Na coluna FOUSPianos, serão contadas histórias dos alunos de primeiro e último ano e suas trajetórias.

A entrevistada de hoje chama-se Lais Wataki Pereira de Abreu, ingressante em 2023 e da turma 138.

A sua jornada tem início no primeiro ano do ensino médio, quando começou a prestar vestibulares tradicionais para treinar e aprender o estilo de cada prova. Ela diz acreditar que essa fase foi importante pra deixá-la acostumada com a rotina de provas e a lidar com os sentimentos que o vestibular traz.

A estudante contou que fez o segundo e o terceiro ano do ensino médio durante a pandemia e disse: “Isso certamente dificultou os estudos, mas, felizmente, não impediu que eu continuasse em busca do meu sonho de estar na USP. Fiz um ano de cursinho preparatório e, em 2023, tive a sensação única de ver meu nome na lista de aprovados de duas das melhores faculdades do Brasil. A escolha não podia ser outra, estou na melhor do mundo!

“A FOUSP é a melhor do mundo, não só por estar no topo dos rankings, mas porque te acolhe, como na semana de recepção, que foi intensa e mágica ao mesmo tempo. A sensação boa de estar descobrindo o novo, o inesquecível! Nesse primeiro ano, tive muitas experiências que me trouxeram grandes conhecimentos e me fizeram conhecer pessoas incríveis. A primeira vez de tudo vai ser guardada com muito carinho, o primeiro CUBO, o primeiro interligas, as primeiras jornadas, as primeiras festas e até mesmo a primeira lista de material. Sinto que a FOUSP é a minha segunda casa; já que passo as manhãs, tardes e noites aqui.”

“O curso é muito bem preparado e a faculdade em si tem uma estrutura muito boa, tanto de conhecimento técnico, quanto de aprendizagens extracurriculares. Cada experiência, seja ela boa ou ruim, traz uma lição a ser levada para a vida. Posso dizer que é uma honra estar na FOUSP e fazer parte da história desse lugar. “

Por fim, ela desejou boa sorte para aqueles que estão prestando o vestibular e que espera dar boas vindas na FOUSP.

Texto: Gustavo Bernardes

Fotos: arquivo pessoal da entrevistada