profa. Dra. Karen Muller Ramalho, Profa. Dra. Luana Campos e o Prof. Dr. José Luiz da Silva Lage Marques.

A primeira sessão, moderada pelo Prof. Dr. Eric Mayer, contou com a palestra da Profa. Dra. Letícia Helena Theodoro sobre Terapia fotodinâmica antimicrobiana aplicada ás doenças periodontais. Logo depois, o Prof. Daniel Simões Rosa falou sobre Lasers de érbio: prática clínica baseada em evidência. Por fim, o Prof. Dr. Lívio de Barros Silveira trouxe o tema “Benefícios da terapia de fotobiomodulação em periodontia”.

Em seguida, a Profa. Dra. Alyne Simões Gonçalves ministrou uma palestra sobre como as terapias fotônicas podem contribuir na abordagem de hipossalivação e xerostomia, sob a moderação do Prof. Dr. Fernando Carvalho.

Seguindo, o terceiro bloco foi mediado pelo Prof. Dr. Aguinaldo Garcez e foi iniciado com a Profa. Dra. Martha Simões trazendo o tema “Terapia de fotobiomodulação: quais aspectos físicos podem impactar na resposta biológica?”. Além disso, a Profa. Dra. Crista Kurachi falou sobre inovações em terapias biofotônicas.

No período da tarde, a próxima sessão foi mediada pela Profa. Dra. Karen Muller Ramalho e contou com a Profa. Dra. Fernanda de Paula Eduardo falando sobre Lasers no manejo de paciente em UTI. Já a Profa. Dra. Luciane Hiramatsu Azevedo ministrou uma fala cujo tema foi “Lasers na abordagem de lesões orais potencialmente malignas” e, por fim, a Profa. Dra. Letícia Mello Bezinelli palestrou sobre o custo efetividade do uso de fontes de luz em odontologia.

Em seguida, a Profa. Dra. Lara Jasiski Motta fez uma palestra sobre o tema “Laserterapia na abordagem de DTM em paciente pediátricos”, sob a mediação da Profa. Dra. Luana Campos.

A última sessão foi moderada pelo Prof. Dr. José Luiz Lage e iniciada pela Profa. Dra. Denise Maria Zezzel falando sobre lasers de érbio: como usar de forma segura essa tecnologia na odontologia. Para finalizar o encontro, o coordenador do LELO, Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo, ministrou a última palestra com o tema: “Remoção de laminados cerâmicos com laser: evidências científicas” e logo após fez o encerramento do evento.

Texto: Gustavo Bernardes

Imagem do WhatsApp de 2023-12-05 à(s) 14.49.21_1a2271f2