publicado no Jornal da USP

O espaço será dedicado ao desenvolvimento de habilidades específicas da área odontológica

[A partir da esquerda] O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior; o diretor da Faculdade de Odontologia, Giulio Gavini; o vice-diretor Giuseppe Alexandre Romito; e o idealizador do Crai, Moacyr Domingos Novelli – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na última quinta-feira, 29 de junho, a Faculdade de Odontologia (FO) inaugurou o Centro de Recursos de Aprendizagem, Investigação e Inovação (Crai), espaço dedicado ao desenvolvimento de ideias e habilidades específicas da área odontológica, na graduação e na pós-graduação.

Ocupando um espaço de 700m², o Crai conta com ambientes para simuladores odontológicos, bancadas para trabalhos com dispositivos eletrônicos, espaço para modelagem e impressão 3D, salas de aula e espaço de área úmida. “Também há um espaço para convivência, considerado um espaço principal para o acolhimento e o pertencimento”, afirmou a professora Luciana Corrêa, que apresentou o novo ambiente.

O professor Moacyr Domingos Novelli, idealizador do Crai, agradeceu ao corpo de integrantes da faculdade, sem os quais, segundo ele, não teria sido possível realizar o projeto. Novelli contou que a ideia surgiu em viagens ao exterior: “Eu vi que as bibliotecas deveriam tomar um outro rumo. Não serem mais só um repositório, mas um lugar para trabalhar a informação e devolvê-la ao usuário”.

“Nós nos orgulhamos muito do que a Universidade faz em termos de pesquisa e extensão, mas a sociedade nos reconhece pelos profissionais que formamos, pela qualidade dos dentistas que formamos, então devemos nos dedicar muito ao ensino da graduação e a essa modernização”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior. Ele também elogiou a estrutura da FO e falou sobre a necessidade da Universidade se adaptar às atuais demandas dos jovens e do mercado.

Plano Diretor de Infraestrutura

Aproveitando a ocasião, o reitor também visitou as dependências da faculdade, conhecendo a Clínica Odontológica, o Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (Cape), o Laboratório Especial de Laser em Odontologia (Lelo) e demais instalações internas.

O diretor da FO, Giulio Gavini, apresentou ao reitor o Plano Diretor de Infraestrutura para o período de 2023 a 2025. No planejamento, consta a intenção de atualizar os equipamentos para ensino e pesquisa e de realizar obras para reformas de infraestrutura e manutenção predial — como a reforma da recepção da Clínica Odontológica, a ampliação do Departamento de Odontologia no Hospital Universitário e a modernização da biblioteca da faculdade, anexa ao Crai.

Estiveram presentes na visita e na cerimônia de inauguração a secretária-geral da USP, Marina Gallottini, e o vice-diretor da Faculdade de Odontologia, Giuseppe Alexandre Romito.

Confira mais fotos da visita do reitor à FO:

Inauguração do CRAI (Centro de Referência em Aprendizado e Investigação) - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens