Publicado por Luís Victorelli em 20/03/2025

O Sistema ROMEU permite acessar informações dos pacientes, registrar os procedimentos realizados e acompanhar tratamentos, entre outras funcionalidades
Devido aos desafios que o uso do Sistema ROMEU pode apresentar no dia a dia das clínicas odontológicas e com o objetivo de auxiliar acadêmicos e profissionais, o grupo PET Odontologia da FOB-USP desenvolveu o manual “Descomplicando o ROMEU”.
“Esperamos que este material contribua para otimizar sua rotina nas clínicas e contamos com sua colaboração para compartilhar este recurso com colegas e equipe”, informam os membros do PET Odontologia à comunidade odontológica do campus USP de Bauru. O documento, que pode ser acessado abaixo, reúne informações essenciais para facilitar a sua utilização.
Mas o que é o ROMEU?
ROMEU é o Sistema de Informatização de Clínicas Odontológicas da Universidade de São Paulo. Foi desenvolvido pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP) e, atualmente, também é utilizado pela Faculdade de Odontologia do campus Capital (FO-USP) e Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP). Ele permite acessar informações dos pacientes, registrar os procedimentos realizados e acompanhar tratamentos, entre outras funcionalidades.
O sistema facilita a comunicação e a organização dos prontuários, proporcionando uma experiência aprimorada tanto para os pacientes quanto para os acadêmicos responsáveis pelos atendimentos.
Por isso, o preenchimento correto e claro das informações e dos procedimentos é essencial. Pensando nisso, o PET Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) reuniu diversos materiais sobre o uso do sistema.
O manual “Descomplicando o ROMEU” foi produzido por: Professora Ana Carolina Magalhães, Amanda Pirondi, Ana Carolina Campanholi, Beatriz Bonassa, Beatriz Lobba, Dhara Ataíde, Gabriel Bertho, João Augusto Magalhães, Lidia Aguiar, Maria Clara Minelo, Maria Eduarda Martins, Maria Laura Galicia, Mariana Rosolen Gomes, Marina Maluf, Paula Andrade e Sofia Siqueira.
Acesse o manual aqui: https://drive.google.com/file/d/1Kx5DpCMJHnmcpWosYERSmqsf01KpoQpq/view?usp=drivesdk.
O documento também está disponível na bio do Instagram: @petodontofob.