Mais de 120 pessoas participaram da primeira edição do projeto #OdontonaRemo, uma atividade que pertence ao Projeto Experimentando Ciência.

Implementado no de 2016, o Experimentando Ciência oferece diversas oficinas interativas como forma de ampliar o acesso dos alunos de escolas públicas à ciência e que eles possam vivenciar e experimentar aspectos importantes da melhoria de sua saúde bucal.

A ideia do #OdontonaRemo foi da Professora de Ciências Naturais, Isabel Cristina Ferreira da Silva, do Ensino Fundamental II e Médio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a FOUSP entrou com a execução e viabilização das atividades para moradores da Comunidade São Remo.

A atividade foi composta por sete estações de trabalho, que foram supervisionadas pelos professores e alunos de pós-graduação da FOUSP, no entanto, foram os – Cientistas Mirins Da EMEF Gal. Euclydes De Oliveira Figueiredo, que foram os responsáveis por apresentarem os experimentos científicos e compartilharem orientações de saúde bucal.

Os participantes puderam se divertir e aprender ciência através das estações de trabalho:

  • Flúor x Cárie: a importância do uso do dentifrício fluoretado durante a higienização bucal foi amplamente explicado nessa estação, salientando o papel do flúor como fonte de ampla proteção dos dentes contra cárie. Alunos: Gabriel Soares dos Santos, Lara Costa dos Santos, Mickaely Silva dos Santos
  • Laboratório de Microbiota das Mãos e Boca: os participantes puderam aprender como realizar a higiene das mãos e da boca de forma adequada, além de visualizarem a quantidade de fungos que existe em cada um destes sítios, antes e depois, de serem higienizados. Alunos: Hadassa Barros de Pieri, Nayara Fleury de Castro, Renata Muniz Baos, Beatriz Soares de Barros, Daniel Rodrigues Lima
  • DNA da Banana: por meio da experimentação de técnica de extração de DNA (ADN – ácido desoxirribonucleico) da banana, o objetivo desta atividade foi o de aproximar os alunos à ciência e ao ambiente laboratorial. Alunos: Daniele Maria Heguedusch Oliveira, Giovanna Lopes Carvalho, Jose Martins Figueredo Junior e Leijiane Figueira de Sousa, Carolina Vitoria de Souza da Silva, Sophia Rafaelly da Silva
  • Escape e mostre a língua – por um mundo sem bitucas: aqui, os participantes aprenderam sobre os malefícios do vício em cigarro, além do descarte inadequado de bitucas. Alunos que participaram presencialmente no dia: Bárbara Spinelli, Luiz Felipe Rodrigues Silva e Thais Tatiane Maldonado Julião. Demais pessoas envolvidas no projeto: a pós-graduanda Nathalia Vilela Souza e Prof. Dr. Cláudio Mendes Pannuti, ambos do Projeto Escape, e a Natalia Zafra Goettlicher do Projeto Mundo Sem Bitucas
  • Laboratório de Microscopia: nessa estação, as crianças acompanharam a ação de citologia esfoliativa, uma técnica diagnóstica simples que permite a visualização de células epiteliais em microscopia de luz. Alunos: Nilson Ferreira de Oliveira Neto, Laura Souza Da Hora
  • Detetives Científicos: nessa estação, os alunos puderam aprender mais sobre o conceito de identidade através da arcada dentária e as características da sua individualidade. Alunos: Kayllany Jamily Lima Machado, Pietra Sophia Fernandes de Castro, Gabriela Nobre Silva

O #OdontonaRemo contou com a presença dos docentes: Camila de Barros Gallo, Fábio Daumas Nunes e Marcelo José Strazzeri Bönecker.

A atividade contou com a colaboração dos servidores: Annelry Costa Serra Xavier, Júlio César De Lima Farias, Maria de Fátima Pereira da Silva, Rosivaldo da Silva Borges e Otelino Soares de Andrade,

Confira todas as fotos do #OdontonaRemo

dc