Nessa nova coluna, chamada Conexão FOUSP, conversaremos com professores da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo que estão no momento em viagem para o exterior. Para a nossa primeira matéria, trazemos a Profa. Dra. Karem Lopez Ortega, Professora Associada do Departamento de Estomatologia.

A Professora Karem nos conta que está em Santiago de Compostela, na Espanha, durante um ano e que ainda ficará mais dois anos no local, para a realização de pesquisas. Falando um pouco sobre a sua experiência durante esse tempo em um outro país ela nos disse: “Excelente. Conviver com colegas de outros países sempre traz muitas experiências proveitosas, mas, particularmente quando se fala de um país europeu, essas experiências costumam multiplicar-se. Como a Europa é um continente relativamente pequeno é muito comum que visitemos outros países e que colegas de outros países venham até a universidade. Soma-se a isso a oportunidade de estreitar laços entre a USP e outras universidades europeias que podem fomentar futuras pesquisas em conjunto e novos intercâmbios.”.

Por fim, perguntamos a ela sobre a sua opinião em relação ao que essa experiência irá agregar na volta ao Brasil e ela nos respondeu dizendo que: “Ao conhecer outro centro de pesquisa e ensino apresentam-se diversas oportunidades de aprendizado. Metodologias de ensino, metodologias de pesquisa, características organizacionais de clínicas, laboratórios e centros de pesquisa, estrutura física (materiais e equipamentos), a carreira como CD e como professor, a estrutura da pós-graduação,  a logística empregada entre o ensino, a pesquisa e a extensão, a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.

É claro que ainda estou no início de minha estadia aqui e, provavelmente, ainda tenho muito mais a ver e conhecer. Mas todo o conhecimento que a  gente adquire sempre impacta a nossa vida e modifica nossas atitudes e perspectivas. A experiência está sendo tão abrangente que a primeira coisa que tentarei fazer, na minha volta ao Brasil, será estimular todos os meus alunos (graduação e pós graduação) para que avaliem seriamente a possibilidade de passar um tempo no exterior.”

Texto: Gustavo Bernardes