Na Coluna Por Onde Anda, em que são entrevistados ex-alunos da Faculdade de Odontologia, a Profa. Dra. Anna Carolina Volpi de Mello, contou da sua experiência profissional e da importância da FOUSP na sua carreira.

Hoje, ela é Professora Associada da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa (FMD UCP) – Viseu-Portugal e Diretora da Clínica Dentária Universitária da FMD UCP. Além disso, também é pesquisadora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da UCP e realiza prática clínica em Odontopediatria nos consultórios da FMD UCP.

Falando sobre a sua escolha pela Odontologia, ela disse: “Eu sempre gostei de biologia e da área da saúde. Também gosto de cuidar de pessoas e a odontologia me pareceu ser uma área excelente e um pouco mais flexível para conciliar com a vida pessoal, especialmente com a maternidade.”

Formou-se em Odontologia pela Universidade Paulista e diz que, desde a graduação, já gostava da área académica. Depois de formada, começou a fazer estágio no Centro de Trauma de Dentes Decíduos da disciplina de Odontopediatria da FOUSP e depois cursou a Especialização em Odontopediatria. Realizou o Mestrado e Doutorado em Ciências Odontológicas na Faculdade de Odontologia da USP, relacionado à Odontopediatria.

Logo depois, começou a dar aula em diversas faculdades de Odontologia e a coordenar cursos de Pós-Graduação. Além disso, ela também sempre manteve sua prática clínica em consultório privado. Ana Carolina conta que ela e seu marido foram convidados pela Faculdade de Medicina Dentaria da Universidade Católica Portuguesa para ir para Portugal, como professores auxiliares convidados. “Meu marido, infelizmente, faleceu de câncer, que foi um momento muito desafiador”. Depois disso, fez concurso na FMD da UCP para professora de carreira e se tornou Professora Associada, seu cargo atual.

Para o concurso na UCP, ela fez provas de reconhecimento específico para obter o número da Ordem dos Médicos Dentistas e poder clinicar, também fez o reconhecimento do seu Doutorado pela Universidade de Lisboa.

Por fim, a Profa. Dra. Anna Carolina deixou um recado para os estudantes que estão na graduação: “Quando se gosta dos que se faz, e trabalha-se com dedicação o sucesso será certo.”